Caderno I - Reflexão e ação

Grupo: Colégio Teotônio Vilela

Professores: Camille Vieira Ulyssea Fernandes, Carla Rodrigues Frufrek Silva e Goreti Aparecida Cardoso Machado.

Desafios:

* Ensino Médio igualitário e universal;

* Aumentar a taxa de concluintes do Ensino Médio;

* Diminuir a evasão, principalmente no noturno;

* Pensar num sistema educacional voltado para jovens e adolescentes que estudam e trabalham.

Partindo de um pressuposto histórico, os desafios que hoje permanecem principalmente pela grande desigualdfade social, onde as oportunidades não ocorrem de forma igualitária. Em sua maioria, os estudantes têm a necessidade de ingressar no mercado de trabalho, mesmo estando em faixa etária para frequentar o ensino médio, o que afeta o desempenho escolar, diminuindo o índice de concluintes e a evasão.

imagem de Rita de Cássia Prates Sgulmero

Desafios do Ensino Médio

Na escola onde exerço a função de pedagoga é visível que os alunos tem grande interesse em conseguir um bom emprego, tendo como porta de entrada para a universidade o ENEM. Entretanto, muitos não se preparam adequadamente, pois não tem maturidade, ou,precisam trabalhar muito cedo para ajudar em casa. Outro grande desafio a ser vencido é o uso inadequado do celular em sala de aula, fecebook, internet. Estes causam maior interesse e prazer que o próprio cinema, teatro, artes em geral.

Vote neste Comentário
imagem de Rita de Cássia Prates Sgulmero

Desafios do Ensino Médio

Na escola onde exerço a função de pedagoga é visível que os alunos tem grande interesse em conseguir um bom emprego, tendo como porta de entrada para a universidade o ENEM. Entretanto, muitos não se preparam adequadamente, pois não tem maturidade, ou, precisam trabalhar muito cedo para ajudar em casa. Outro grande desafio a ser vencido é o uso inadequado do celular em sala de aula, fecebook, internet. Estes causam maior interesse e prazer que o próprio cinema, teatro, artes em geral.

Vote neste Comentário