Circuito de Ciências

O USO CONSCIENTE DA ÁGUA
INFORMAÇOES SOBRE O TRABALHO
1) Questão ou Problema identificado (hipótese);
Em nome do progresso, muitas nações usaram de forma insustentável os recursos da natureza. É tempo de mudar para não comprometer, definitivamente, as condições de vida das futuras gerações. Em nosso projeto vamos refletir sobre nosso estilo de vida em relação ao consumo da água. Medidas como uso de energias alternativas e consumo consciente de recursos contribuem para conservação dos recursos naturais de nossa cidade. Agindo assim, estaremos cooperando para sustentabilidade ambiental de nosso planeta.
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra. Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento de recursos e uma massiva extinção de espécies. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis. A escolha é nossa. São necessárias mudanças fundamentais em nossos valores, instituições e modos de vida. Cada um compartilha responsabilidade pelo presente e pelo futuro da sociedade e de todo o mundo dos seres vivos.
A partir do problema identificado com a exploração de reportagens sobre a crise de água no estado de São Paulo, este projeto busca responder a seguinte PERGUNTA:
- Há risco de falta de água em nossa cidade?

2) Objetivos (geral e específico)
O objetivo geral deste projeto é melhorar a compreensão do tema “uso consciente da água” por estudantes surdos do Ensino Médio, por meio da elaboração colaborativa de material didático adequado a essa clientela.

Os objetivos específicos a serem atingidos na aplicação desse projeto incluem:
a) propiciar a aquisição de conceitos relacionados ao tema ‘uso consciente da água’ por estudantes surdos;
b) demonstrar as relações de causalidade existentes entre os fatores que contribuem para a escassez dos recursos hídricos;
c) auxiliar o aluno na compreensão das causas e das consequências do uso desordenado dos recursos hídricos em nosso planeta e como estas podem interferir em nível pessoal e social;
d) levantar terminologia em Português e em Libras relacionada ao uso consciente da água;
f) elaborar material didático a ser aplicado em sala de aula para estudantes surdos dos Anos Finais e do Ensino Médio.

3) Descrição dos materiais e métodos (procedimento);
A metodologia foi fundamentada na investigação-ação educacional; seus participantes colaboram na organização de seus próprios conhecimentos (MION e SAITO, 2001).
Assim sendo, o presente projeto é um trabalho investigativo e assume o compromisso prático de engajar a comunidade escolar na realização de um trabalho colaborativo.
A coleta de informações decorrerá de:
• pesquisa bibliográfica,
• estudo do  tema principal e de seus desdobramentos nas diferentes áreas do conhecimento:

o Ciências e Biologia: sustentabilidade, poluição da água, uso consciente da água, preservação dos recursos hídricos;
o Química e Física: o uso da água nas usinas hidrelétricas, transformação de energia, outras formas de obtenção de energia elétrica: energia eólica, energia solar, energia nuclear;
o Geografia: hidrografia, estudo das nascentes;
o História: o uso da água na linha do tempo;
o Sociologia: políticas públicas, responsabilidade pessoal e social,
o Física e Matemática: dados estatísticos, construção de gráficos;
o Arte, Biologia e Inglês: confecção de jogos educativos;
o Português: estudo de textos e elaboração de um glossário em português escrito;
o Libras: levantamento da terminologia existente em Libras;

O professor da área explanará o tema em sala de aula e promoverá discussões.  Cada componente curricular e/ou área de conhecimento fará o levantamento da terminologia abordada em sala e integrado com os componentes de Português e Libras elaborarão glossário bilíngue. O glossário servirá de apoio para elaboração de materiais didáticos.

• levantamento da terminologia em português escrito (professores e estudantes);
• levantamento da terminologia em Libras (professores e estudantes);

Ações:
• planejamento coletivo visando a integração curricular (professores e coordenadores);
• organização de grupos de trabalho visando a integração curricular (professores e coordenadores);
• elaboração de painéis instrutivos sobre o conteúdo abordado em sala (professores e estudantes);
• seleção de imagens para apoio visual (professores e estudantes);
• levantamento da terminologia em português escrito (professores e estudantes);
• levantamento da terminologia em Libras (professores e estudantes);
• elaboração de glossário bilíngue (professores e estudantes);
• gravação do glossário em vídeo (professores e estudantes);
• elaboração de materiais didáticos adequados às etapas da educação básica: anos finais do ensino fundamental e ensino médio (professores e estudantes);
• aplicação do material didático (professores e estudantes).

4) Resultados (análise de dados e resultados);
Todas essas ações fornecerão dados para elaboração do material didático proposto neste projeto.
No que se refere ao processo ensino-aprendizagem depreende-se que, a falta de vocabulário científico em Libras, afeta seriamente a formação de conceitos científicos e a capacidade de compreender o conteúdo científico por estudantes surdos (FELTRINI, 2009).
Conclui-se que as discussões, os resultados e a proposição - material didático – deste projeto beneficiarão o estudante e os professores, particularmente os estudantes surdos.

5) Considerações finais;
Espera-se que esse projeto possa fornecer suporte para reflexão crítica de nosso estilo de vida e consumo dos recursos hídricos, oferecendo condições para a formação de medidas conscientes de conservação de recursos naturais e preservação do meio em que vivemos.
Espera-se ainda que os resultados obtidos neste projeto e o material didático produzido venham a contribuir efetivamente para melhor compreensão do tema por estudantes surdos da Escola Bilíngue Libras e Português-escrito e a sua aplicação a outros contextos, favorecendo competências para a compreensão de problemas, resolução de problemas; a construção/apreensão dos conceitos e, consequentemente, da terminologia em Português relacionada ao tema ‘uso consciente da água’. Enfim, contribuirá para a aprendizagem de conceitos científicos por alunos surdos da educação básica, inclusive aqueles abordados em projetos interdisciplinares envolvendo diferentes áreas do conhecimento.
6) Conclusões;
             O objetivo final foi alcançado, pois formamos alunos mais conscientes e antenados no que diz respeito ao uso racional da água, bem como sujeitos disseminadores da cultura “cuidar da água é a solução”, entre familiares, colegas e vizinhos.