Ciências da Natureza: Biologia e Matemática

A atividade de 8h/a, destinou-se ao 3o. ano do Ensino Médio envolvendo os componentes curriculares de Biologia e Matemática, especificamente, probabilidade e genética. Trata-se de uma atividade interdisciplinar envolvendo cálculos de probabilidade genética.

Possuiu como objetivos da aprendizagem: (i) relacionar o conhecimento de probabilidade com genética e (ii) ler e interpretar problemas envolvendo os conteúdos de ambas disciplinas. Enfim, ao final da atividade o aluno deveria ser capaz de resolver problemas envolvendo genética e probabilidade (conteúdos culturais).

Possuiu como eixo transversal a reprodução humana e contou com as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: (i) aula expositiva com conteúdo teórico de probabilidade e genética e (ii) resolução e correção de lista de exercício envolvendo o tema.

Na prática, foi realizado sorteio de algumas atividades da lista de exercício aplicada e corrigida para que os estudantes realizassem em sala sem consulta de material. Ao final, a atividade foi recolhida e corrigida pelo professor em ativiade conjunta, envolvendo todos os participantes em "roda de conversa", momento no qual a atividade foi entregue e debatida entre os presentes. As dúvidas foram esclarecidas e as críticas foram feitas pelos estudantes. O procedimento citado obedeceu ao seguinte cronograma:

• 4 h/a conteúdo teórico;
  • 2 h/a resolução da lista na aula de matemática;
  • 2 h/a correção e esclarecimento de dúvidas ("roda de conversa").

Por fim, constatou-se que a "roda de conversa" foi a culminância da atividade, pois, não, apenas, os estudantes tiveram suas dúvidas esclarecidas (trabalho pedagógico), mas também sugeriram procedimentos para atividades futuras (metaavaliação). Assim, os estudantes protagonizaram seus processos de ensino-aprendizagem.