Reflexão e ação. Etapa ll Caderno V Matemática: Reflexão e Ação 5
Buscou-se trabalhar com os alunos um projeto, cujo tema gerador foi identificar os impactos ambientais na região do bairro Porto Seguro. Nele foi possível explorar a interdisciplinaridade nas seguintes disciplinas: sociologia, geografia, química, matemática, português, filosofia e educação física. Essa foi a primeira etapa de planejamento. O desenvolvimento do projeto
1)Sociologia: Fizemos uma aula em campo com objetivo de identificar os possíveis nas margens do Rio da Vila. Onde foi elaborado um questionário que com perguntas sobre o lixo e o material reciclável. ao retorna a sala aulas, foi realizado um debates.
2 Geografia: Contribuiu fazendo uma leitura sobre a transformação do espaço. Uma região que apresentava anteriormente uma paisagem natural, que hoje divide espaço com uma paisagem humanizada.
3) Química: Observou-se, inúmeras baterias de celulares descartadas, em lugares não apropriado. Na orgânica e mineral alguns animais que foram jogado dentro do rio já em estado de decomposição.
4) Foi um seminário, onde ouve palestras pelos alunos. Matemática: Os alunos poderão contabilizar a quantidade de garrafa pet . Outros detalhes contabilizados foram a grande quantidade de material reciclável que são levados junto com o lixo, por falta de uma coleta seletiva.
5 Foi feito um debate referente aos problemas identificado na região do porto Seguro. Arte: Alunos criativos resolveram fazer a coletar de algumas garrafas pet para desenvolver um trabalho de arte. Vamos providenciar o material e ensinar a técnica das cores.
6) Português e Filosofia: foi solicitado um relatório que possivelmente possa circular no colégio com, objetivo de desenvolver nos alunos o prazer pela leitura , contos, vocabulário, mitos e lendas.
7) Apresentação dos trabalhos que foram desenvolvidos. Educação física: Linguagem corpórea mediante a caminha pelo bairro onde ao mesmo tempo estávamos fazendo atividade física.
Portanto, foi um trabalho satisfatório, onde se observou que, é possível trabalharmos a interdisciplinaridade, de forma harmônica, entre professores e alunos. Onde cada um compartilha o que sabe e aprende o que ensina.
Ouve a participação dos professores que contribuíram com inúmeros argumentos no campo do pensamento filosófico
o grupo elegeu o tema Etapa ll Caderno V Matemática: Reflexão e Ação 5
Portanto, foi um trabalho satisfatório, onde se observou que, é possível trabalharmos a interdisciplinaridade, de forma harmônica, entre professores e alunos. Onde cada um compartilha o que sabe e aprende o que ensina.