Cidadania e Atitudes Juvenis

CIDADANIA E ATITUDES JUVENIS

Leila Romão
Lucila A. T. Carneiro
Maise Martins
Maria da Conceição Maciel

RESUMO
Neste trabalho os educadores buscam promover, junto com os educandos, a organização de conteúdos interdisciplinares a serem realizados em sala de aula e no espaço escolar sobre a cidadania e os hábitos e atitudes na escola e no cotidiano, esclarecendo o uso das tecnologias modernas (Internet, redes sociais, projetor multimídia, celular, TV e outros) na bagagem cultural e social.
Palavras-chave: cidadania; cotidiano; tecnologias.

INTRODUÇÃO
          A vida é o mais básico e universal dos valores. Respeitá-la acima de tudo é um caminho para a justiça, a solidariedade e a paz. Para desenvolver o potencial de uma pessoa, ela precisa de oportunidades educativas e ser preparada para fazer escolhas. O exercício consciente da cidadania é a melhor forma de fazer os direitos humanos transitarem da intenção à realidade. Cidadania entendida como direito de ter direitos e dever de ter deveres.
          Quando se fala em problemas na juventude é inevitável aparecerem pessoas falando em gravidez na adolescência, homossexualidade, drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST`s), depredações do meio ambiente (pichações, lixo), em violências contra as pessoas e indiferença entre as gerações. Mas o jovem deve ser visto como participante ativo, solidário, construtivo e criativo na resolução de problemas reais, na escola, na comunidade e na vida social mais ampla utilizando a aprendizagem escolar juntamente com as tecnologias modernas a seu favor.
          “Na boa educação, o jovem constrói identidade e projeto de vida”. (Fundação Athos Bulcão – Programa Superação Jovem, 2004).

PROBLEMATIZAÇÃO
• A comunicação escolar está sendo prejudicada com o uso inadequado dos aparelhos eletrônicos.
• A ocorrência aos educandos na alienação em relação aos aparelhos eletrônicos e na “frieza emocional” em relação às atitudes e hábitos cotidianos na escola e na vida social.
• Falta disponibilidade de tempo livre construtivo e criativo do jovem estudante.
• Ocorre certo preconceito dos jovens em relação ao homossexualismo.
• Falta consciência juvenil em relação à importância do uso de preservativos, podendo ocorrer o surgimento de doenças sexualmente transmissíveis.
• A gravidez na adolescência sendo constante na comunidade escolar: ocorre interrupção dos estudos, falta estímulo para o retorno ao estudo e depressão.
• As depredações do meio ambiente escolar (pichações, lixo no chão) sem a preocupação, cuidado e zelo do educando pelo meio ambiente.
• As violências contra as pessoas e a indiferença entre as gerações.
• Falta à escola um espaço de estudo que funcione para a avaliação das teorias ligadas à educação.
• A escola “falha” em não oferecer uma política permanente de cidadania com informações sobre a gravidez na adolescência, a homossexualidade, o respeito ao próximo e consigo mesmo, os direitos e deveres dos cidadãos, o uso das drogas, a participação dos pais na vida escolar e a conservação do meio ambiente.

OBJETIVOS

Objetivo geral:
• Transmitir aos educandos por meio das tecnologias modernas da informação uma conscientização a respeito da cidadania e dos hábitos e atitudes em sala de aula, no âmbito da comunidade escolar e no cotidiano. Abordar o tema interdisciplinarmente entre os conteúdos, na digitalização de textos, sons, imagens, além de discutir, criticar e contextualizar diversos assuntos sociais na escola tais como: a gravidez na adolescência, a homossexualidade, o respeito ao próximo e consigo mesmo, o uso das drogas, a participação dos pais na vida escolar e o meio ambiente.

Objetivos específicos:
Cabe ao educador:
• utilizar as tecnologias modernas (Internet, redes sociais, projetor multimídia, celular, TV e outros) no processo ensino-aprendizagem.
• transmitir informações abordando o tema nos conteúdos: Ciências, Biologia, Química, Física, Geografia, Matemática, História, Sociologia, Filosofia, Arte, Inglês e Português de forma instantânea por meio das tecnologias modernas.
• promover atividades baseadas na vivência dos educandos na escola, hábitos e atitudes diárias.
• definir com os educandos o problema que se quer resolver.
• coordenar os educandos na elaboração do trabalho (listando as tarefas, ordenando-as individualmente ou em grupo) e no protagonismo.
• propiciar a participação de todos na atividade interdisciplinar.
• contextualizar e informar aos educandos os sistemas computacionais e digitais que abrangem as atividades da vida social.
• citar os direitos e deveres dos educandos na escola e na sociedade.
• abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente.
• fazer uma reeducação em questão a gravidez precoce, ao meio ambiente, às drogas e às mudanças dos hábitos e atitudes na escola. Os educandos do Paranoá aceitam as diferenças sociais ligadas ao homossexualismo.
• avaliar os alunos, promovendo a participação deles no processo.

METODOLOGIA
          O professor da área explanará o tema em sala de aula, promoverá discussões e avaliará os resultados. Cada componente curricular e/ou área de conhecimento fará o levantamento da terminologia abordada em sala.
          Os desdobramentos do tema cidadania e atitudes juvenis, nas diferentes áreas do conhecimento e utilizando as tecnologias modernas, são:

- Ciências e Biologia: favorecer uma aprendizagem comprometida com as dimensões sociais, políticas e econômicas que permeiam as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.
* Fazer uma reflexão mais crítica acerca dos processos de produção do conhecimento científico-tecnológico e de suas implicações na sociedade e na qualidade de vida de cada cidadão em sala de aula.
* Discutir o tema relacionando-os com valores e atitudes: familiares, preconceitos,  gravidez na adolescência (mudanças fisiológicas e biológicas e também o emocional das jovens mamães e dos papais que geralmente são jovens também), drogas (citar as diferentes drogas e seus efeitos colaterais), meio ambiente (reciclagem do lixo).
* Realizar peças teatrais em grupos.

- Química e Física
* No âmbito do uso de drogas, destacar as reações químicas causadas pelas drogas no corpo, na mente e no comportamento dos alunos.
* No uso dos aparelhos eletrônicos, verificar se é possível haver algum dano cerebral e auditivo (com o uso inadequado de fones de ouvidos sem intervalos ou com frequência alta), uso de vídeo games e até mesmo do computador exageradamente.
* Estudar gráficos que mostram a frequência do som (agudo, grave, intensidade).

- Geografia: fazer uma comparação de acordo com as regiões:
* da utilização dos aparelhos eletrônicos pelos jovens e da qualidade de vida dos alunos que não têm tanto acesso à tecnologia.
* da gravidez na adolescência, pesquisar se há divergências quanto ao número de grávidas das regiões brasileiras (local onde elas moram, poder aquisitivo da família e fatores socioeconômicos) e incentivar no processo de um planejamento familiar.
* das doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e das drogas, abordar a autoestima, estimular o uso de preservativos e anticonceptivos.
* Confeccionar fantoches.

- Matemática: realizar dados estatísticos:
* construção de gráficos com os dados da comparação das regiões realizadas.

- História: Realizar contextualização histórica sobre a cidadania e a evolução tecnológica no ambiente escolar:
* fazer um levantamento do uso de aparelhos eletrônicos no decorrer da história, seus benefícios e malefícios para a sociedade.
* no que diz respeito ao comportamento sexual (gravidez na adolescência, homossexualismo, DST`s) e às mídias (TV, Internet, Redes sociais, etc.) abordar o decorrer dos fatos na história e compará-los com os dias atuais por meio de leituras de textos e pesquisas em revistas, jornais, Internet.
* elaborar um cronograma sobre os fatos históricos (direitos e deveres do cidadão) e sua influência no comportamento dos alunos.

- Sociologia: estudar o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições:
* entender sobre as políticas públicas, a responsabilidade pessoal e social por meio de discussões em grupos e dinâmicas.

- Filosofia: estudar os problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem:
* argumentar sobre a sociedade em relação aos hábitos e atitudes na vida escolar e social.
* Assistir o filme “A servidão moderna” e realizar análise crítica.

- Arte: Realizar a contextualização histórica cultural e a percepção estética - crítica de obras e artistas que abordam ao longo da História da Arte a cidadania, as tecnologias e os hábitos e atitudes do ser humano em seu cotidiano:
* ler textos, cartilhas sobre a Justiça e a Cidadania, e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
* analisar obras de artistas e criar desenhos relatando o cotidiano do educando.
* criar uma revista em quadrinhos sobre a cidadania e o comportamento do jovem atual (hábitos e atitudes) por meio de ferramentas (Corel Draw, Photoshop, Internet) e postá-la nas redes sociais.

- Inglês: confeccionar jogos educativos.

- Português:
* Estudar os gêneros textuais, interpretação e produção de textos.
* Elaborar um glossário com palavras relacionadas ao tema, tais como: cidadania, doenças, drogas, família, gravidez, tecnologia e outras.
* Criar uma cartilha com orientações sobre os direitos e deveres do aluno na escola e na sociedade.

AVALIAÇÃO
Avaliar o educando e sua participação no processo das atividades interdisciplinares propostas e nas etapas do desenvolvimento do ensino-aprendizagem:
• na qualidade do que foram realizados os trabalhos propostos pelos educadores e pelos próprios alunos,
• na repercussão da escola e da comunidade envolvida no processo,
• nas perspectivas das ações realizadas pelos educandos protagonistas,
• na participação individual ou em grupo dos educandos, expressando pontos de vista e interesses dos fatos vivenciados,
• na relação das atividades realizadas com o projeto pedagógico da escola,
• no resultado dos êxitos obtidos,
• na auto avaliação do educador e do educando.

CONCLUSÃO
O educador e o educando juntos criam hábitos e atitudes pedagógicas para encontrarem soluções dos problemas no âmbito escolar e na comunidade juvenil, desenvolvendo os potenciais do jovem como pessoa, cidadão e futuro profissional.
As atividades planejadas e realizadas durante o processo resultaram no domínio do educando nos conceitos, procedimentos, valores, atitudes, competências e habilidades com a utilização das ferramentas tecnológicas modernas para a sintetização do conteúdo na escola e em sala de aula, desenvolvendo ações concretas em torno de situações cotidianas na comunidade educativa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BULCÃO. Fundação Athos. Programa Superação Jovem, 2004.
      Educação do Distrito Federal, GDF – SEE.

OLIVEIRA. Régis Fernandes de. Cidadania e Justiça também se aprendem na escola.
     Secretaria de Reforma do Judiciário – Ministério da Justiça.

BACELLAR. Mônica Regina Ramos. Brasilzinho Cidadania.
      Secretaria de Reforma do Judiciário – Ministério da Justiça.

Vídeos
• Pinceladas de Arte:
•  http://www.youtube.com/watch?v=8cQl9BEfRfc&list=PLE21D029A534AEA5B

• A servidão moderna - www.youtube.com/watch?v=Ybp5s9ElmcY

Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Física
http://pt.wikipedia.org/wiki/Biologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matemática