Caderno 5 - Matemática

Matemática

A muito que o aprendizado da Matemática não é uma tarefa das mais fáceis. A Matemática é uma disciplina permeada pelo estigma de inacessível, desinteressante e, por vezes, inútil. Este é o resultado das abordagens presentes no ensino desta ciência. Se, por um lado, o seu aprendizado propicia o desenvolvimento do pensamento e de habilidade que lhe são próprias, por outro, tem resultado na frustração de grande parte dos estudantes.

O pensar matemático não é uma tarefa fácil, mas sim delicada. É necessário superar tradições que imperam na escolha dos conteúdos a serem trabalhados sem dar atenção a possibilidade de que cada conhecimento tem ou não no favorecimento do desenvolvimento integral.

A Matemática é capaz de favorecer muito o desenvolvimento humano, a formação humana integral dos estudantes do Ensino Médio. Seus conhecimentos são úteis no nosso cotidiano e articuláveis com as demais áreas de conhecimento. Além, da sua considerável contribuição no desenvolvimento da humanidade ao longo da história.

Não podemos deixar de citar a importância de se determinar a relevância dos conteúdos a serem trabalhados com nossos alunos visto que algumas dimensões merecem ser destacadas. Para tanto é preciso fazer uma reflexão sobre o papel do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico. Através das práticas escolares é possível buscar um entendimento mais concreto sobre a articulação dos conhecimentos matemáticos com as demais áreas. Estas práticas precisam ter caráter integrador para tal entendimento realmente aconteça.

Neste sentido, não será produtivo uma reflexão apenas dos professores da área da Matemática. Esta reflexão precisa se estender a todos os professores, de todas as áreas.

É importante fazer com que o estudante compreenda que a Matemática, não trata uma hipótese ou conjectura a ser verificada em um ou em alguns casos para concluir uma afirmação, é importante  encontrar propriedades e argumentos matemáticos para validá-la ou fornecer um contraexemplo para rejeitá-la,  assim como pode comunicar suas conclusões em linguagem apropriada, levando  o  estudante a  desenvolver aspectos e linguagem relacionados a matemática   para uma  boa  comunicação nessa  área, contribuindo para o  estudo da  matemática e também  em  outras áreas, desenvolvendo o espírito crítico, a capacidade de argumentação e a criatividade.

Professores do PACTO/ 2015

Colégio Estadual Sertãozinho - EFM

Matinhos - PR

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Temática 1

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco Ensino Fundamental e MédioOrientadora de Estudo: Flávia Beatriz A. F. Toledo

Professores Cursistas:

Erinalva Maria do NascimentoIvete Terezinha Passamai DellaJuçara Terezinha MenegattiLeoniria Maria Meireles CoelhoLuciel Amaral OliveiraRosangela Terezinha HermesRoberto Rafael dos SantosVeronice Lucia BachViviane Cristiane de Souza

REFLEXÃO E AÇÃOPROBLEMA IMPACTOS NEGATIVOS AÇÕESo Falta estrutura física para que os professorespossam desenvolver as respectivas atividades,em sua hora atividade;  o Impossibilidade de realizar as atividadesque necessitam do uso do computador,acesso a internet. Não há espaço suficiente:para abrigar todos os professores, para atender os pais, para realizar discussões coletivas com  grupos entre outras atividades referentes as atividades do professor;  o Ampliar o espaço físico da sala dos professores, para que todos possam ocupar o mesmo espaço ao cumprir a hora atividade;o Melhorar o acesso a internet e possibilitar que o professor tenha acesso a computadores que seja possível ser utilizado;o Falta de autonomia dos gestores ministrarema verba direcionada a escola; o Impossibilidade de aplicar a verba nas reaisnecessidades  da escola;  o Possibilitar que os gestores tenham liberdade em utilizar a verba destinada ao estabelecimento de ensino, de acordo com as reais necessidades e realidade de sua escola;o Falta de estrutura física e recursos humanos,para atender os projetos ministrados no contraturno; o Não há funcionários para atender os alunosno horário intermediário;o Não há como atender adequadamente os alunos no horário do almoço;  o Investir em recursos físicos e humanos para melhor atender os alunos no horário intermediário;o Possibilitar que os gestores escolares, ministrem a verba, conforme a necessidade e realidade de sua escola;o Evasão Escolar no período noturno;o Manter a freqüência regular dos alunos no período noturno;o Falta de motivação para assistir as aulas;o Repensar a metodologia de ensino;o Ofertar palestras  motivacionais;o Realizar parceria com as Universidades, para que possam estar enviando profissionais capacitados para realizar atividades com os alunos, ampliando sua visão de mundo e despertando-os para um futuro mais promissor;o Realizar trabalho de Orientação Vocacional com os alunos;o Investir mais, em relação as orientações do ENEM, vestibular na rede privada, com  ênfase na Universidade pública;    REFLEXÃO E AÇÃO                O grupo de  professores cursistas, é diversificado, temos os que trabalham no período diurno, noturno e na EJA, sendo assim, as realidades são diferentes, porém, ao trazerem as discussões realizadas pelos professores, foi possível observar que os problemas apresentados são semelhantes, por exemplo: A realidade do período noturno se assemelham com a realidade vivenciada pelos alunos da EJA.  Isto contribuiu muito, pois tornou as discussões mais ricas e produtivas.                Sendo assim, tanto os alunos do período noturno, quanto os alunos da EJA, queixam-se da estrutura física e das normas estabelecidas para os mesmos, pois são iguais as do período diurno, sendo assim, tem que haver um contra ponto, para que sejam consideradas as realidades diferentes. Em unanimidade, foi relatado que,  as ações ocorridas estão sendo igualadas, ou seja, as discussões estão acontecendo, numa esfera bem maior estão atingindo todos os gestores escolares e os mesmos, estão chegando a um consenso fazendo-se necessário, uma fala com o Conselho Escolar. Percebe-se o quanto é gritante a necessidade de melhorias quando se ouve a voz dos estudantes.                 Quanto ao Conselho de Classe Participativo, há divergência, pois todos reconhecem a importância do Conselho de Classe e ambos concordam que há duas faces,  positiva e   negativa. É faraônico o número de pessoas que entendem não ter maturidade para participar do Conselho de Classe. Sendo assim, os presentes que se fazem necessário estar realizando atividades evolutivas, tendo um começo com  a inserção dos alunos no conselho. O Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, deu início a esse o processo, será realizado um conselho de classe aberto,   com a presença dos pais e os alunos, estaremos expondo o nosso trabalho e ouvindo o lado dos pais e alunos para que entrem em um consenso para o bem comum.                Em  unanimidades, concordaram que há a dualidade no Ensino Médio, porém, concluímos que nós enquanto educadores precisamos no posicionar em relação a questão. Diante do exposto,  ficou estabelecido que deveremos  investir mais em informações e orientações no que referem-se ao ENEM aos vestibulares dando ênfase as Universidades Públicas, para que nossos alunos possam ter conhecimento maior e melhor, sendo oportunizado, embasado no  conhecimento bem elaborado, para a Universidade Pública. É  um direito do aluno da escola pública, pois a maioria  julgam não terem conhecimentos suficientes para ingressarem na  Universidade Pública. Compete a nós professores também estarmos buscando alternativas visando enriquecer nosso aluno e prepará-lo com máximo de informação, para que o mesmo conclua uma Universidade e seja incluído sempre alçando vôos mais altos e que se chegue num patamar de plena satisfação pessoal e profissional. Uma vez que, o Ser Humano realizado e feliz no seu lado pessoal e profissional, torna-se um Ser Humano melhor.Se faz necessário o espaço físico da escola mais elaborado,  mais completo para que possa sanar nossas dificuldades para interagir com nossos alunos. Tem que vir de cima para baixo a estrutura que nos falta.A queixa maior e a evasão escolar e o problema esta em ter uma escola com condições de ministrar aulas com laboratórios adequados e funcionários competentes para cada setor.No conselho de classe foi tratado que o aluno que tem dificuldades maiores, tem que ter atenção direcionada, com mais cautela. Sugestão proposta, que cheguemos a um consenso para falarmos de cada aluno.Observando o Conselho percebi que ha muito ainda a se fazer, mas ja começa a fluir interesse maior em concretizar.A mudança para o conselho e que seja aberto para os interessados expondo nosso trabalho e ouvindo a outra parte.A ata do conselho da escola em que atuo e satisfatorio sempre visando o melhor o aproveitamento do aluno.

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Temática 2

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco Ensino Fundamental e MédioOrientadora de Estudo: Flávia Beatriz A. F. Toledo

Professores Cursistas:

Erinalva Maria do NascimentoIvete Terezinha Passamai DellaJuçara Terezinha MenegattiLeoniria Maria Meireles CoelhoLuciel Amaral OliveiraRosangela Terezinha HermesRoberto Rafael dos SantosVeronice Lucia BachViviane Cristiane de Souza

A Cápsula do Tempo            A cápsula do tempo foi desenvolvido com o 1 primeiro ano do ensino Médio.No início a Professora explicou a atividade que foi desenvolvida logo após.  Os alunos em uma folha sulfite escreveram quais são seus sonho e objetivos para o futuro. Após escrito colocaram na cápsula que será aberta  em 2017, ou seja no término do ano letivo do 3ª Ano de Ensino Médio. Será realizado através de um evento organizado pelos alunos e professores envolvidos na atividade, ou mesmo pela Pedagoga Flávia que atualmente é Orientadora do Grupo de Estudo. Acreditamos que atividade desenvolvida, proporcionou aos alunos uma oportunidade de reflexão do momento presente e despertou nos mesmos uma perspectiva de um futuro melhor, pois com certeza, todos vão ter em mente as metas que traçou, o que despertará um novo olhar, ou melhor dizendo, terão uma nova visão de vida, pois muitos encararam como um desafio, e com certeza, há aqueles que não vão medir esforços para alcançar seus objetivos. E é justamente o que todos nós educadores queremos. Na época da abertura da cápsula, vamos elaborar um evento que seja significativo.Livro didáticoApós a análise das Legislações Educacional das diferentes Instancias Municipal, Estadual e Federal, as entrevistas com professores, foi chegado ao seguinte consenso, é de extrema importância considerar que o livro didático faz parte do processo pedagógico, porém ele não pode jamais ser colocado como principal ferramenta de trabalho Com o objetivo de orientar e subsidiar o estudo e análise de livros didáticos, pois sabe-se que há professor que norteia seu trabalho tendo o livro como sua fonte principal de estudo e pesquisa, e tal ação necessita ser revista urgentemente. Os encontros do Pacto nos possibilitou ter uma nova visão, temos que pensar no nosso aluno e qual a melhor forma de atraí-lo para sala de aula, e não afastá-lo, por isso, faz se necessário o professor rever sua postura, pois só assim realmente conseguiremos as transformações que são importantes e necessárias. Todos os professores presentes foram unânimes em afirmar que para que a escola seja de forma coerente, é primordial que cada professor tenha domínio de sua disciplina, e ter claro que livro didático não deve ser o único recurso pedagógico adotado pelo e o único recurso a ser trabalhado com os alunos, embora, sabemos que há professores que orientam a sua prática pedagógica a partir dele. Ao analisar o livro didático, é importante analisar os textos que muitas vezes são fragmentos de outros textos e nem sempre contemplam a diversidade de gêneros do discurso, com o quais os alunos têm contato diariamente, o que acaba impedindo que os alunos fiquem impossibilitados de realizar uma reflexão com coerência e coesão.Enfim, ao analisarmos o livro didático devemos ficar atento se ele trás os avanços da ciência, das tecnologias, as concepções pedagógicas e educacionais, analisar as formas como são elaborados dos as atividades. É de extrema importância ter o cuidado os textos e imagens que abordam de forma incoerentes temas com concepções preconceituosas em relação a classe social, etnia, raça, gênero, credo, opção sexual, etc. Deve-se também ver clareza dos textos, tomar todo o devido cuidado com os gêneros textuais. E os conteúdos referentes a cada disciplina.O livro didático deve ser adequado ao PPP da escola ao aluno e professores e a realidade sócio cultural da escola, porém não deve ser o único suporte. O professor deve despertar no educando o interesse em pesquisa de campo fazendo com que o mesmo busque novo conhecimento partindo do senso comum a uma fundamentação teórica e científica. Enfim, é importante despertar no aluno o gosto pela leitura, provocá-lo, para que ele tenha interesse em ir além do que está sendo proposta. É neste momento que se faz importante o papel do professor, ele é o mediador do processo, ele conduzirá o aluno a não se perder ao buscar novos conhecimentos. Aqui é o momento que ocorre a interdisciplinaridade, pois o aluno trás em sua pesquisa novos assuntos, os quais podem envolver novas disciplinas, e nesse momento não será apenas a intervenção de um disciplina mais de outras disciplinas também.Dentro das entrevistas realizadas com professores experientes da rede municipal e estadual tivemos vários depoimentos.Entre elas que o livro didático é uma ferramenta importantíssima para o educador pois os conteúdos são indispensáveis e serve de apoio para preparação de aulas porém todos os professores disseram que o uso livro didático, não é apenas um recurso didático utilizado, eles usam muitas outras fontes de pesquisas, pois julgam que são imprescindíveis na aprendizagem dos alunos.AlimentaçãoDiversidade dos hábitos alimentares entre grupos e sociedade ao longo do tempo da História, o tema “Alimentação” finalmente, começa a invadir a história impulsionando maior diálogo transdisciplinar. Diante desta nova realidade, as editoras passaram a investirem cada vez mais nessa área, transformando em best-sellers, até mesmo simples manuais de receitas culinárias. Inclusive, abriu um novo ramo de trabalho, pois inúmeros alunos optando em fazer uma graduação em Gastronomia, uma vez que é uma profissão que vem atraindo muito nossos jovens. Não podemos esquecer a graduação em Nutrição. E ao analisarmos a questão da alimentação, logo foi possível relacioná-la com os grandes problemas de saúde que encontramos em nossa escola, ou seja, há um grande números de alunos que passam mal, queixam de dores fortes no estômago, ancia de vômito e diarréias. E essa é questão principal de reflexão para os alunos. Por que há tantos problemas de saúde entre as crianças, adultos e idosos hoje em dia? Resposta unânime o problema está na forma incorreta de alimentar.Diante do contexto levantado pelos alunos, os mesmos partiram para uma pesquisa de campo. Entrevistou funcionários, professores, colegas, equipe pedagógica e direção. E em uma plenária destacaram os dados e concluíram que:Os problemas da má alimentação      As principais conseqüências da fome são:o A desnutrição, devido á falta de nutrientes, proteínas e calorias.o Raquitismo, devido á carência de vitaminas D.o Anemia, provocada pela ausência de ferro.o Vários distúrbios e doenças causadas pela falta de vitaminas A e do complexo B.

Causas da má alimentação      As causas da fome podem estar relacionadas com alguns fatores com:o Pobrezao Questões naturais como: clima, terremotos, seca precária.o Má administração dos recursos naturais.o Conflitos políticos e civis.o Políticas econômicas mal planejadas.o Superpopulação : as relações de produção e consumo das coisas são antecedidas pela extração dos recursos naturais e a respectiva distribuição.      Considera-se que o mundo capitalista está em busca da satisfação das necessidades humanas, que são limitadas, diante de recursos limitados. E nessa busca, o capitalismo extrai recursos naturais, produz coisas necessárias ou não, distribuindo-as globalmente, enquanto incentiva o consumo intensivo: causa assim a depressão dos recursos naturais, enquanto engendra mecanismos mitigadores de danos ambientais e mantém os incentivos ao consumismo, o que representa sustentabilidade fraca para o planeta.                  Impactos dos hábitos alimentar , relação entre alimentação e cultura.                                                              A Posição do problema     É considerado , insistentemente , que a cultura e a civilização são causas de numerosas enfermidades, até se ter chegado ,finalmente,à criação de conceitos como [ praga da cultura] e [doenças da civilização].Hoje em dia , compreendem estas expressões,tanto na literatura técnica como na popular sobre problemas sanitários, uma série de enfermidades dos metabolismo e da nutrição, como a cárie dentária, a periodontia a úlcera de estômago, a diabete, a obesidade, as doenças do fígado , vesícula , rins, coração e vasos, assim como o reumatismo, o câncer e a tuberculose.  Um observador superficial poderia tirar a conclusão de que a [cultura] e a são coisas não desejáveis  e , inclusive, francamente prejudiciais.  Desde alguns anos até agora, exagerando a realidade, aumentam as vozes dos que atribuem á cultura e á civilização mais inconvenientes do que vantagens para o homem, para o qual situam a cultura e a civilização muito longe de natureza, pondo-se até em contradição com esta última.                                                                                                          Cultura e inculturao   Toda a autêntica cultura exige, previamente , determinado estado de féo   Tanto nos aspectos material como espiritual, tal estado de fé manifesta-se mediante a convicção de  pessoa poder conhecer-se amplamente e desenvolver-se partindo das própria possibilidades, mediante um trabalho entusiasta .o  No aspecto espiritual, trata-se da convicção referente a normas e valores morais que se têm de alcançar e pôr em pratica.o   Quer dizer :vivificar-se. [ter cultura] significa conseguir o domínio sobre si mesmo , sobre as más inclinações e paixões.o   É a formação de um caráter firme e moral, um anelo mais para lá da vida, uma  ponte entre o que os nossos sentidos e não captam, o passo para a eternidade. A cultura é, pois, coisa do coração.o  Como é que tal coisa pode levar  a [pragas da cultura]?o  Mas, continua a ser para nós a cultura coisa do coração ? Ortega e gasset afirmou que o homem europeu  já não acredita em nenhuma norma ética. No centro do seu modo de vida encontra-se a preocupação de viver sem peias morais. A sua posição perante a vida parece resumir-se no seguinte : julga ter todos os direitos e nem um só  dever,.o   É, por conseguinte, a [incultura] do europeu o que provoca essas tais [pragas da cultura].o   A incultura torna-nos doentes.o  Opõe-se à natureza e perturba a obra de Deus.o  Embora hoje muitos homens se esqueçam de  procurar o bem, a verdade, a cultura, isso não quer dizer que se tenham esquecidos de os valorizar e reconhecer quando se manifestam nos outros homens, de uma forma pura e desinteressada.o  Acultura e o progresso autênticos têm de ser aceitos no quadro das possibilidades naturais como missões impostas por Deus, pois que por elas se conhece adora o criador e não as suas criaturas. Baseado nas pesquisas e o conhecimento, os alunos foram fazer as pesquisas de campos com funcionários de escolas e professores também como a população em geral.EntrevistasPerguntas:1 – Você sabe qual é a qualidade dos alimentos que você consome?2 - Você sabe a influência que você consome na sua saúde?3 – Qual é o impacto que a produção de alimento causam no meio ambiente?4 – Qual é a relação entre a alimentação e a cultura brasileira?Sueli Vaz Agente Educacional I : 57 anosRespostas:1-    Sim, por causa da minha idade eu tenho que ter mais cuidado.2-    Sim, pois depois de muito tempo ingerindo comidas piradas eka teve mais cuidado.3-    Sim, pois com a sujeira no transporte de alimentos ele demora em se decompor.4-    Ela tendo familiares Alemães e Italianos, se percebe a diferença com a mesa farta.Carlos Mendez Taborda- Diretor 62 Anos1-    Sim, ultimamente tenho cuidado redobrado (usando óleo de arroz).2-    Sim, ele disse que come alimentos saudáveis para não ter complicação na saúde.3-    Sim, nas embalagens sabe-se sobre o que se causa, mas os alimentos retirados não têm influencia.4-    A cultura familiar já tem um rumo desde pequeno, palavra dita é “alimentação à altura de família”.Gilliard Diniz- 34 anos.1-    Não verifico muito, por falta de tempo, mesma qualidade da escola.2-    Não, pela correria cotidiana, não sei informar muito.3-    Sabe-se que causa poluição.4-    Sim, nenhum alimento fazem parte da cultura brasileira.Lucia Helena Mansano- Professora de Educação Física 50 anos1-    Não, pois como bastante fora de casa.2-    Sim, pois gosto muito de chocolate.3-    Sim, pois tenho muito papel.4-    Sim, pois não como o famoso arroz e feijão.Enfim, a atividade foi ampla, porém nem todos os registros foram mencionados. Mas o trabalho foi de extrema importância, pois foi possível realizar uma grande reflexão, os quais muitos alunos manifestaram o interesse em rever suas atitudes em relaçoes aos hábitos alimentares, e outros ficaram curiosos em obter maior conhecimento das profissões  tais como: A Gastronomia e Nutrição.

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Temática 3

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco Ensino Fundamental e MédioOrientadora de Estudo: Flávia Beatriz A. F. Toledo

Professores Cursistas:Erinalva Maria do NascimentoIvete Terezinha Passamai DellaJuçara Terezinha MenegattiLeoniria Maria Meireles CoelhoLuciel Amaral OliveiraRosangela Terezinha HermesRoberto Rafael dos SantosVeronice Lucia BachViviane Cristiane de Souza

TEMÁTICA 3Reflexões A- Após o grupo analisarem as questões referentes a observação: O COMPORTAMENTO DO ESGANA-GATA, concluíram que os conhecimentos que essa questão tem como objetivo avaliar são os seguintes:o O comportamento da reprodução do Esgana-Gata, o que provoca o comportamento agressivo do Esgana-Gata macho, o acasalamento.o A reprodução de peixes, a oxigenação no aquário, a coloração, o crescimento e as diversas espécie.B – O experimento pode ser articulado com as disciplinas de: Biologia, Física, Química e Sociologia, ou seja, os professores poderão explorarem experimento Esgana-Gata e o seu comportamento no aquário com os estudantes do ensino médio abordando, temas como: a interação dos alunos, relacionamento, reprodução humana, padrão de beleza e o respeito a diversidade.C – Atividade oportuniza que as disciplinas de biologia, física, química, sociologia, e arte articulem entre si, de forma que possa ser trabalhado todo contexto, utilizando apenas um experimento. Uma vez que cada uma das disciplinas poderá desenvolver as atividades articulando os conteúdos entre elas, ou seja, de forma interdisciplinar.Reflexão e ação.2 - Como ocorre o transporte da água no corpo das plantas.As atividades práticas tem por objetivo principal estimular os alunos na construção de explicações a partir de uma observação.Foi realizado experiências práticas sendo a primeira parte com objetivo de evidenciar a função da raiz na absorção de água do solo e o processo de transpiração, através da folha de uma planta.Na segunda parte será possível evidenciar o papel dos ramos no transporte de água e outras substâncias. Ao término das atividades práticas chegaram a conclusão que a água é conduzida pelos ramos e pelo caule para todos os órgãos da planta.Outra experiência que pode ser feita é a da teoria coesão – tensão que é o modelo mais completo para explicar o transporte de água nas plantas.Exemplo: A expressão: “A Amazônia é o pulmão do mundo”A atividade propicia uma grande riqueza de conteúdos, onde há possibilidade dos professores de geografia, biologia, química e física estarem interagindo com os conteúdos, ou seja, que possam articular o tema com sua respectiva disciplina.Após o grupo, discutirem as questões e pesquisarem nas Diretrizes Curriculares de: Física, Biologia, Geografia e química, concluíram que é possível ocorrer a interdisciplinaridade trabalhando com os seguintes conteúdos estruturantes:Geografia: Aborda questões referentes :Conteúdo Estruturante: Dimensão socioambiental do espaço geográfico;Biologia: Aborda questões referentes:Conteúdo Estruturante: BiodiversidadeFísica: Aborda questões referentes:Conteúdo Estruturante: TermodinâmicaFísica: Aborda questões referentes:Conteúdo Estruturante: Matéria e sua naturezaEnsinar Ciência é : estimular o aluno para ter interesse nos dois lados latentes da ciência que é a curiosidade própria o saber por méritos próprios e a possibilidades de prestar o bem social, demonstrando que a evolução da ciência é um caminhar desde as primeiras experiências nos tempos primórdios.Nos tempos atuais o maior desafio está em estimular a criatividade por que, a interesse maior em celulares, jogos que não acrescenta nada de cultura.Tem que ser pensado em trabalhar com os alunos ensinando os valores na exploração do saber dos fenômenos que norteiam o bem estar da humanidade, lembrando que nas séries iniciais o aluno precisa conhecer o conceito ou idéias básicas de ciências.O que não deve ser feito:Nenhuma atividade sem que haja explicação, mediação e acompanhamento desde que foi solicitado o trabalho, propondo que o trabalho seja minucioso, mas com intensidade no aprendizado. Sugerindo que o aluno antes de apresentar experiência em sala seja feito laboratório em casa.E em momento algum permitir que os alunos pensem que a ciência está pronta e acabada e que os conhecimentos atuais são definitivos.Se faz necessário que todos tem saberes de que a evolução das ciências como em qualquer outras disciplinas está em constante evolução. A história nos propaga que não está pronta e acabada, sempre aparecerá um novo pesquisador com novas fontes e terá uma outra maneira de defender sua pesquisa.Então no campo dos saberes tem que haver abertura e aceitação para novas informações.Alimentos Transgênicos.Produtos transgênicos, também conhecidos como organismos geneticamente modificados (OGM) são, segundo definição do Ministério da Agricultura, todo e qualquer organismo que teve seu material genético (DNA) modificado por meio de técnicas aplicadas pela engenharia genética, em laboratórios. Dentre os OGM, encontramos aqueles que receberam genes selecionados de outro ser vivo, podendo até mesmo ter origem em outra espécie.A técnica da transgenia tem como objetivo principal selecionar plantas e animais mais resistentes a doenças, pragas, agrotóxicos e mudanças climáticas, e que sejam também mais nutritivos e produtivos. O milho e a soja estão entre os alimentos mais consumidos de origem transgênica. Há ainda o algodão geneticamente modificado, que é amplamente produzido em agriculturas de todo o mundo. O salmão transgênico foi o primeiro produto de origem animal a ser liberado para o consumo humano.Os transgênicos são aqueles cujo genoma foi modificado com o objetivo de atribuir-lhes nova característica ou alterar alguma característica já existente, através da inserção ou eliminação de um ou mais genes por técnicas de engenharia genética (Marinho, 2003). Entre as principais características almejadas encontram-se o aumento do rendimento com melhoria da produtividade e da resistência a pragas, a doenças e a condições ambientais adversas; a melhoria das características agronômicas, permitindo uma melhor adaptação às exigências de mecanização; o aperfeiçoamento da qualidade; a maior adaptabilidade a condições climáticas desfavoráveis e a domesticação de novas espécies, conferindo-lhes utilidade e rentabilidade para o homem (Lacadena, 1998).A liberação dos transgênicos no Brasil, particularmente aqueles com finalidade comercial, vem provocando intensa polêmica quanto a possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente. Tal polêmica, que envolve diversos atores, como cientistas, agricultores, ambientalistas e representantes do governo, refere-se ao nível de incerteza atribuído a esses alimentos diante da chamada ‘segurança alimentar’ (Marinho, 2003).A Lei de Biossegurança, aprovada em 2005, estabelece normas sobre a pesquisa, produção, distribuição e comercialização de OGM. A promulgação dessa lei ocorreu em contexto de intensa polêmica e debate, tanto no Brasil quanto no exterior, sobre possíveis danos e riscos à saúde humana e impactos ambientais que produtos transgênicos podem causar. Em especial, os ambientalistas desejavam a proibição da comercialização de tais organismos com o código genético modificado.O que dizem os críticos e os defensores dos OGM?Os defensores dos OGM, como a empresa Monsanto, afirmam que a produção de alimentos mais resistentes e nutritivos é um diferencial para combater o problema da fome, principalmente em um contexto de crescimento populacional e, nesse caso, o Brasil torna-se objeto de muita atenção, uma vez que é uma das maiores fronteiras agrícolas do mundo.Já os críticos dos transgênicos, como o Greenpeace e o Instituto de Defesa do Consumido ( IDEC), que promovem movimentos contrários ao uso dos OGM, relatam que os mesmos podem trazer consequências ainda desconhecidas à saúde humana, tais como possíveis alergias e resistência a antibióticos. No caso do meio ambiente, as consequências podem ser ainda mais sérias, gerando perda de biodiversidade, empobrecimento dos solos e estimulando o aparecimento de super pragas. Estudos recentes corroboram com a divulgação dessas críticas. O Greenpeace, por exemplo, afirma que a produção e o consumo de OGM devem estar baseados no princípio da precaução e na bioética, situação que não ocorre na prática.Alternativas• Para quem deseja não consumir produtos de origem transgênica, pode-se optar pelo consumo de orgânicos, incentivando a produção pelos pequenos produtores.• Cobrar empenho do governo na aprovação de legislação mais combativa à produção e comercialização de OGM, além de exigir maior fiscalização das autoridades;• Exigir das empresas produtoras de transgênicos o desenvolvimento de estudos mais aprofundados antes de disponibilizarem suas sementes para o mercado consumidor.Considerações e recomendações finaisA principal conclusão refere-se à pequena produção científica sobre a segurança alimentar dos OGMs no campo da saúde pública, quando comparada aos demais estudos sobre os transgênicos. O escasso número de estudos sobre o tema evidencia que a polêmica sobre a adoção/incorporação desses alimentos justifica-se, entre outros elementos mencionados anteriormente, pela incerteza de seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente, como também pela ausência de dados experimentais.Outra conclusão refere-se ao fato de todos os estudos discursarem sobre a insegurança alimentar dos alimentos geneticamente modificados, o que permite apontar uma questão importante: que estudos embasaram a CTNBio na permissão para as liberações comerciais de transgênicos, se na amostra por nós analisada todos afirmam que tais alimentos não são seguros?  Ciências da Natureza     Investigação Temática Alimentos Trangênicos           Estudo da realidade Os alimento transgênicos estão em grande parte fazendo parte da nossa vida alimentar, encontra se nos mercados e lanchonete et...l     Problematização Inicial Esses alimentos são prejudicial para saúde humana, oque fazer para saber mais sobre tantos outros alimentos que estão disponíveis para o consumo       Apresentação dos conhecimentos científico escolares por meio de atividades e práticas pedagógicas pelo professores em sala de aula. Organização do   Realização de leituras, levantamento e análise de dados (de forma individual conhecimento    ou coletiva), construção de diferentes formas de interpretação, elaboração de   argumentações, pelos estudantes. Afim de que os alunos possam sair esclarecidos.     Aplicação do Argumentos e conhecimentos elaborados são organizados e publicizados. Releitura da problematização inicial e ampliação da compreensão da temática. Elaboração de conhecimento  novos questionamentos    QUADRO 1: SÍNTESE DAS ETAPAS DA ABORDAGEM PEDAGÓGICO-CURRICULAR ORGANIZADA EM MOMENTOS PEDAGÓGICOS INSPIRADOS NAS IDEIAS FREIREANAS.FONTE: Os autores (2014).Nessa abordagem, podemos propor a temática “alimentos transgênicos”. Essa temática, além de muito atual, envolve algo que está presente não só no cotidiano dos jovens, como da maioria da sociedade brasileira.A partir das problematizações apresentadas, no momento da Organização do Conhecimento os professores de Biologia, trabalhou em sala de aula a reação dos alimentos transgênicos no sistema nervoso e questões envolvendo a relação entre saúde e alimentação. Os professores de Física planejou um trabalho que envolveu os conceitos de rentabilidade e produtividade na agricultura familiar e comparando com o grande produtor rural a diversificação da produção custo benefício. Os professores de Química trabalharam com os alunos as fórmula que foram desenvolvidas na produção de cada semente modificada em laboratório a fim de chegar na mais perfeita conclusão de cada experimento. A relação entre a Física, Química e Biologia pode se dar ao abordar a questão dos custos benefícios, saúde da população, danos ao meio ambiente, os benefícios que a interdisciplinaridade vem contribuir com a proposta do curso que nos dispusemos a fazer.Já os estudantes, orientados pelos professores, galgaram patamar elevado no campo das pesquisas sobre os tipos de alimentação da população em geral, começando pelos funcionários, professores e trabalhadores da educação na escola onde estudam. A Aplicaçãodo Conhecimentopode acontecer a partir da elaboração pelos estudantes de documentários, materiais explicativos, artigos, bem como do aprofundamento sobre a produção e o uso de tecnologias ou sobre outros meios que possam ser prejudicial à sua saúde.REFERÊNCIASARNIZ, Mabel Gracia.Pensando sobre el riesgo alimentario y su aceptabilidad: el caso de los alimentos transgénicos. Revista de Nutrição, Campinas, v;17, n.2, p.125-49. 2004.LACADENA, Juan Ramón.Plantas y alimentos transgénicos. Madrid: Departamento de Genética, Facultad de Biología, Universidad Complutense. Disponível em: http://cerezo.pntic.mec.es/~jlacaden/ Ptransg0.html. Acesso em: 7 dez. 2007. 1998.MARINHO, Carmem Luiza Cabral.Discurso polissêmico sobre plantas transgênicas no Brasil: estado da arte. Tese (Doutorado) –Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz, Rio de Janeiro. 2003.MARINHO, Carmem Luiza Cabral; MINAYO-GOMEZ, Carlos.Decisões conflitivas na liberação dos transgênicos no Brasil. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.18, n.3, p.96-102. 2004.BRASIL.Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. Lei 11.105 de 24 de março de 2005. Dispõe sobre as normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados – OGM e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. 28 mar. 2005.BRASIL.Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Instrução normativa 20 de 11 de dezembro de 2001. Diário Oficial da União, Brasília. 17 jan. 2002.BRASIL.Ministério da Ciência e Tecnologia. Medida provisória 2.191-9. Acresce e altera dispositivos da lei 8.974, de 5 de janeiro de 1995, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. 24 ago. 2001.Dispõe sobre a vinculação, competência e composição da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília. 21 dez. 1995.Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Química, Paraná 2008.Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Biologia, Paraná 2008.Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Física, Paraná 2008.Diretrizes Curriculares da Educação Básica de História, Paraná 2008.   Última edição: segunda, 7 Set 2015,

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Temática 4

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco Ensino Fundamental e MédioOrientadora de Estudo: Flávia Beatriz A. F. Toledo

Professores Cursistas:Erinalva Maria do NascimentoIvete Terezinha Passamai DellaJuçara Terezinha MenegattiLeoniria Maria Meireles CoelhoLuciel Amaral OliveiraRosangela Terezinha HermesRoberto Rafael dos SantosVeronice Lucia BachViviane Cristiane de Souza

REFLEXÃO E AÇÃOEm se falando do sujeito da escola contexto e interação, no desenvolvimento da discussão das disciplinas chegamos a um consenso que devemos trabalhar mais as tecnologias celulares, computadores, tablet, data show, noteboock, mudando assim a nossa concepção não usando somente a oralidade e sim leituras de imagens, vídeos dramaturgias e outras tecnologias.O educando tem direito a aprendizagem e o papel do professor é intermediar esse conhecimento. Só assim poderemos diminuir essa evasão no ensino médio.Partindo pressuposto que a temática, palavra chave “ é linguagens”, tem que ter uma consonância com as outras disciplinas focando sempre com uma linguagem dentro do conhecimento científico a ser transmitida respeitando o nível de conhecimento da aula.Faz se necessário contextualizar sempre com a realidade da vivência de cada um.O lema segundo  o vídeo “... A comunicação é a essência da prática social”. O Ministério da Educação com a inclusão social, foi uma maneira de incluir o especial no ambiente escolar normal e a linguagem com este educando tem que ter um timbre de voz ou uma dinâmica diferente para que o conhecimento chegue até ele. Num contexto geral sempre o papel do professor é ser mediador entre as partes, conhecimento científico e o educando.Com as ferramentas que cada um traz dentro de si quando planeja sua aula, com a perspicácia que será incutida em cada aluno e vendo a sala como um todo, num conjunto de interdisciplinaridades e quando a linguagem verbal tiver o mesmo tom e todos os mestres ensinar com carinho é imbuídos no espírito não só de ensinar, mas fazer mais e ir além, teremos um país de pessoas cultas.. REFLEXÃO E AÇÃORevista boa forma ano março de 2012    Nesta unidade de estudo é abordado uma proposta interdisciplinar de muito valor na disciplina de língua portuguesa apresentando uma forma de trabalho integrado a uma forma educativa envolvendo prática pedagógica que abrange os processos de ensino aprendizagem quanto ao uso da crítica das várias expressões de linguagem dentro e fora da sala de aula.   As DCN apontam que é possibilitado ao ensino médio o direito de conhecimentos científico e tecnológicos, e a promoção da reflexão crítica sobre os padrões de cultura que faz parte das normas de conduta de grupos sociais. Para nós docentes é desafiador incitar nos educandos o gosto pela leitura de jornais, revista, aja visto que para muito educando não é uma leitura prazerosa. Como a maioria valoriza a cultura o corpo enfatizado pela mídia, acabam sendo direcionados ao consumismos exagerados. Podem serem realizados atividades com a participação de uma forma prática, em um blog, confecção em jornal, com assuntos relacionados com alimentação saudáveis, cultura corporal, enfatizando a beleza e a saúde. Através dessa atividade os educando poderão ter oportunidades de novos conhecimentos, bem como despertar para a pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.4. REFLEXÃO E AÇÃONa perspectivas em torno do fazer pedagógico e as relações do currículo pressupõem se me um processo de experiência, onde o envolvimento do sujeito participa dessa prática envolvendo assim o contexto específico, sócio cultural determinado e as maneiras como se devem ser construídos.D e acordo com o pensamento de Libâneo se acatarmos a idéia de que nossos estudantes podem ser visto como sujeito que se encontra inseridos em contexto sócio culturais e educacionais específicos com necessidades e vivência particulares, passaremos a defender que o pensar e o fazer pedagógico podem ser visto enquanto uma atividade prática de humanização das pessoas.Devemos discutir a idéia de políticas educacionais e seus impacto para o agir pedagógico na escola e refletirmos sobre a forma como enxergarmos nosso papel como professores nesse processo de fazeres políticos, a cerca da educação e das idéias e valores sobre o nosso papelAs folhas são as partes da árvore que possuem mais visibilidade e podem ser vistas a distância. Nesse raciocínio, a prática de sala de aula corresponderia ao topo da árvore. As questões mais visíveis da alusão às folhas podem ser identificadas em aulas por meio das técnicas de ensino, como por exemplo, no ensino de línguas, nas técnicas de apresentação de conteúdos, nas escolhas de recursos tecnológicos digitais como o uso de blogs, jornal online ou impresso, bem como procedimentos de sala de aula como atividades em grupos, em pares, escrita colaborativa, entre outros. Em outras palavras, em qualquer um dos componentes curriculares, as folhas representam os conteúdos selecionados e o modo de abordá-los no processo de construção de conhecimentos.Na seqüência, o tronco da árvore corresponde a uma pedagogia, que por sua vez é mantida pela raiz que representa a filosofia da educação.  chama a atenção para o fato de que alguns professores se preocupam mais com as práticas e técnicas da sala de aula e parecem não ter consciência das visões pedagógicas e filosóficas da educação que fundamentam suas escolhas.Conforme discutimos , uma visão centrada nas folhas parece ser muito restrita, principalmente porque entende os professores como reprodutores, ignorando seu papel como agente político.Enfatizamos, portanto, que não há métodos perfeitos ou modos únicos e corretos de agir na sala de aula. Precede essas preocupações a ideia de agir pedagogicamente a partir das especificidades do contexto e das particularidades do perfil dos estudantes, aliando as práticas educativas a um incessante refletir sobre seus porquês e sobre os valores e ideologias que elas carregam e veiculam. Transformações advêm dessa problematizarão e da preocupação em educar para o desenvolvimento humano, de modo ético. Sempre tendo em conta uma perspectiva situada do ensino e da aprendizagem, essa prática pedagógica envolve o constante pensar sobre quais são os sentidos atribuídos à idéia de ética e justiça social.

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Temática 5

Colégio Estadual Presidente Castelo Branco Ensino Fundamental e MédioOrientadora de Estudo: Flávia Beatriz A. F. ToledoProfessores Cursistas:Erinalva Maria do NascimentoIvete Terezinha Passamai DellaJuçara Terezinha MenegattiLeoniria Maria Meireles CoelhoLuciel Amaral OliveiraRosangela Terezinha HermesRoberto Rafael dos SantosVeronice Lucia BachViviane Cristiane de Souza

 

Passamos agora a detalhar uma possível atividade integradora voltada à realização de um evento artístico na escola. Que se chamara Projeto Flauta de ouro,  como podemos incentivar e divulgar o trabalho do Projeto Flauta de ouro da escola? Tal questão visa abrir caminhos para estudos e projetos onde a produção cultural dos jovens será valorizada e incentivada, mas também visa abrir portas para ações de intervenção que demandam o apoio integrado das áreas de conhecimento. Exploremos mais em detalhes esse tipo de opção de atividade integradora.Pode ser interessante que as áreas de Linguagens e de Matemática proponham a realização de um teste de habilidades, para o incentivo e a divulgação do trabalho do Projeto da escola junto à comunidade da região. Tal proposta pode dar início a um projeto envolvendo criatividade artística, elaboração de textos, cartazes e uso de gráficos funcionais criados por programas de computador. Uma ideia

Projeto Flauta de ouroSubprojeto    Por que?? O que? O quê? Como? Como? DimensõesEvento: Show musical interno- Valorizar os interesses dos jovens.- Incentivar e aperfeiçoar os interesses musicais.- Compartilhar e divertirApresentação do grupo em evento interno na escola e onde forem convidados a tocar.Promover os ensaios e organizar o desenvolvimento das apresentaçõesTrabalhoCulturaCiência e tecnologiaLogotipoDesenvolvimento e habilidades com a flauta Incentivar a tocar e manusear um instrumento Estudar funções com o uso de ferramentas computacionais Gráfico de funções com softwerer TrabalhoCulturaCiência e tecnologiaParticipação aberta para os alunos da escola Incentivar a participação dos alunos Fazer convites para entregar nas salas Organizações e discussões das músicas a ser tocadas TrabalhoCulturaCiência e tecnologiaApresentação do grupo para a escola e a comunidade Incentivar a participação da comunidade Convite para a participação da comunidade Promover ensaios na escola TrabalhoCulturaCiência e tecnologia

Em reunião com os professores da escola discutimos a melhor maneira de desenvolver este projeto no intuito de dar certas esta implantação e também a forma que cada professor vai ajudar a montar e programar o projeto em construção, pois juntos somos fortes.

No caderno afirma que há predomínio, nem sempre disponível, do pensamento lógico dedutivo nas atividades propostas em matemática. Após as discussões realizadas com os professores cursistas e professores do Ensino Médio de nossa escola concordaram há como incluir componentes curriculares matemáticos em diferentes áreas do conhecimento, tais como: Matemática, Linguagem, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.Estamos próximos do dia da Consciência Negra, na qual estaremos desenvolvendo inúmeras apresentações com a participação não apenas dos alunos do Ensino Médio, como também do Ensino Fundamental.LinguagemArte: Arte Africana, trabalhar com simetria, Geometria: Explorar: Cor, Forma e Espessura, Proporções, com o envolvimento do pensamente Indutivo.Espanhol: Oralidade e Escrita: Pesquisar na escola, o numero de alunosafrodecendentes matriculados. Ao entrevistar o aluno deverá fazer em espanhol e também transcrever os dados em espanhol. Será utilizado o Pensamento Indutivo.Matemática: Geometria, Ângulos, Semelhanças e Simetria. Pesquisar: objetos, tecidos, imagens com simetrias diferentes, calcular o valor dos ângulos  e observar as diferentes formas tanto planas como espaciais, identificando semelhanças. O pensamento é indutivo.Ciências da Natureza.Física: Acústica. Explorar os diferentes instrumentos e seus respectivos sons, as atividades são realizadas através de fórmulas e cálculos matemáticos.Creio que assim, como, todo o professor envolvido nas atividades da Consciência Negra observou que é possível a matemática estar interagindo com as diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, estamos rompendo as barreiras que a matemática é uma disciplina difícil e descontextualizada.

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