A ciência e a forma como a mesma se materializa nos currículos e cotidiano das escolas

Caderno III: Ciências Humanas

Aluno: Clóvis Alves

Atualmente o conhecimento vem sendo procurado principalmente nos meios de comunicação,  que está  presente na vida de todos como fonte de aprendizado,descobertas e conhecimento, porém para alguns essa imensa gama de informações são apenas utilizadas para os meios banais , não explorando o quão podem ir além de novelas, futebol e sim a um mundo novo de questionamentos.

Procurar aguçar e desenvolver nos estudantes de hoje um intelecto perceptivel de mudanças e criticas, torna-se um desafio constante enfrentado pelos professores e o corpo acadêmico que   procuram levar o conhecimento bem além de livros e temáticas cansativas sem interesse para seus alunos. Sendo de suma importância a abordagem de temas que remetam ao cotidiano de todos, lembrando que o meios de comunicação auxiliam no desenvolvimento social, cognitivo e emocional.

Tornaria-se mais fácil se o conhecimento adquirido pelo jovem pudesse ser associado ao transmitido pela escola, onde os valores morais e éticos fossem assim capaz de melhorar a sua vida de individuo unitário em um meio social promissor de oportunidades.Parte de um dos grandes desafios da  escola encontra-se nas ciências humanas, que necessitam de conteúdos trabalhados para que se possa promover a investigação critica do assunto a ser investigado.

Dessa forma os componentes curriculares adotados, podem e devem ser amlpos ao que se refere o conhecimento multidiciplinar, onde aproximará  ensino e a ciência dentro de sala, levando o aluno a explorar e utilizar de uma gama de possibilidades de visão sobre o assunto proposto pelo professor.