A água como temática relevante para a realidade

ATIVIDADE DO CADERNO III - CIÊNCIAS DA NATUREZA

Nesta unidade realizamos uma discussão sobre ciência e a forma como a mesma se materializa nos currículos e cotidiano das escolas. Apresentamos algumas propostas de abordagens pedagógico-curriculares da área e alguns exemplos de como os componentes curriculares podem se organizar - por meio de planejamentos individuais ou interdisciplinares - de acordo com os direitos à aprendizagem dos estudantes.
    Sugerimos que você, e seu grupo de colegas da área, definam uma temática relevante para sua realidade, escolham uma das abordagens apresentadas e planejem uma unidade de ensino envolvendo os componentes curriculares da áreas de maneira interdisciplinar.

RESPOSTA:
    Em virtude de meu grupo de colegas não terem se interessarem em realizar a tarefa em grupo, resolvi realizá-la de modo individual. O tema escolhido foi a questão da água. Trabalhar pedagogicamente com alunos no dia a dia da suas realidades intra e extra escolar é mostrar-lhes em Âmbito interdisciplinar que a água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população. A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula, fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais. Isso porque, ao mesmo tempo em que os rios, riachos e córregos alimentam uma determinada represa, por exemplo, eles também podem trazer toda a sorte de detritos e materiais poluentes que tenham sido despejados diretamente neles ou no solo por onde passaram.

Trazendo para minha disciplina escolar( Educação Física) preocupei-me em formatar uma abordagem pondo a água como algo vital e saudável para o nosso organismo e daí importância da água:

● A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonais, enzimas e células sanguíneas.

● A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muito substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.

●Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas.
● A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.
● A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.