Água: pense, nisso!!!

Programa Nacional do Ensino Médio-PNEM
CEF 213 de SANTA MARIA-BSB-DF - Equipe de Códigos e Linguagens
Cursistas:  Cláudina  Braz, Erb Cristóvão, Francisco  Ferreira, José  Reis, Marize  Amaral e Marta Marra
Atividade do Caderno III-Ciências da Natureza

Título:Água: Pense, nisso!!!Do Corpo ao Planeta.

1. Conceitos Fundamentais:

Arte: Pensar a água de uma maneira socioambiental, ou seja, integrada a um bojo de relações;

Educação Física: Tratar a água como combustível essencial ao corpo e com qualidade;

Língua Portuguesa: Incentivar as inter-relações do tema água com o ente consumidor e fazedor de injunções na sociedade;

Língua Inglesa: Pensar a água como instrumento de debate do homem poluidor com o ethos .

2. Identificação de conceitos comuns:

Nas inter/intra áreas do conhecimentos citadas acima optamos por usar um conceito da Teoria do Equilíbrio Geral que é um ramo da teoria  microeconômica. A mesma trata de dar uma explicação global do comportamento da produção, o consumo e a formação de preços em uma economia com um ou vários mercados. O equilíbrio geral tenta dar uma explicação do particular ao geral (bottom-up) que é o que nos interessa trabalhando a água desde o corpo até o globo.

3. Propostas de contextos  problematizadores que mobilizaram os conceitos:

Nesta perspectiva  da Teoria do Equilíbrio: do particular para o geral optamos falar separada mente mas entremeado do tecido do corpo, do bairro, da cidade do país e do globo como um catalisador de uma grande área do conhecimento que é o equilíbrio da espécie humana e o seu principal ingrediente para sobrevivência –a água.

EDUCAÇÃO FÍSICA ( Cláudina Braz )
 
Importância da hidratação (água), durante a atividade física o corpo humano possui um percentual de 60% a 75% de água (pessoa adulta).

É o nutriente mais importante e abundante no corpo humano, pois não estocamos água no nosso organismo, precisando repor diariamente.

A quantidade de água no organismo humano varia em função da idade, do sexo e da quantidade de tecido adiposo que a pessoa possui.

A água desempenha funções essenciais na nossa vida:

- fundamental para os processos fisiológicos de digestão, absorção e excreção;
- transporte de nutrientes para as células;
- regula a temperatura corporal;
- desempenha papel importante no sistema circulatório;

         
O nosso corpo elimina diariamente em condições normais em torno de 2300 ml de água.

A melhor forma de repor a quantidade de água perdida pelo organismo é através da ingestão de água pura.

   Devemos ingerir em torno de 2 a 3 litros de água diariamente, apesar da água também estar presente naturalmente nos alimentos, e aumentar a quantidade em situações especiais como calor e exercício físico intenso.

  Antes do treino e a cada 20 minutos ou 3 km durante o treino, devemos ingerir 200 ml de água.

Fatores que aumentam a necessidade de água:

-consumo de álcool e cafeína;
- ambientes com ar condicionado ou aquecidos;
-verão;
-uso de diuréticos;
-diabetes;
-indivíduos muito jovens (crianças) ou muito idosos;
Sinais de desidratação: boca seca, lábios rachados, urina escura, e de forma mais severa, letargia e confusão mental.
A sudorese é uma resposta termorreguladora que varia de acordo com a intensidade do esforço, a temperatura e a umidade.
Uma hidratação não adequada pode levar à desidratação, a qual acarreta sérios danos à saúde como:
- Aumento da frequência cardíaca e diminuição do rendimento cardíaco;
- Sintomas gastrointestinais;
- Diminuição da pressão;
- Diminuição da capacidade anaeróbica;
- Diminuição da resistência muscular;
- Diminuição da potência aeróbica máxima;
- Diminuição da capacidade de trabalho;
- Alteração da performance.

L.E.M. – Inglês ( Erb Cristóvão e José Reis)

WATER POLLUTION

WHAT ARE THE DANGERS

OF WATER POLLUTION?

Virtually all types of water pollution are harmful to the health of humans and animals. Water pollution may not damage our health immediately but can be harmful after long-term exposure. Different forms of pollutants affect the health of animals in different ways:
Heavy metals from industrial processes can accumulate in nearby lakes and rivers. These are toxic to marine life such as fish and shellfish, and subsequently to the humans who eat these animals. Heavy metals can slow development; result in birth defects and some are carcinogenic.
Industrial waste often contains many toxic compounds that damage the health of aquatic animals and those who eat these animals. Some of the toxins in industrial waste may only have a mild effect, whereas others can be fatal. They can cause immune suppression, reproductive failure, or acute poisoning.
Microbial pollutants from sewage often result in infectious diseases that infect aquatic life and terrestrial life through drinking water. Microbial water pollution is a major problem in the developing world, with diseases such as cholera and typhoid fever being the primary cause of infant mortality.

 

 De acordo com o texto WHAT ARE THE DANGERS OF WATER POLLUTION? Julgue as alternativas a seguir em C para CERTO ou E para ERRADO. Nas alternativas consideradas ERRADAS sublinhe o erro e “REESCREVA” a alternativa de modo a torná-la CORRETA.
1. C(  )  E(  )    A contaminação das águas pelo lançamento clandestino de esgoto não representa um problema grave de saneamento básico nos países subdesenvolvidos.

2. C (  ) E (  )   Os metais pesados provenientes dos processos industriais são rigorosamente despejados em locais apropriados, o que impossibilita a contaminação de seres vivos.
3. C (  ) E (  )  Grávidas  que  consomem  com   frequência  peixes contaminados com metais pesados tóxicos colocam em risco a vida ou a saúde futura dos bebês.
4. C (  ) E (  )   Disfunções sexuais, redução das defesas naturais do corpo humano e intoxicações são apontadas como possíveis consequências ocasionadas pelas toxinas industriais lançadas nas águas.

Think about it!

Língua Portuguesa ( Marize Amaral e Marta Marra)

Disciplina: Língua Portuguesa

Estudo do texto  injuntivo

 Objetivo
Levar o aluno a identificar, analisar e relacionar o texto injuntivo a situações de produções  discursivas presentes no cotidiano (campanhas de proteção ao meio ambiente, orientações para economizar água e a não poluição).

 Atividade

Interpretação de charges, com julgamento dos itens em certo ou errado, culminando em produção textual.

 Avaliação

A avaliação consistirá da criação de campanhas educativas relacionadas ao consumo de água e proteção ao meio ambiente que serão apresentadas à turma em data a ser determinada.

A partir de charges pensar nas reflexões injuntivas com os alunos de EJA

Arte ( Francisco Ferreira)
Arte: Pensar a água de uma maneira socioambiental, ou seja, integrada a um bojo de relações sociais e de equilíbrio com o planeta; quanto mais se pensa globalmente, mais se deve equilibrar localmente.

PENSAR LOCALMENTE:
Composição fotográfica dos três estados físicos da água na natureza: líquida no oceano e nas gotículas das nuvens, sólida no gelo e gasosa no vapor de água na atmosfera (invisível). 
PENSAR LOCALMENTE:

O ciclo da água mudou;
A condensação mudou;
A evaporação aumentou;
O ciclo mudou e o homem não.

PENSAR PARTICULAR:

Para mais de 750 milhões de pessoas, a falta de água potável ainda é uma realidade, como no Distrito de Meatu, no norte da Tanzânia.

PENSAR MICROECONOMICAMENTE

Quando:
 Desperdiçamos água na pia;
 Ao escovarmos;
 Ao tomarmos banho;
 Ao lavar o carro ;
 A calçada.
Não é pensar do particular para o geral, por que você desperdiça hoje sem pensar em si e no outro de amanha.
Pensemos , nisso!!

“As mudanças climáticas são, na verdade, uma questão importante, mas precisa de ser visto no contexto dos muitos outros desafios globais, que afetam os recursos hídricos, tais como crescimento populacional, a urbanização e o uso e ocupação do solo. Adaptação é vital, mas temos de nos adaptar a toda a gama de fatores, com destaque para os recursos hídricos, e não incidir sobre as alterações climáticas induzidas pelo homem, obriga à exclusão de tudo o mais “, diz Oliver Brown do Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (International Institute for Sustainable Development IISD http://www.iisd.org/ ).

O equilíbrio do Planeta Terra depende de nossas ações hoje!

       Esse é o debate através da Arte - com imagens e símbolos em sala de aula com os alunos e fazendo com que levem reflexões para seus corpos, casas, bairros, cidades, países e planeta... Pois uma decisão individual pode acarretar em um desequilíbrio real da Comunidade Global.