Colégio Estadual Porto Seguro Caderno 5 Matemática

Reflexão e ação. Etapa ll Caderno V Matemática: Reflexão e Ação 5

Buscou-se trabalhar com os alunos um  projeto, cujo tema gerador foi identificar os impactos ambientais na região do bairro Porto Seguro. Nele foi possível explorar a interdisciplinaridade nas seguintes disciplinas: sociologia, geografia, química, matemática, português, filosofia e educação física. Essa foi a primeira etapa de planejamento.     O desenvolvimento do projeto
1)Sociologia:  Fizemos  uma aula em campo com objetivo  de  identificar os possíveis nas   margens do Rio da Vila. Onde foi elaborado um questionário que com perguntas sobre o lixo e o material reciclável. ao retorna a sala aulas, foi realizado um debates.
2 Geografia:  Contribuiu  fazendo uma leitura sobre a transformação do espaço. Uma região que apresentava anteriormente uma paisagem natural,  que hoje divide espaço com uma paisagem humanizada.
3) Química:  Observou-se,  inúmeras baterias de celulares descartadas, em lugares não apropriado. Na  orgânica e mineral alguns animais que foram jogado dentro do rio já em estado de decomposição.
4) Foi um seminário, onde ouve palestras pelos alunos.  Matemática: Os alunos  poderão contabilizar a quantidade de garrafa pet . Outros detalhes contabilizados foram a grande quantidade de material reciclável que são levados junto com o lixo, por falta de uma coleta seletiva.
5  Foi feito um debate referente aos problemas identificado na região do porto Seguro. Arte:  Alunos criativos resolveram fazer a coletar de algumas garrafas pet para desenvolver um trabalho de arte.  Vamos providenciar o material e ensinar a técnica das cores.
6) Português e Filosofia:  foi solicitado um relatório que possivelmente possa circular no colégio com, objetivo de desenvolver nos alunos o prazer pela leitura , contos, vocabulário, mitos e lendas.
7) Apresentação dos trabalhos que foram desenvolvidos. Educação física: Linguagem corpórea mediante a caminha pelo bairro onde ao mesmo tempo estávamos fazendo atividade física.
Portanto, foi um trabalho satisfatório, onde se observou que, é possível trabalharmos a interdisciplinaridade, de forma harmônica, entre professores e alunos. Onde cada um compartilha o que sabe  e aprende o que ensina.

Ouve a participação dos professores  que contribuíram com inúmeros  argumentos no campo do pensamento filosófico
o grupo elegeu o tema   Etapa ll Caderno V Matemática: Reflexão e Ação 5