ATIVIDADE REFLEXÃO E AÇÃO P.23 CADERNO DE MATEMÁTICA

A MATEMÁTICA E A INTERDISCIPLINARIDADE
A interdisciplinaridade é uma proposta de abordagem metodológica na qual, em diversas situações, podemos observar que os alunos se sentem mais motivados em trabalhar determinados conteúdos disciplinares. Ou seja, trabalhar um conteúdo com duas ou mais disciplinas pode proporcionar ao aluno uma aprendizagem mais significativa, uma vez que abstrai a aparência fragmentada das disciplinas escolares. Dado o caráter interdisciplinar do mundo em que vivemos, onde as áreas do conhecimento estão estritamente relacionadas, e a rapidez com a qual ele se modifica, faz-se necessário que o cidadão seja articulado, tendo agilidade na tomada de decisões e na execução de ações relacionadas às mais diversas situações. Neste contexto, a escola tem a função de promover o desenvolvimento de habilidades que permitam ao aluno analisar, interpretar e quando necessário, fazer intervenções no mundo em que vive.
Nosso colégio é de zona rural e os alunos são em sua maioria filhos de agricultores, tendo uma parcela delas que trabalha com Reflorestamento da Madeira. Levando em consideração o interesse econômico envolvido formulamos a seguinte questão:
Como maximizar o lucro em uma área de reflorestamento?
Esta atividade tem como objetivo trabalhar com um tema que desperta interesse nos alunos de nosso colégio e também ajudá-los a entender melhor o reflorestamento realizado em sua propriedade.
Dentro das diversas atividades propostas aos alunos, haverá pesquisa em sites, revistas, livros, vídeos e palestras que retratem de forma ampla e competente o tema em questão, para conscientizarmos nossos jovens e tentar maximizar os lucros obtidos com o reflorestamento.
A interdisciplinaridade será trabalhada em todas as disciplinas como:
Língua Portuguesa: Leitura e elaboração de dissertação  sobre a importância de reflorestar
Biologia: Pesquisa sobre qual a melhor espécie a ser plantada de acordo com o  objetivo  do proprietário..
Educação Física: Comparar o gasto calórico em um jogo e em um dia de trabalho.
Geografia: Mudanças na paisagem e quais as melhores áreas para se utilizar o reflorestamento.
Matemática: Estudo de como se faz a cubagem da madeira, Tabulação de dados e gráficos, tabelas, funções, porcentagens, proporção, equações, simultaneamente articulada às dimensões do trabalho, da cultura, da Ciência e tecnologia.
Física: As variações climáticas e o reflorestamento
Química: Os componentes da adubação utilizados no reflorestamento.
Sociologia: A disputa entre reflorestamento- aspectos sociais
Artes: Desenho de área a ser reflorestada, explorando a perspectiva.
História: Histórias de como surgiu o reflorestamento em nossa comunidade.
Equipe Pedagógica e gestão escolar: Orientação e apoio pedagógico. 
É de grande relevância aplicar um projeto como este, o qual proporciona aos alunos a oportunidade de participar de ações desenvolvidas na comunidade, pois investir em projetos que levem informações aos jovens, principalmente sobre melhoria da parte econômica, despertará o interesse deles e irá contribuir na melhoria da aprendizagem. É importante observar que em todas as atividades que realizamos diariamente, inclusive nesse projeto, há sempre um questionamento a se fazer relacionado a matemática, e com isso é possível preparar o adolescente para a sua vida fora do colégio, para que se torne um profissional competente, pois ter conhecimento sobre a matemática é de suma importância.
Ao trabalharmos de forma prática, onde os alunos vivenciam a questão abordada, o aprendizado se efetiva claramente, de forma mais abrangente e significativa, esse é um projeto viável e que trará grandes contribuições para a comunidade em geral.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. Etapa II; Caderno V.2014.

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imagem de maria aparecida pianaro

caderno de Matemática, pag 31

Pág 31Após a leitura do texto o grupo levantou questões sobre a formação integral  que deveria ser o foco da educação e a tradição de preparar os alunos para o vestibular. Em nossa realidade há um percentual significativo de alunos que querem prestar um vestibular, trazem questões de vestibular pesquisadas pelos próprios, e acabamos trabalhando de forma a introduzi-los no ensino superior.Trabalhamos também com a formação integral do aluno, sempre que possível, debatendo sobre temas de sua realidade, porém, na maioria das vezes a formação integral é deixada de lado devido à pressão do vestibular e também das provas internas e externas. Onde a realidade do aluno é deixada de lado com avaliações iguais, não levando em consideração a realidade de uma escola do campo e com o objetivo de quantificar dados.Fazendo a observação do desenho de Leonardo da Vinci, “O Homem Vitruviano”, pode-se notar a presença da matemática em toda a figura, geometria, proporções, simetrias, o número de  ouro, uma vez que representa as proporções do corpo humano masculino, ou seja, um ideal de beleza renascentista.O Homem Vitruviano é baseado numa famosa passagem do arquiteto romano Vitrúvio na sua série de dez livros intitulados de “De Architectura”, um tratado de arquitetura em que, no terceiro livro, ele descreve as proporções do corpo humano masculino:um palmo é o comprimento de quatro dedos.um pé é o comprimento de quatro palmos.um côvado é o comprimento de seis palmos.um  passo são quatro côvados.a altura de um homem é quatro côvados.o comprimento dos braços abertos de um homem (envergadura dos braços) é igual à sua altura.a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo é um décimo da altura de um homem.a distância entre o topo da cabeça e o fundo do queixo é um oitavo da altura de um homem.a distância entre o fundo do pescoço e a linha de cabelo na testa é um sexto da altura de um homem.o comprimento máximo nos ombros é um quarto da altura de um homem.a distância entre a o meio do peito e o topo da cabeça é um quarto da altura de um homem.a distância entre o cotovelo e a ponta da mão é um quarto da altura de um homem.a distância entre o cotovelo e a axila é um oitavo da altura de um homem.o comprimento da mão é um décimo da altura de um homem.a distância entre o fundo do queixo e o nariz é um terço do comprimento do rosto.a distância entre a linha de cabelo na testa e as sobrancelhas é um terço do comprimento do rosto.o comprimento da orelha é um terço do da face.o comprimento do pé é um sexto da altura.É interessante observar que a área total do círculo é idêntica à área total do quadrado (quadratura do circulo) e este desenho pode ser considerado um algoritmo matemático para calcular o valor do número irracional phi(aproximadamente 1,618).Não só na matemática esta imagem pode ser estudada como também é possível desenvolvermos um trabalho interdisciplinar, já que a obra está historicamente situada no período renascentista, período este que foi marcado por profundas transformações sociais, culturais, artísticas e científicas.Dessa forma, citamos algumas  propostas interdisciplinares baseadas em “O Homem Vitruviano”.História: Renascimento cultural e início do capitalismo comercial. Pesquisa sobre a influência desse tempo na época atual.Arte: Renascimento Pesquisa e releitura da obra: Observação das proporções de beleza greco-romana no contexto renascentista.Matemática: Conjuntos Numéricos, aula expositiva e com pesquisa sobre os números irracionais e o número de ouro (phi), confecção de cartazes mostrando a proporção divina presente na gravura. Geometria. Aula expositiva e com pesquisas: Trabalho com formas geométricas, ângulos e proporções.Língua Inglesa: Vocabulário: Partes do corpo. Aula expositiva e dialogada: Denominação, em Língua Inglesa, das partes do corpo humano.Biologia: Estrutura do corpo humano. Releitura da obra, pesquisa e observação de figuras: Trabalho com membros e músculos do corpo humano.ReferênciasInternet, Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)>. Acesso em: 15 out 2015.

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