Caderno VII

Após a leitura de todos os cadernos do Pacto do Ensino Médio, chegamos a um acordo de que as ações propostas pela nossa escola devem estar dispostas em cada um dos temas:

Sujeitos

Ações: Respeito a diversidade e a cultura do jovem; criação de políticas públicas que reconheçam os jovens e garantam vivenciar a fase da juventude na escola com garantia de educação pública de qualidade; reconhecer o projeto de vida dos jovens e ensiná-los a fazerem suas escolas; gênero carta como alternativa de abertura de diálogo com os jovens para superação dos crônicos problemas de relacionamento e realização da vida escolar que afetam o cotidiano de muitas escolas; formação continuada aos educadores com condições mínimas para desenvolver um trabalho com respaldo dos responsáveis pela educação brasileira; oportunizar formações desde a pré-escola sólida aos estudantes para que eles consigam ter uma expectativa de futuro.

Gestão democrática

Ações: valorização da gestão democrática como processo de construção social; gestão democrática que delibere e dialogue coletivamente sobre as principais decisões da escola; gestão democrática em sala de aula (diálogo entre professores e alunos). A promoção da gestão democrática entre todos os envolvidos no processo educacional; diálogo constante entre instâncias: federal, estadual e municipal. Reflexão e execução de uma verdadeira gestão democrática que vise o seu fortalecimento na escola e na sociedade como um todo. Gestão democrática vinculada ao crescimento do coletivismo na escola.

Currículos

Parte diversificada para as escolas; espaço para o uso das tecnologias e adequação desses instrumentos na escola; implementar as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, essenciais a formação humana de uma forma inter-relacionas; romper as barreiras e superar o caráter enciclopédico (centrado no acúmulo de informações e no aprendizado mecânico) dualista, fragmentado e hieararquizante no currículo do Ensino médio. Formação humana integrada ao mundo do trabalho; considerar as diferentes juventudes do Ensino Médio; A DCE do Paraná propõe organizar o currículo para possibilitar aprendizagens específicas; trabalho efetivo com a interdisciplinariedade; linguagem escrita dever ser o eixo norteador de todo o currículo do estado do Paraná.

ÁREAS

Áreas conectadas, ligadas umas às outras; considerar todas áreas do conhecimento como princípio educativo que leve o estudante a compreender que o ser humano é produtor de sua realidade; os conhecimentos são interligados, portanto deve-de trabalhá-los de forma inter-relacionadas.

 

AVALIAÇÃO EXTERNA

Simulados constantes das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática; educar para as mudanças, para a autonomia, para a liberdade, para a formação de um cidadão consciente; valorizar todas as áreas do conhecimento e não só apenas o português e a matemática; educação de qualidade que ofereça resultados que despertem confiança, credibilidade, admiração e entusiasmo; avaliação de todos os envolvidos no processo educacional, considerando as regiões, a localização, a formação continuada, etc; a partir do resultados da avaliação externa, repensar as práticas pedagógicas, bem como, propor mudanças; considerar a importância da participação das famílias na escola.

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O TRÁFICO E CONSUMO INCONSEQUENTE DAS DROGAS

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFMMunicípio: BraganeyNRE: CascavelCurso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIOOrientador de Estudos: CELESTINO DENARDINCursistas:  Kátina Michelle Gubert VicenteIrene Vergilio NolliEloá Terezinha TeixeiraData: 13 de dezembro de 2014

Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VIIPROPOSTA DE ATIVIDADE PARA A REFLEXÃO E AÇÃO2. Título da proposta: O TRÁFICO E CONSUMO INCONSEQUENTE  DAS DROGAS3. Conteúdos:Química orgânica e efeitos das drogas no organismo , a rota do tráfico , impacto na sociedade .3. Quantidade de aulas: 6 aulas de química , 6 aulas de história , 6 aulas de geografia.A proposta de ação será apresentada e implementada  e efetivada no decorrer das aulas, posteriormente será alimentada durante o bimestre usando alguns minutos numa das aulas em cada semana. A finalização será feita no final do 4º bimestre em sala de aulas usando para isso duas aulas em forma de seminário.4. Etapa: Ensino Médio3º Ano A noturno .5. Recursos necessários:- Mapas- Internet , celular- Projetor Multimídia6. Encaminhamentos metodológicos:O pacto veio propor situações formativas que desafiam os professores a pensar e repensar suas práticas e mudar as suas ações, levando os professores a buscar alternativas, realizar projetos cujo objetivo seja não apenas alcançar as suas práticas individuais, mas, sobretudo, as práticas sociais e colaborativas com o uso das tecnologias como ferramenta favorecendo mudanças no cenário educacional e social.Neste processo pretendemos fazer com que o aluno faça o uso das mídias para melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, seguindo uma das propostas do ambiente virtual “Reflexão e Ação” do Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio como requisito para o cumprimento do Módulo VII a proposta é trabalhar com os alunos uma atividade envolvendo mídias sociais.Considerando que o 3º ano do Ensino Médio é uma turma que faz o uso  das tecnologias bem como usuários  e seus aplicativos para jogos de passa tempo, pesquisa na internet, comunicação nas redes sociais entre outras atividades, é importante aproveitar essa ferramenta, para se aprofundar em um assunto relacionado ao cotidiano dos alunos , que é o uso das drogas ilícitas ,  ou seja, o uso indiscriminado e a acessibilidade com que as mesmas podem ser encontradas no dia a dia dos alunos , ambição de se conquistar dinheiro e poder na comercilaização das drogas . Diante disso, pretende-se criar uma discussão e reflexão sobre os problemas físicos , sociais e morais com o uso das drogas  que atulamente se encontram inseridas em nossa comunidade devido a facilidade de se comprar e vender aos jovens.Ao trabalhar os conteúdos serão compartilhados alguns vídeos sobre o assunto com os alunos da escola e com a comunidade , mitos , conceitos , efeitos do uso das drogas no organismo e seus impactos sobre a vida do usuário .No entanto, nem tudo é tão tranquilo, pois a aprendizagem não ocorre de forma linear e simples e conforme planejado, mas também no sentido inverso, com conflitos, desequilíbrios e mudanças de concepções , onde os alunos expõe seu ponto de vista e relatam situações poe eles vividas ou presenciadas .A proposta de ação será apresentada e implementada e efetivada no decorrer de duas aulas no inicio do 4º bimestre, posteriormente será alimentada durante o bimestre usando alguns  minutos numa das aulas em cada semana das disciplinas envolvidas. A finalização será feita no final do 4º bimestre em sala de aulas usando para isso duas aulas em forma de seminário, confecção de painéis e apresentação dos temas estudados para a comunidade escolar  promovido e coordenado pelos professores de química , história e geografia .Na finalização do trabalho como forma de avaliação procura-se refletir sobre o conhecimento que o aluno obteve durante o desenvolver do trabalho , onde ele possa refletir sobre o uso das drogas , suas consequencias e os malefícios que as mesmas trazem para a sociedade e família, como  forma  de contribuir para sua própria mudança de atitude e comportamento e  colocar em prática na sua vida cotidiana e social.

a) Conteúdos abordados- Composição química das moléculas , estruturação dos carbonos , efeitos dos pscicotrópicos no organismo.- conflitos sociais , redes de tráfico .- globalizaçãob) Resolução de situaçõesA proposta pretende criar mecanismos de ação que permitem a superação de mitos e de ideologias criadas em torno do uso indsicriminado das drogas lítas e ilícitas.c) Espera-se que o aluno:Compreenda :O conceito de composição química e estruturação de cadeias carbônicas e os efeitos das drogas no organismo.Conscientizar sobre a desestruturação social e familiar do tráfico e do uso indiscriminado das drogas.Compreender o poder paralelo bem como as redes de tráfico das drogas.Crie novas hábitos ou atitudes de repúdio as drogas.Construa conceitos atitudes que visem combater as drogas .Reconheça o problema no meio em que vive , e saiba intervir e resolver os problemas causados pela droga , na sociedade , na família e no ambiente escolar.Desenvolva habilidades de pesquisa para se interar do assunto , e conhecimento acessando as redes sociais.Estabeleça relações entre os conceitos das disciplinas da matriz curricular(química , história e geografia) e suas aplicações na vida cotidiana.Problematize situações reais e busque, por meio dos conceitos disciplinares, soluções para as problematizações apresentadas e incorpores esses conhecimentos aprendidos na sua vida e seja capaz de transformar a sociedade em que vive refletindo na condição social e cultural da humanidade.d)  InstrumentosPesquisas;Debates;Seminários;Relatórios;Trabalhos individuais e/ou coletivos;Representações;Exposições;Avaliação escrita e oral .e) Perspectiva de abordagem interdisciplinar:perceber o relacionamentos dos conteúdos de cada disciplina no contexto da interdisplinariedade .f) Sugestões de leitura:Livros, artigos, reportagens, depoimento, vídeos.g) Avaliação :A avaliação da aprendizem deve assumir um carater educativo , viabilizando especilamente ao estudante a condição de analisar seu percurso e ao professor e a escola identificar dificuldades e potencilaidades individuais e coletivas , percebendo a forma com que o aluno tenha absorvido o conteúdo trabalhado durante as aulas , que serão diagnosticas , formativas e somativas levando em consideração a participação, envolvimento e a execução das atividades . Diante disso :- Entrega de relatórios  e relatos escritos .- Avaliação formal escrita.- Apresentação e participação no seminário.- Elaboração e confecção de cartazes.- Participação no blog .h) Referências:

 

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFMMunicípio: BraganeyNRE: CascavelCurso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIOOrientador de Estudos: CELESTINO DENARDINCursistas: Kátina Michelle Gubert VicenteIrene Vergilio NolliEloá Terezinha Teixeira                Data: 13 de dezembro de 2014Atividade: Reflexão e Ação – Finalização do Curso – Módulo VIITítulo da proposta: O TRÁFICO E  CONSUMO INCONSEQUENTE  DAS DROGAS

Relatório de final da proposta

Resultados ObtidosOs resultados obtidos foram satisfatórios , pois os alunos participaram efetivamente da realização das atividades  , desenvolvendo os conteúdos propstos pelo professor , participando dos debates , confeccionado cartazes e pesquisando o tema das drogas a fundo para a explanação dos conteúdos aos colegas e a comunidade escolar.

ConclusãoConcluimos que a atividade foi satisfatória , alcançando e superando os objetivos esperados , pois os alunos respenderam ao trabalho desenvolvido com participação efetiva e contribuindo com informações relacionadas ao cotidiano de cada um deles.Sugestão de AçãoSugerimos que o conteúdo seja extendido a toda a comunidade escolar , através de palestras e seminários com os demais alunos do ensino médio , para que todos tenham conhecimento e informação dos impactos e efeitos que as drogas causam nas pessoas ,atingindo a família e a sociedade como um todo , diminuindo o número de usuários e pessoas ligadas ao tráfico de drogas mesmo de forma consciente e incosciente; pois drogas são todas aquelas que causam dependência mesmo que tenham livre autorização para uso e venda.

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