Água, sem ela não se vive

Percurso Investigativo
Título: Água, sem ela não se vive.
Autores: Professores CEd 01 RF II

1. Objeto de estudo
Caracterização da situação problema: A água em seu estado natural
Por quê: A dificuldade de se manter a qualidade e quantidade adequada para a demanda do Riacho Fundo II e do DF como um todo, que se aproxima de 2,6 milhões de habitantes.

2. Problema I: desmatamento pela ocupação desocupada.

Problema II: contaminação do esgoto

Problema III: o assoreamento do córrego

3. Desenho do plano de investigação

Como vou solucionar o problema? Que práticas serão desenvolvidas para os problemas?

I) Fazer um estudo sistemático das bacias e sub-bacias hidrográficas do DF; Fazer um estudo do PDOT e sobre o impacto da poluição, em especial o esgoto, sobre o meio ambiente.

II) Visita pedagógica ao córrego RF desde a nascente até o Lago Paranoá, em pontos estratégicos. Registrar em imagens e vídeos. Os pontos serão identificados por GPS.

III) Reunião entre os alunos e professores onde serão discutidas as estratégias para a resolução dos problemas encontrados. (supostos problemas encontrados: desmatamento, assoreamento e lixo) (supostas soluções: panfletagem com moradores, plantio de mudas, palestras com o IBAMA e a comunidade)

IV) Execução das ações planejadas pelos alunos e professores, em um dia letivo temático, usando a data 05 de maio, o dia mundial da água.

V) Exposição do material coletado e retratado e das ações implementadas que obtiveram êxito.

 

4. Como se enquadra o objetivo de estudo nos conteúdos programáticos do ensino médio? Em que ano?

Este projeto deve ser aplicado no 1º bimestre, em consonância com o dia mundial da água. As disciplinas em um trabalho multidisciplinar entre diversas disciplinas. Em biologia podem ser trabalhados os temas Educação Ambiental e Ecologia (3º ano) e Morfologia e Fisiologia dos vegetais caracterizando e identificando a fauna e flora do cerrado (2º ano). Para Sociologia podem ser trabalhados os processos físicos criando estratégias para contribuir a conscientização dos indivíduos a respeito do meio ambiente e sobre a responsabilidade no consumo dentro do meio social e ambiental, com enfoque na sustentabilidade (todas as séries do ensino médio). Artes trabalhará juntamente com Física no 2º ano do EM, utilizando-se de técnicas de iluminação e fotografia, bem como os efeitos fisiológicos das cores, texturas. A disciplina de Artes trabalhará também com todas as séries, as possibilidades imaginativas e criativas. Física trabalhará os temas de queima calórica em conjunto com condicionamento aeróbico juntamente com Educação Física em todas as séries. Isoladamente com os alunos de primeiros anos, serão trabalhados os conceitos de continuidade de fluidos e vasos comunicantes e capilaridade. Química se responsabilizará sobre o estudo do pH junto com a relação da oxigenação da água com o professor de biologia e os alunos do 2º ano. Neste ponto podemos aliar a este projeto o projeto do GDF de utilizar carpas para a limpeza dos riachos e córregos do DF. Geografia poderá utilizar o estudo sistemático de bacias hidrográficas e mananciais, bem como o uso dos dados de GPS coletados. A disciplina de matemática entrará como suporte para os cálculos a serem executados.

Observaremos a aplicação do conhecimento com a elaboração de relatórios pelos alunos contendo as informações coletadas, analisadas e associadas entre o conhecimento prévio e o adquirido.

Relatório da execução da pesquisa

Fontes bibliográficas
http://www.achetudoeregiao.com.br/df/riacho_fundo_II.htm
http://adolphofuica.blogspot.com.br/2010/06/corrego-riacho-fundo-pede-so...
http://www.sedhab.df.gov.br/desenvolvimento-urbano/gestao-da-informacao-...
https://www.google.com.br/maps/@-15.9251531,-48.006999,5947m/data=!3m1!1e3

Problematizamos  diante das imagens e pesquisa do assunto
GoogleMaps
Proposta do PDOT

Imagens consultadas
Mapas

2 ) Material tecnológico
Foi utilizado 3 computadores  e a rede wifi da escola

3) Tempo gasto :
Inicio da pesquisa 13h
Término: 16h30

4)Organização do grupo:
Foi lida a proposta pela orientadora Joelma sobre a pesquisa, a ser trabalhada em grupo.
O grupo decidiu discutir em conjunto, de forma coletiva e interdisciplinar , passando por tópico á tópico da proposta até o termino do trabalho.