Caderno 1 - Desafios que Permanecem - Ação 1

Ação 1

OS DESAFIOS QUE PERMANECEM

  • Propor uma mudança de pensamento de atitude nas comunidades escolares; onde esta mudança deve estar respaldada em produções teóricas de superação que apontem para conhecimentos que contribuam significativamente com a formação dos futuros cidadãos.
  • Investir mais no conhecimento na prática educativa dentro do contexto social e cultural desta geração; nesta perspectiva buscar a ressignificação de conteúdos, reconstrução de estratégias metodológicas e praticas avaliativas.
  • A evasão, que se mantém nos últimos anos, mesmo com  uma política de aumento significativo da matrícula no ensino médio.
  • O currículo do ensino médio sempre é motivo de debate entre os mais  diferentes projetos de mudança, e entre distintos grupos profissionais, pelo seu potencial de ampliação da inserção de conteúdos que não são contemplados por existir um direcionamento  para o mercado de trabalho. Nessa perspectiva, o desafio dos sistemas de ensino envolve a capacidade de organizar um programa curricular que consiga, ao mesmo tempo, formar os jovens para continuar os estudos no ensino superior e prepará-los para o mercado de trabalho. Ou seja, fazer com que se escolarizem.
  • A falta de professores no ensino médio, minicontratos que promovem uma preocupação ao docente  de como conservar o seu trabalho ; este fato,  afeta a autoestima do docente , uma vez que vivenciam um sentimento constante de instabilidade profissional. Buscar estratégias  para a fixação dos alunos na escola e avançar nas estratégias de fixação dos professores.
  • A formação polivalente: esta acontece de  formação inicial e continuada por áreas e não por disciplinas, precisa-se investir  na busca de uma melhor forma de produzir conhecimento .
  • O número de alunos por sala de aula, fator responsável pelo rendimento escolar.
     

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DADOS IMPORTANTES DOS ALUNOS DO CEEBJA

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   Foi feito pesquisa sobre  alguns dados que  julguemos importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio do Ceebja. Com a pesquisa, buscou-se compreender as trajetórias de vida e trabalho dos alunos do CEEBJA de Curitiba/Pr por quais foram os motivos os educandos não puderam concluir o ensino regular entre os 6 e 17 anos, bem como, as dificuldades enfrentadas por eles para a conclusão quando já adultos. A partir das pesquisas em 1000 alunos e ex-alunos, chegamos nas seguintes informações:

Alunos adultos trabalhadores, pais e mães, classe média e baixa, possuem defasagem escolar e cultural devido as questões sócio econômicas, muitos desses são oriundos de outras cidades e estados do país. Sem oportunidades e hábito de conhecer museus, teatros, cinemas e caminhos culturais da cidade e estado, como parques, litoral, cidades históricas entre outros. Ainda hoje temos uma parcela desses, vindos do regular, com problemas de conduta, encaminhados pelo conselho tutelar e defasagem de aprendizagem, os quais são acolhidos pela escola. Também, alunos com necessidades especiais. Na sua grande maioria esses alunos estiveram fora da escola por muitos anos, porém são dedicados em seu processo ensino-aprendizagem.

 

 

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A RAÇA HUMANA NA FORMAÇÃO HUMANA E ÉTICA HUMANA

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PROPOSTA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

 

É preciso colocar a escola em primeiro lugar para obteremos transformações positivas no setor econômico, político e social no País. Pensando que um indivíduo é moldado pela educação surgiu uma preocupação com a formação do educador. A qualidade de ensino depende da formação do professor e de este ter sua valorização através de boas condições de trabalho, salário e carreira. A história da educação está atrelada à história do mundo. E é por meio da história da educação que passamos a compreender o processo nada simples da formação humana na educação. Fazer uma reflexão em torno do processo histórico educacional brasileiro é que se percebe, como e porque, depois da Independência houve mudanças ainda chega-se à conclusão que as conquistas foram poucas, visto que, nesses períodos aconteceram avanços mas um retrocesso significativo, no respeito, na ética sociais, principalmente dos administradores do país em permitir fraldes e corrupção. Não se pode exigir milagre dos educadores para que mantenha o educando em sala se o incentivo vem dos políticos em ser corrupto é mais fácil. É entender a história da educação sem antes se reportar para o passado e presente, é ser milagroso, os educadores têm que ter muitas habilidades em transformar o que foi destruído por um período longo. A formação humana na educação integral e ética não só depende dos professores mas, sim dos políticos mais honestos, da mídia com programas de incentivo para o conhecimento e educação integral. Desta forma poderá ter uma perspectiva da integração permanente dos jovens nas escolas.

Daí compreender a maneira da organização do tempo e espaço escolar, os estudantes de forma como se adequam melhor a educação escolar às características biológicas e culturais, do desenvolvimento, de todos os alunos. Reavaliar os sistemas avaliativos, do acesso e permanência dos estudantes na escola. E conceber o conhecimento como parte integrante da formação humana na educação e ética. Pois antes da criação da escola o ensino da educação era de responsabilidade da familia ou comunidade.As crianças de agora vivem num mundo muito diferente daquele em que os pais cresceram. A criança e adolescência crescem livres, sem regras, sem normas, sem ética, sem respeitar ninguém, ser rebelde está na moda, e muitos deles são os tiranos com seus pais, avós, ou dos seus responsáveis e a lei ainda os protege. Os pais chegam tarde em casa cansados do seu trabalho exaustivo e deixam a missão de educar para a escola este é um ds fatos bastante polemicos. A escola não tem espaço, muito menos tempo ou profissionais aptos para ensinar boas maneiras, o respeito, as normas e a ética, que faltou ensinar desde os primeiros anos de vida da criança ou adolescente. Por estes motivos temos uma geração que não sabe para que é que serve “licença”, um 'obrigado', Se observarmos bem, os adultos fazem exatamente a mesma coisa no transito se xingam, se matam entre outras coisas. Quantos agradecem quando alguém, por exemplo, os deixa entrar numa fila de trânsito? Com pais assim, é difícil que as crianças cresçam um primor de delicadeza. Dirigir-se às pessoas com palavras educadas, como: por favor, com licença, obrigado, desculpe não é comum encontrar em pessoas com menos de 30 anos. Saudar as pessoas ao chegar e quando se retirar faz parte da boa educação, tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade, não tocar nos objetos alheios, não entrar em conversa alheias, é difícil encontrar pessoas com estas boas maneiras atualmente por que a mídia tem hábitos diários em mostrar de ser mal educados é moda e o feio atualmente é bonito, por isto se tornou inviável segurar aluno em sala de aula, pois não é atrativo em ouvir em silencio pois está acostumado em gritar, em maldizer e usar palavra de baixo calão. A ética também tem de ser exercida pela mídia, políticos de pais para com os seus filhos, não apenas de filhos para com os pais ou ajar que tudo dependo dos professores. Nunca é demais ensinar boas maneiras aos pequenos. Não critique as crianças em público, mas elogie o seu bom comportamento isto faz ter auto confiança e seja educado. Antes de tudo é saber como queremos ser tratados e o porquê das boas maneiras: a educação significa estar atento aos sentimentos dos outros e tratá-los como gostaríamos de ser tratados isto faz parte na formação humana que não está sendo utilizado.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais propõe a efetivação de práticas, administrativa e pedagógica, voltadas para a formação do cidadão. Para que isso aconteça é necessário que a escola seja coerente com os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum. É evidente que a formação integral, sem o questionamento das raízes da desigualdade social, não tem como atender as necessidades humanas se falta o que foi mencionado acima. É preciso que haja uma prática direcionada para a realidade do educando, para que esse possa ter acesso e permanecer mais tempo na escola para que tenha um desenvolvimento adequado. O mais importante na Formação Humana é a integralidade do ser e pensar de cada indivíduo no mundo. Essa formação prepara o ser humano para produzir as condições de reprodução da sua vida e das formas sociais da sua organização. Assim, ele poderá construir o seu modo de vida livremente, tendo autonomia para organizar os modos de existência e sendo responsável pelas suas ações, tornando-se um ser humano ético.

 

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