CADERNO CIÊNCIA DA NATUREZA

Tathyana Aspesi Abreu
Investigação Temática  Levantamento do tema – Lixo
Estudo da realidade  Apresentação de aspectos/dados da realidade que embasem a problematização inicial.
- Proporção de lixo/habitantes
- Comparação entre o lixo diário produzido por habitante do DF, os índices recomendados pela ONU e o que está disponível para descarte do mesmo.
- Desperdício de alimentos
- Poluição
Problematização Inicial  Elaboração, pelos estudantes, de questionamentos baseados no estudo da realidade.
- Por que temos que fazer uso consciente das coisas?
- Como evitar o desperdício?
- Como funciona o sistema de descarte e reaproveitamento do lixo?
Organização do conhecimento  Apresentação dos conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas elaboradas pelos professores.
Realização de leituras, levantamento e análise de dados (de forma individual ou coletiva), construção de diferentes formas de interpretação, elaboração de argumentações, pelos estudantes.
 Princípio de Pascal.
 Princípio de Arquimedes.
 Materiais e substâncias.
 Estados de decomposição da matéria.
 Sistema internacional de unidades e conversões.
 Soluções.
 Modelos Atômicos.
 Fluxo de matéria e energia
 Citologia
 Sustentabilidade
 Fotossíntese
 Metabolismo, anabolismo e catabolismo.
ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS PARA ESTUDO DE CASO
 Uso de recortes (Jornais/Revistas)
 Debates
 Interpretação e produção de textos e imagens.
 Trabalho de campo
 Elencar possíveis soluções e sugestões para o uso adequado e inteligente do lixo baseado na preservação ambiental no DF.
Aplicação do conhecimento  Argumentos e conhecimentos elaborados são organizados e publicitados. Releitura da problematização inicial e ampliação da compreensão da temática. Elaboração de novos questionamentos.
 Mostra de trabalhos e experimentos.
 Produção de portfólio processual.
 Debate sobre as soluções e sugestões para o manejo sustentável do lixo no DF.