Água: Desafios da Sociedade

TEMA:   ÁGUA: Desafios da Sociedade
          A temática é das mais oportunas. A água – assim como o ar e a terra – é um elemento essencial para a vida no Planeta e um símbolo eivado de significados filosóficos, presentes inclusive nos mitos de criação de todos os povos.  Esses elementos, tanto no campo físico como no simbólico, interagem de forma absolutamente coesa, tecendo os diferentes habitats e definindo as espécies animais e vegetais que os povoam. Apesar de a água ser um elemento essencial para a vida do planeta,  o modelo de desenvolvimento econômico no país vem colocando essa riqueza em risco. Em todas as regiões podemos encontrar sinais de que a água está acabando. Portanto, é muito importante ampliar a consciência de todas as pessoas sobre o valor de um ambiente equilibrado. Nesse contexto, incitar o nosso aluno a pesquisar sobre a água é, antes de tudo, chamá-los a refletir sobre os seus significados, suas múltiplas utilizações, suas incríveis interações com outros elementos vitais que criam condição para a vida.
          A provocação adicional da água como “desafio da sociedade” também transmite uma ideia importantíssima. Instiga-nos a pensar em nosso compromisso para com esse elemento, seja no que se refere às diferentes formas de sua utilização ou aos cuidados que devem ser tomados para a sua preservação e proteção.

 

 

BREVE HISTÓRICO
           É preciso evitar o racionamento de água em períodos de estiagem e racionalização da ocupação do solo, os assentamentos, os condomínios irregulares e as invasões que estão localizadas nas áreas de recarga de água que abastecem o lençol freático do Distrito Federal.
          Nessas regiões do Distrito Federal, o lençol freático se encontra em média  a 3 metros de profundidade, onde  afloram as nascentes, por conta da ocupação desordenada,  está desaparecendo no período de estiagem. Esses condomínios são abastecidos por cacimbas ou cisternas que captam a água desse lençol.
          Isso representa um grande problema à saúde pública e ao meio ambiente, pois os terrenos são fragmentados e as cacimbas e cisternas são contaminadas por coliformes fecais por serem construídas próximas às fossas, contaminando assim, todo o lençol freático e prejudicando toda a população do DF.
É preciso explicar aos alunos sobre o ciclo da água: Reciclagem Vital

 

 
    Para garantir o compartilhamento livre, igual e comum, se as atividades humanas competem pelos recursos hídricos numa crescente diversidade de usos, para saber decidir quais as prioridades, para saber como garantir o acesso dos que não têm voz política, para saber como garantir qualidade e quantidade suficientes para todos, incluindo os animais e as plantas nativo e enfim, para saber como tirar lições da imensurável e bem-sucedida história da água e aplicá-las à breve história do homem, é preciso conhecer e respeitar a Declaração Universal dos Direitos da Água

PROBLEMATIZAÇÃO:
• Controle do governo – fiscalização e licenciamento dos recurso hídricos;
• A exploração irracional da água;
• Risco de secar as fontes de água;
• O número de condomínios irregulares, a população que é abastecida pela água subterrânea e utilizam fossas no Distrito Federal e
• O número de poços ilegais que existem, não só nos condomínios irregulares, mas também os clandestinos que existem no centro e nas regiões administrativas do DF.
•  Como garantir o compartilhamento livre, igual e comum, se as atividades humanas competem pelos recursos hídricos numa crescente diversidade de usos;
• Como decidir quais as prioridades;
• Como garantir o acesso dos que não têm voz política;
• Como garantir qualidade e quantidade suficientes para todos, incluindo os animais e as plantas nativas;

SUGESTÕES PARA SOLUÇÃO

• Legalizar a reciclagem de captação da água da chuva para o comércio de veículos ou plantas, estabelecimentos públicos como, escolas e hospitais. Isso evitaria os poços nos centros urbanos e combateria as ligações clandestinas.
• A racionalização da água através de pesquisas estatísticas realizadas em cada região administrativa do Distrito Federal.
• Essa pesquisa levaria em conta o nível sócio-econômico de cada região e qual o consumo médio de água de cada família.
• Compreender as possíveis políticas já existentes de conscientização em relação ao racionamento de água e aplicá-las.
• Utilizar-se do desvio padrão para estipular bônus às famílias que mais economizarem água e ônus para os que tiverem um maior consumo ( podendo ser no IPTU ou na própria conta de água)
• Legalizar os condomínios e investir em infraestrutura.
• CAESB. Fiscalização dos recursos hídricos para quem desrespeitar as normas de construção dos poços e licenciamento para quem estiver regular.

FUNDAMENTAÇÃO (CONTEÚDO)

Geografia:  Bacias hidrográficas, as áreas de recarga, quantidade de poços artesianos – racionalizar, mapa geográfico das regiões mais atingidas, tanto pela estiagem quanto pela contaminação do lençol freático, climograma e áreas de preservação.

História:  Histórico da mudança da capital para o Distrito Federal – Brasília, Histórico da origem dos condomínios irregulares e manutenção dos corpos hídricos.

Filosofia: O equilíbrio entre o homem e a natureza.

Sociologia:  Políticas Públicas: ( Regras para abrir ou regularizar um poço artesiano ), conscientização do uso sustentável do solo ( impactos ambientais ), ocupação do solo – invasão e exclusão social e saúde pública.

Português: Produção de textos (relatórios). Redação oficial, gêneros textuais e etimologia das palavras.
Química:  Solos e tabela periódica ( minerais presentes nos solos pesquisados e sua relação com o PH e poluição. Análise da água (Físico-química e bioquímica). Reciclagem
Matemática: Gráficos, função, estatística e porcentagem.
Física: Hidrostática, energia e calor, eletricidade.
Biologia:  Ecologia, cadeia alimentar, doenças, animais (classificação das espécies), seleção natural ( poluição relacionada à sobrevivência).
Artes:   Fotografia, reutilização de materiais.

CONCLUSÃO

          Através da união  das ciências humanas, exatas e linguagens bem consolidadas por meio de uma proposta de estudo da água prevista no PPP e portanto, no conteúdo do Ensino Médio, obteremos subsídios para as análises, do consumo sustentável dos recursos hídricos do Distrito Federal, levando em conta também, o ciclo hidrológico.
          Saberemos a quantidade de água proveniente das chuvas, (pluviometria) que pode ser utilizada sem que ocorra prejuízo para as reservas naturais de água.
          Portanto, o estudo estatístico dos problemas elencados, fornecerá elementos determinantes para compreender quais as regiões, estabelecimentos, instituições ou logradouros, podem ser aplicadas políticas públicas de sustentabilidade, em relação à capitação da água de chuva, ao impacto econômico e ao uso racional do lençol freático do Distrito Federal.

Fontes deste trabalho: Discussões nas coordenações e cadernos do prêmio jovem cientista 2013.