COMPOSTAGEM - A TRANSFORMAÇÃO DO LIXO EM ADUBO ORGÂNICO

professor Gilson Melo

RESUMO:

Este trabalho surgiu de um debate, em sala, na aula da disciplina Produção Textual, de estudantes do Ensino Médio da escola rural Carlos Ramos Mota em Sobradinho-DF e, um levantamento de um Centro de Interesse em comum a toda a escola. Foi elaborado então, uma Unidade de Ensino Interdisciplinar para a pesquisa, construção e produção de uma área de compostagem de lixo orgânico e na transformação deste em adubo orgânico.

DESENVOLVIMENTO:

O debate em sala foi muito empolgante e, visto que todos os estudantes ficaram ansiosos em compartilhar dificuldades, métodos, alegrias e resultados positivos ao lidar com a produção agrícula, a necessidade de se criar um projeto de compostagem foi aumentanto e empolgando a todos. O Centro de Interesse ficou tão evidente, que logo no planejamento do projeto, o professores de diversas áreas de conhecimento se propuseram a participar da Unidade de Ensino.

UNIDADE ESCOLAR:

CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL CARLOS RAMOS MOTA - SOBRADINHO-DF

ÁREAS DE CONHECIMENTO:

Língua Portuguesa, Bologia, Química, Matemática, Artes, Sociologia, Filosofia, Geografia, História.

UNIDADE DIDÁTICA:

COMPOSTAGEM - A transformação do lixo em adubo orgânico.

CONTEÚDOS CULTURAIS:

Língua Portuguesa (linguagens regonais, registros e relatórios escritos, debates orais);

Biologia (organismos, microorganismos, nutrientes, solo, plantas);

Química (decomposição, nutrientes minerais - nitrogênio, fósforo, potássio);

Matemática (área, retângulo, porcentagem, ângulo de inclinação);

Artes (produção do espação, pinturas, materiais alternativos, paisagens regionais);

Sociologia e Filosofia (homem do campo, conflitos humanos);

Geografia (solo, relevo, clima, agricultura, flora, planeta Terra);

História (origem dos plantios, história do homem no campo, êxodo rural).

EIXOS TRANSVERSAIS:

Ética, meio ambiente, pluralidade cultural, antropologia, regionalismo, clima, planeta Terra, sustentabilidade.

ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO:

Leitura, pesquisa, debate, apresentação de ideias, produção do espaço, registros de acompanhamento, análise de resultado.

CRONOGRAMA:

02 BIMESTRES

PRIMEIRO MÊS - Pesquisas e troca de experiências

SEGUNDO MÊS - Pesquisa e produção do espaço.

TERCEIRO MÊS - execução e produçao do adubo.

QUARTO MÊS - produção e análise de resultados.

CONCLUSÃO:

Vimos que este é o verdadeiro papel da escola na sociedade, envolver não só os estudantes e professores, mas toda a comunidade escolar e vizinhança, em torno de um Centro de Interesse em comum. Logo no planejamento tivemos o envolvimento de pessoas da comunidade com suas experiências no plantio, a pesquisa na família de técnicas de compostagem e de análise do solo pobre na região. A execução do espaço e a produção do adubo trouxeram momentos de pura troca de experiência, alegria e confraternização. A conclusão da atividade apresentou resultados significativos de aprendizagem e sustentabiidade. realmente como deve ser a verdadeira escola.

REFERÊNCIAS:

http//www.cienciashoje.uol.com.br