COLEGIO ESTADUAL OLINDA TRUFFA DE CARVALHO - CASCAVEL - PARANÁ

ELIZABETE MARIA BROETTO SANTANA

imagem de Mônica Elizabete Basso Forlin

Apresentação

Meu nome é Mônica, sou pedagoga e atuo no Colégio Olinda Truffa de Carvalho. Estou no pacto pelo ensino médio com muitas expectativas de aprendizagem e troca de experiências. Para refletir deixo a seguinte mensagem: "A educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande mudança se faz sem educação."- Bernardo Toro.

imagem de Amelia Madalena Garcia

Apresentação

Meu nome é Amelia M. Garcia,trabalho neste Colégio desde 1997, atualmente  sou responsável pelo projeto Mais Educação, no período da manhã e noite na coordenação do   Ensino Médio.

Parar  discutir Ensino Médio especificamente, é algo novo e que vem ao encontro de uma necessidade urgente, pois a realidade não nos satisfaz e com certesa um grupo pensando juntos os resultados serão melhores.

Só mudaremos a realidade se estivermos fortalecidos, e o início se dá pela união da comunidade escolar.

imagem de GABRIEL DE ABREU GONÇALVES DE PAIVA

Apresentação

Sou Gabriel A.G.Paiva, professor de História do Colégio Olinda Truffa de Carvalho.

Através da leitura do Caderno 1 e dos debates realizados com os demais colegas percebemos que, primeiro, historicamente, o ensino médio permanece sendo um espaço para poucos, afinal, através dos números, percebemos que, mesmo com a progressão constante, apenas metade dos alunos em idade escolar estão matriculados no ensino médio. Segundo, o currículo e a estrutura do ensino médio não tem contribuído para a formação acadêmica, tão pouco para a formação técnica, exceto nos cursos técnicos. Precisamos elaborar um projeto capaz de transformar a escola como um todo, não apenas o ensino médio, em um espaço que dialogue diretamente com os problemas do cotidiano sem perder sua essência acadêmica e social. Esse é um debates que espero travar em nossos encontros. Bom trabalho para nós!