Caleidoscópio - Repensando o ano de 2013.

Chegamos ao final de mais um ano, e mais uma vez temos a oportunidade de refletir sobre a educação e as políticas públicas aplicadas nesta área. Como postado em um texto anterior neste mesmo portal, em abril deste ano, pensar em educação é pensar dentro de um contexto mais amplo.Ao entrevistar profissionais de diversos segmentos de arte e cultura-literária no projeto Caleidoscópio, pudemos perceber como espaço urbano, literatura, educação e cultura se entremeiam em uma grande teia. E quando quaisquer uma dessas áreas é renegada todas as demais são afetadas.

Fomos motivadas a essa pesquisa, a qual você pode ter acesso clicando aqui, justamente por perceber em nossa cidade, Niterói, o fechamento e relocação de aparelhos de cultura. É verdade que, infelizmente, pouca coisa mudou nos messes que se passaram desde nossa última postagem. Niterói ainda padece de falta de ações públicas comprometidas com a cultura e a educação. A cidade carece de espaços culturais,tais como bibliotecas, museus, bem como outros espaços públicos em que se perceba um trabalho sólido e engajado, previlegiando ações continuadas e implantações de ideias a longo prazo. A insegurança transmitidas pelas gestões que se sucedem enviabilizam um projeto político de arte e cultura que dialogue com as escolas públicas de nível fundamental e médio.

Cremos ser fundamental para a formação daqueles em idade escolar acesso a cultura e seus aparelhos, e por isso, dentre outro motivos, deve nos chamar a atenção a falta de compromisso de nossos governantes com o ensino público e, por conseguinte, com as ferramentes que lhes são essenciais. Assim, cabe a nós, a população, estarmos atentos, acompanhando os desdobramentos dos projetos governamentais que envolvem educação e cultura na nossa cidade, bem como no Estado do Rio e no Brasil como todo. Cumprindo esse papel que nos cabe como cidadãs e educadorasC, tivemos a oportunidade de conversar com algumas pessoas envolvidas com arte, cultura e educação em Niterói. Sinta-se motivado a fazer o mesmo!

Informe-se, leia e atue! Proponha-se você também a fazer uma pesquisa em sua cidade, é bem provável que você se surpreenda. E o mais importante: participe!

Luisa Calmon e Walma Lúcia

imagem de Nilma Gonçalves Lacerda

Caleidoscópio

Belo, oportuno e urgente trabalho, este que é realizado por Luísa Calmon e  Walma Lúcia: olhar para a própria cidade e dialogar com pessoas envolvidas com a educação. Destaco como essencial, na apresentação, o trecho:

"Cremos ser fundamental para a formação daqueles em idade escolar acesso a cultura e seus aparelhos, e por isso, dentre outro motivos, deve nos chamar a atenção a falta de compromisso de nossos governantes com o ensino público e, por conseguinte, com as ferramentes que lhes são essenciais."

Parabéns! Como cidadã, como educadora, muito grata.

Nilma Lacerda

Vote neste Comentário