Colégio Estadual Prof. Vidal Vanhoni - Ensino Médio e Formação humana Integral - Etapa I Caderno I

Orientadora de Estudos_ Profª Carla Renata Telles de Abreu

Equipe de Professores

Gracilia Maria R. Marques

Adriane de Oliveira

Debora Peniche Taira

Circe Carneiro Leão

Luciane do Rocio Mafra

Luciana Lopes de Farias Xavier

Reflexão e Ação - Atividade 4

Após a leitura e estudo do caderno I, o questionamento de como chegar a universalização do ensino médio, tornou-se uma discussão relevante para o  grupo.  Considerando os  indicadores, bastante  significativos, relacionados ao número de  jovens que se encontram fora do ensino médio, concluiu-se que é necessária e urgente uma  reformulação dessa modalidade do ensino. Uma escola mais humanizada, um sistema de avaliação diferenciado, alteração no currículo, uma formação que ajude o jovem a sentir-se confiante, capaz,  produtivo na sociedade, são ações que podem contribuir para que o jovem volte para a sala de aula. O Ensino Médio poderá se fortalecer assim que estiver de acordo com os interesses dessa população .

imagem de carla renata telles de abreu

Interesses

Olá, Luciana e Grupo!

Vocês terão a chance de descobrir esses interesses do nosso público alvo nas atividades de ação-reflexão. Vocês estão direcionando as atividades aos alunos para descobrir estas necessidades?

Abraços, Carla

Vote neste Comentário
imagem de Clayson Damazio

Como chegar a universalização do ensino médio

Como diria nossa amiga Ruth N. Sanches. Compreende-se que chegar à universalização do Ensino Médio envolve muitos obstaculos, desafios e responsabilidade de todos envolvidos no processo, bem como os governantes uma vez que são eles os responsáveis pela inserção de políticas públicas que possam atender as necessidades existentes e favorecer mudanças ou reformas estruturais que promovam a superação da atual estrutura social geradora da desigualdade presente em nossa sociedade, haja vista, ser a educação a arma mais viável de se transformar uma sociedade, ou para provocar mudanças em uma sociedade. A questão da permanência do jovem na escola é uma problemática séria, pois o jovem entra e com facilidade evade-se, talvez por falta de uma escola acolhedora, uma escola que repense a função social que a ela é atribuída. Uma escola em que os jovens se concretizem por meio da ação e do esforço pessoal para a transformação dos valores e adaptação à realidade. Assim, é importante a construção de novos espaços dentro da escola para o exercício de diferentes atividades, para que a mesma seja vista como um lugar em que os jovens entram, sintam prazer tanto em estar, como em continuar. “A escola não pode continuar a ser uma clinica de aborto. Os que fracassam na escola tendem a ser excluídos da sociedade.” Outro desafio é formação de professores, isto é, formação de profissionais aptos para atendimento à clientela jovem ou que saibam trabalhar com a juventude, compreendendo a realidade apresentada de cada um. Assim, poderemos reconquistar a clientela jovem, tanto os que estão dentro da escola, como os que estão fora. Em fim, sabedores somos, que a universalização requer muitas mudanças.

Vote neste Comentário