Como propiciar um mundo melhor no século XXI

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO – DISTRITO FEDERAL. AVA – 3 Aluna: Alessandra Inácio Silva Como propiciar um mundo melhor no século XXI O objetivo do presente trabalho é instigar a curiosidade do educando em relação ao meio ambiente e suas problemáticas na Língua alvo – inglês. Os alunos trabalharão individualmente e em grupos, utilizando o idioma alvo, assim como as TICs necessárias para desenvolver suas pesquisas, teorias e soluções para as questões que surgirem durante o estudo da unidade 14 do livro texto Knockout. É com base no inciso III do artigo da LDB 9.394/96 que a unidade 14 do livro texto já citado será trabalhada pelos alunos levando em conta: o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Essa afirmação nos remete à oportunidade de opinar, conforme as experiências pessoais de vida e acadêmicas, que os educandos tem, e à possibilidade de lançar mão à sua criatividade. Assim sendo, apresentarei três figuras sobre diferentes situações do cotidiano que causem discussões em sala de aula: peixes morrendo num mar repleto de óleo, por exemplo. Com o objetivo de incluir a gramática no desenrolar do estudo da unidade, os alunos terão que dizer o que eles gostariam que tivesse acontecido com relação às imagens propostas. Além disso, colocarei umas frases debaixo das carteiras de alguns alunos, antes da aula, para que gerem mais discussões. O aluno que pegar a tira com a frase dará a sua opinião e escolherá um colega para fazer o mesmo. Frases: 1. Proteger o campo 2. Evitar poluição do ar 3. Reciclar material usado 4. Comer alimentos sem químicas 5. Reduzir o desperdício 6. Desencorajar o uso de fertilizantes artificiais Para a próxima aula, os alunos trabalharão em grupos depois de fazerem uma pesquisa e levantarem dados sobre a seguinte tarefa: será sorteado um país por grupo de três pessoas. Os componentes de cada grupo farão uma investigação autêntica (página 15 do caderno III, etapa 2, Ciências da Natureza). Eles apresentarão sobre a geografia do lugar e o impacto dos nossos atos sobre o meio ambiente de lá. Eles farão a apresentação em PPT ou em mídia parecida. Depois da apresentação de cada grupo, no laboratório de informática, os grupos trocarão os arquivos para que seus colegas inventem soluções para o impacto da modernidade no meio ambiente em questão. A apresentação do trabalho final será na aula seguinte. O intuito do ensino CTS é propiciar ao aluno a discussão, interpretação e valorização das suas experiências com as tecnologias e a ciência, ou seja, ciência, tecnologia e sociedade. Com essa intenção, o conteúdo da unidade será trabalhado individualmente e em grupo para que os alunos se expressem, discutem, pesquisem, e repassem os conhecimentos adquiridos. REFERÊNCIA: MAY, Peter. Knockout First Certificate. Unidade 14. Oxford University Press, 1999.