Como surgiram os nomes das cores?

 

Você já se perguntou por que as cores tem o nome que tem? É apenas uma coincidência? Sempre tiveram esse nome? Como todos sabemos, muitas outras palavras do português surgiram do Latim, a maioria dos nomes das cores surgiram do latim, mas essa não é a unica coisa curiosa sobre elas.

Assim como todas as coisas do mundo as cores tiveram que receber um nome, e estes não foram dados em vão. As pessoas nomeavam aqueles pigmentos que seus olhos reconheciam como uma cor de acordo com situações que presenciavam ou com palavras geralmente do latim, e é isso que vamos descobrir agora, o que gerou o nome de cada cor.

ESTOU "APRETADO"
O nome da cor preta vem no latim appectoráre, que significa "comprimir contra o peito", meio sem nexo para nomear uma cor, não? Pra falar a verdade, sim, pois com o tempo começaram a usar a expressão apretar, e fazendo uma comparação com a palavra original pode-se interpretar a palavra como algo denso, espesso, "apertado".

BRANCO DE TÃO POLIDO
Algumas pessoas costumam usar a expressão "branquinho de polido" para dizer que algo está liso e brilhante. Latinos concordavam que esse liso dava uma impressão diferente, então pegaram o alemão blank (liso) e deram nome a cor que conhecemos hoje como branco.

DOENÇA AMARELA
Icterícia era uma doença da antiguidade que deixava as crianças portadoras com uma cor amarelada, essa doença vinha da bílis, uma secreção produzida pelo fígado que costumavam chamar de "humor amargo". No latim, o diminutivo de amargus (amargo) era amarellus, daí vem o nome da cor amarela.

VERMELHO-SANGUE
Na falta de plantas que pudessem gerar uma coloração parecida com a do sangue, não havia outra maneira a não ser usar o próprio sangue como tinta. Para isso a pobre cochonilha é obrigada a dar a vida para a obtenção de tintas. Esse inseto originário do México é usado até hoje para obtenção de corantes para a cor Carmim por exemplo. O nome da cor vem do latim vermiculum que significa vermezinho.

PEDRA AZUL
Um tipo de rocha encontrada na região do Paquistão foi chamada de lápis-lazúli, onde lápis seria pedra e lazúli significaria anel ou vida do rei. O "segundo nome" da pedra foi adotado como nome para a sua coloração, que seria um azul intenso e chamativo.

TÁ VERDE, NÃO TÁ MADURO
Verde é uma das únicas cores que já nasceu com esse nome, frutas que ainda não estavam maduras eram chamadas de verdes, os campos cheios de vegetação eram caracterizados como verdejantes, só uniu-se o útil ao agradável.

A FRUTA LARANJA
Quando nossos queridos amigos portugueses resolveram levar para casa uma nova fruta que conheceram na China, ela começou a se espalhar pela Europa inteira, adivinha como ela se chamava? Laranja!  A fruta de cara deu o nome para aquela cor tropical.

DEPOIS DO FOGO, AS CINZAS
Depois de fazer uma fogueira sabemos que o que sobra somente são as cinzas, não? Então por que não chamar assim a cor dessas sobras? É exatamente isso que originou a cor cinza, os restos da queima da madeira.

Comments

imagem de Rafaela Silva Marinho

muito interessante!!!

muito interessante!!!

Vote neste Comentário