Atividade interdisciplinar - Caderno de Ciências da Natureza

PLANEJAMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO, ENVOLVENDO OS COMPONENTES CURRICULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Na minha experiência de quase vinte anos como professor de Biologia, tenho notado uma falta de articulação entre os conteúdos componentes das três séries do Ensino Médio. Esse problema, na minha concepção, passa primeiramente pela elaboração dos livros didáticos e dos currículos. Num segundo momento, os professores também podem apresentar dificuldades em fazer essa ligação.
A leitura e reflexão do Caderno III, Etapa II nos traz uma luz. Juntamente com professores de Física e Química, participei da criação de uma atividade interdisciplinar. Escolhemos como tema “a energia”. Usaremos como metodologia uma exposição, dentro de uma Feira de Ciências, que acontece anualmente em nossa escola.
Os alunos colherão informações do cotidiano. Depois, adicionarão os conceitos apresentados pelas Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química). No final, apresentarão um protótipo de uma cidade iluminada por um sistema de energia eólica. Também farão uma exposição dos diferentes modos de produção de energia no Brasil (energias hidrelétrica, térmica, eólica, de biomassa, nuclear). Os estudantes apresentarão aos visitantes suas conclusões acerca da melhor forma de aproveitar os recursos naturais brasileiros, na produção de energia elétrica.
Durante um bimestre, os educandos entrarão em contato com conteúdos de Ciências da Natureza, interpretando como ocorre o acúmulo de energia pelos seres vivos, especialmente a fotossíntese. Saberão que essa energia acumulada poderá, depois, passar para os combustíveis fósseis ou ser usada na queima da biomassa.
Os conteúdos de Física elucidarão processos de transformação de energia como os que ocorrem nas termelétricas, nas hidrelétricas ou nas usinas nucleares.
O estudo das transformações atômicas e das reações químicas serão ferramenta importante para a compreensão da queima de combustíveis fósseis, nas termelétricas, bem como a produção de energia nuclear. Também, a partir daí, ficará mais clara a questão do aquecimento global.
A realização da atividade mencionada contempla o nosso currículo escolar, conforme exposto abaixo.

Etapa / Série: ENSINO MÉDIO / 1ª SÉRIE

Conteúdos:

• Constituintes da matéria viva;
• Respiração celular, fermentação e fotossíntese;
• Ciclos biogeoquímicos;
• Notação científica;
• Evolução histórica das concepções de força, movimentos e suas causas;
• Trabalho, potência e transformações de Energia Mecânica (potencial, cinética e elástica);
• Características dos materiais;
• Transformação dos materiais;
• Reações químicas;
• Gráficos;
• Transformações gasosas.

Expectativas de Aprendizagem:

• Identificar constituintes da matéria viva, como os carboidratos, por exemplo;
• Comparar processos utilizados pelos seres vivos para obtenção de energia;
• Avaliar repercussões e implicações éticas do uso das biotecnologias;
• Interpretar as relações alimentares como uma forma de garantir a transferência de matéria e energia do ecossistema;
• Identificar a origem da energia existente em cada nível de organização do ecossistema;
• Representar graficamente as transferências de matéria e energia ao longo de um sistema vivo;
• Julgar a adequação de medidas para reduzir impactos ambientais associados à interferência humana nos ciclos da matéria;
• Realizar medidas de grandezas físicas;
• Estimar ordens de grandeza;
• Reconhecer diferentes movimentos presentes no mundo natural e nas construções humanas;
• Utilizar o princípio da conservação da energia mecânica em situações reais;
• Identificar o comportamento de um sistema hidráulico, segundo os conceitos de pressão e o princípio de Pascal;

• Reconhecer o processo de transformação dos materiais pro meio de observação de eventos do cotidiano;

• Reconhecer que as transformações envolvem troca energética, alterando ou não a mudança no estado físico dos corpos envolvidos;
• Relacionar a transformação dos materiais do cotidiano com suas propriedades;
• Diferenciar reações químicas rápidas ou lentas, em situações do cotidiano;
• Reconhecer a importância dos gases para os seres vivos, seus efeitos na atmosfera e os principais problemas gerados para o meio ambiente;
• Explicar o comportamento dos gases, com base em gráficos do comportamento de suas variáveis.

SEBASTIÃO LOURENÇO DE SOUZA

BRASÍLIA - DF