Avaliações externas: novos desafios e tensões

Caderno 6 - Atividade 4 - Página 50

A questão das avaliações em todas as instâncias tem encontrado sempre o “calcanhar de Aquiles” no que se refere aos princípios democráticos, participativos, formativo, global, continuo e flexível.  Estes são pertinentes e pouco claros para a comunidade escolar que se vê impelida a avaliar e ser avaliada.
A mentalidade fiscalizadora que ainda esta subjacente nos processos avaliativos  impede de compreendê-los como elementos que apontam para a qualidade da escola e do processo de aprendizagem.
Deste modo  e por conta dos indicativos advindos das avaliações externas muitas escolas organizem simulados com provas padronizadas como medidor do índice de aprendizado dos seus alunos.
Em nossa escola se quer uma avaliação institucional com critérios claros existe, quanto mais que leve em conta os dados das avaliações externas. Fala-se muito no ENEM  e para ele se faz preparação por meio de aulões e resolução de provas dos anos anteriores aplicados pelo ENEM.
Em 2014, o projeto de Gestão Escolar apresentado pela Diretora em exercício destacou como uma dimensão pedagógica da gestão: “Realizar provas de recuperação bimestral utilizando metodologia e parâmetro do ENEM” e ainda "Avaliar o resultado obtido no desempenho acadêmico das 3ª séries do Ensino Médio na última semana do ano letivo” e sobre a avaliação institucional se lê: “Ao final de 2014 e 2015, pretendemos trabalhar com a avaliação institucional que analisa a escola, o desempenho dos professores, quais os fatores e as situações que precisam ser mudadas, enfim, será avaliado cada segmento escolar”.
Com estas inconsistências o consultor que fez análise do plano recomendou a sua reelaboração, embora isso não tenha acontecido. Do mesmo modo como sua elaboração não envolveu a comunidade escolar não houve publicidade do fato, entretanto o plano está aberto para leitura na página da Secretaria de Estado da Educação.
Em resumo o problema das avaliações simplesmente mostra a face não democrática e pouco participativa das nossas escolas.