Colin Stokes: Como filmes ensinam masculinidade

Quando o filho de 3 anos de Colin Stokes viu algumas cenas de Star Wars, ele ficou obcecado no mesmo instante. Mas que mensagens será que ele absorveu do clássico sci-fi? Stokes está procurando por mais filmes que mandem mensagens positivas aos meninos: que cooperar é heroico, e respeitar as mulheres é tão valoroso quanto derrotar os vilões. (Filmado no TEDxBeaconStreet.)

"Há muitos estudos sobre o impacto que filmes violentos para meninos tem sobre as meninas." Stokes.

Já ouviu falar sobre o teste de Bechdel? Já pensou sobre o número de protagonistas homens e mulheres que vemos nos filmes e desenhos? Acha que isso é importante na construção do que é ser homem e mulher? Dialogue com a  gente!

http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/colin_stokes_how_movies_teach_manhood.html

 

 

Comments

imagem de Luz Mariana Blet

Teste de Bechdel

A primeira vez que ouvi falar do Teste de Bechdel pensei, "ah, que bobagem", afinal, o teste se baseiaem observar  três questões bem simples dos filmes:

1.  O filme tem no mínimo duas mulheres, com NOMES?

2. As mulheres conversam entre si?

3. Elas falam sobre alguma coisa que não seja um homem?

 

Aparentemente bobo, o teste é surpreendente quando realizado. A maioria dos filmes que conhecemos não passam no teste. Aqui, alguns deles: A Rede Social, Avatar, O senhor dos Anéis, Harry Potter e as Relíquias da Morte... entre muitos outros.

O teste não tem,  de forma alguma,  o objetivo analisar a qualidade do filme, mas sim, o objetivo de chamar a atenção para o papel que é dedicado às mulheres nos filmes, e consequentemente, à imagem que se tenta perpetuar da mulher na sociedade.

Vote neste Comentário
imagem de Aline Ferreira

Concordo, Luz Mariana!

Também achei muito interessante. Através desse teste, podemos analisar o modo como a mulher é representada (e se é representada e etc). É importante pensarmos que a posição em que as mulheres/gays/trans e etc ocupam não só na telinha, não são isentos de sentido. Não é por acaso e por menos efeito do acaso ainda, é que elas continuam existindo e perpetuando, como você disse.

Abraços,

Aline

Vote neste Comentário