ARTIGO SOBRE O IMPACTO DA COCA-COLA NO PÚBLICO JOVEM DA SOCIEDADE ATUALNA CIDADE DE CEILÂNDIA-DF

ARTIGO SOBRE O IMPACTO DA COCA-COLA NO PÚBLICO JOVEM DA SOCIEDADE ATUAL NA CIDADE DE CEILÂNDIA-DF

O presente artigo trás como ponto de partida uma abordagem investigativa por meio da problematização da realidade onde o principal foco foi delimitado pelo estudo do impacto da marca Coca-cola enquanto produto consumível nos aspectos biológicos e sociais na vida dos estudantes do ensino médio deste estabelecimento de ensino.
A investigação abarcou conteúdos ligados às disciplinas de Sociologia, Química, Matemática e Biologia, mesclando interdisciplinarmente a área de Ciências da Natureza com a área de Ciências Humanas.
Neste contexto, o objetivo geral do estudo foi o de oportunizar uma investigação sobre os impactos: químicos do componente da Coca-cola no desenvolvimento e no metabolismo do corpo humano, reações e manifestações químicas e de seus elementos; e no que diz respeito ao seu sistema de produção, distribuição e consumo dentro do modo econômico capitalista de produção. Especificamente a proposta também objetivou:
- subsidiar para uma compreensão sobre o modo de produção capitalista e seus elementos;
- promover uma melhor compreensão dos elementos químicos e suas dinâmicas de composição e recomposição;
- oportunizar a utilização de conhecimentos matemáticos na leitura de gráficos, cálculos aplicados ao setor econômico, raciocínio matemático aplicado à compreensão dos vetores biológicos da dinâmica do desenvolvimento humano;
- permitir o desenvolvimento da necessária capacidade de investigação enquanto fomentador para o desenvolvimento metacognitivo.
É notória a apresentação de artigos e estudos científicos em que o objeto de consumo Coca-cola é alvo de investigação. Neste sentido existem hipóteses que são levantadas quanto ao processo de descalcificação que o produto pode incorrer no organismo humano, o excesso de açúcar ou sódio em suas composições, bem como do impacto sócio-comportamental em que a mesma propicia. Neste contexto, os questionamentos propostos pelos próprios alunos foram:
- O que acontece com meu corpo se ingerir uma quantidade permanente e periódica do produto?
- Como funciona a indústria e o comércio do produto e como alcançou tamanho sucesso econômico?
- Quimicamente, como é feito o produto?
- Quais os danos à saúde provocados pelo produto?
- Por que o produto está associado à felicidade?
A pesquisa será iniciada por meio da revisão de literatura acerca do produto e dos conhecimentos associados sobre o mesmo, definido da seguinte forma:
a) Química: conhecimento da tabela periódica e das ligações entre os elementos químicos;
b) Biologia: fisiologia do corpo humano e a atuação dinâmica dos elementos no corpo;
c) Matemática: leitura e interpretação de gráficos e dados;
d) Sociologia: modos de produção – sistema capitalista de produção; percepção da realidade econômica em sua macroestrutura.
Foram selecionados dois artigos científicos retirados da rede scielo de artigos científicos cuja temática foi a interferência de refrigerantes e produtos correlacionados no corpo humano e na estrutura social.
A partir das leituras, cada professor organizou pra trabalhar seus respectivos conteúdos de forma a integrar o conhecimento.
Neste meio termo, os professores organizaram experimentos de forma a demonstrar em laboratório (mesmo que improvisado) a ação do produto no corpo humano ou em outras estruturas orgânicas.
Ainda sobre o tema, foi organizada uma visitação à fabricante e distribuidora central do produto na cidade. Esta visitação havia previamente sido agendada e contou com guia para orientação e verbalização das propostas, objetivos e produtos da empresa. Os alunos puderam observar, entre outras coisas, o processo de limpeza e engarrafamento do produto, os mecanismos de produção e distribuição, bem como tirar dúvidas sobre elementos como propaganda, marketing e merchandising.
Realização de momentos de apresentação das observações, levantamento de novas dúvidas, conversas sobre o modelo econômico em vigência e conclusões.
O conhecimento foi aplicado no processo de aquisição do mesmo, na forma de produções escritas (artigos e redações), bem como na observação da apropriação de conceitos fundamentais no desenvolvimento das teorias particulares. Por fim, os artigos produzidos em grupo mais relevantes e completos formaram uma pequena revista de produção e acesso aos alunos da escola.
O cronograma para desenvolvimento da atividade por completo é de duas semanas, dentro do processo de semestralidade (quatro aulas das disciplinas por semana). A avaliação se deu por meio das apreciações qualitativas e quantitativas das participações e produções. A partir dos resultados obtidos no projeto, novos questionamentos surgiram e merecem atenção: o impacto de balas e chicletes na constituição corporal do jovem; e profissões ligadas ao modelo econômico capitalista; foram exemplos de solicitações para novas pesquisas.