Avaliação e taxas de rendimento: uma relação a ser problematizada

CADERNO VI – ATIVIDADE 3 PÁGINA 38

O debate sobre as taxas de rendimento, aprovação/reprovação e evasão escolar ocupa boa parte das discussões e do planejamento das escolas durante todo o ano letivo. Porém, como o próprio texto aponta e sobre o tema discorrem diversos autores, trata-se, como diz Souza:

No caso da

Escola de Educação Básica Professora Adelina Régis o assunto

está mais do que claro quando se trata de ver estes problemas sob a ótica da democratização da gestão e ao modo como a escola está organizada com o seu conjunto de práticas e relações estabelecidas.
As questões relativas ao Conselho Deliberativo, Grêmio Estudantil, PPP, Plano de aula, Avaliação, revelam uma escola com gente nova, mas com mentalidade e prática educacional muito aquém do que se sonha e da própria estrutura física da escola.
A discussão sobre a taxa de rendimento da escola ocupa boa parte do tempo das reuniões pedagógicas, mas as opiniões são muito divergentes. Ainda temos muito forte o conceito da cultura da aprovação/retenção, a compreensão da  avaliação para tirar nota com base na meritocracia.
Em resumo trata-se de uma escola com sonhos novos e com sonhadores que não sonham.