As consequências em Samambaia do período de seca e de chuva.

CADERNO III – CIÊNCIAS DA NATUREZA

As consequências em Samambaia do período de seca e de chuva.

Várias cidades brasileiras enfrentam neste momento problemas com o fornecimento de água. O período de seca tem castigado essa população que passa por racionamento e até mesmo falta de água por longos intervalos de tempo. Observam-se mananciais hídricos com os níveis mais baixos dentre os últimos anos.
      Felizmente o período de seca se encontra no fim e se tem registros das primeiras chuvas nestes locais. Entretanto os níveis estão abaixo do esperado e do necessário para resolver o problema de abastecimento de água. Mas mesmo que insuficientes trazem consigo problemas conhecidos pelas grandes cidades como deslizamentos de terras, enchentes, inundação, alagamento e enxurradas.

I. Objetivo do estudo:
Os problemas que o desequilíbrio nos níveis de chuva pode provocar em sua cidade.

II. Objetivo específico:
Mostrar ao aluno que um problema enfrentado por sua cidade pode ser estudado por várias disciplinas da escola e com abordagens diferentes:

Matemática: razão e proporção, estatística, cálculos de áreas e volumes.
Geografia: Clima, relevo, mananciais hídricos da região, impermeabilização do solo nas cidades, diferenças entre enchentes, inundação, alagamentos e enxurradas.
Física: descargas elétricas de raios, força das águas e empuxo.
Biologia: consequências da seca para fauna e flora da região, doenças que podem ser contraídas através nas inundações, alagamentos ou enxurradas.
Química: evaporação da agua, cálculos de calorimetria, formação de chuva ácida.

III. Situações problema:

- Houve racionamento de água em sua cidade.

- Existe ou não desperdício de água em sua casa.

- O lixo que é jogado em vias públicas.

- Impermeabilização do solo.