Afrodescendentes e prováveis doenças (glaucoma e câncer de próstata)

PERCURSO INVESTIGATIVO
TÍTULO: Afrodescendentes e prováveis doenças (glaucoma e câncer de próstata)
AUTORES: Professores do noturno do CEM04 de Ceilândia (EJA e Regular)
Os problemas são o acesso à saúde e probabilidade de descobrir a cura de doenças comuns aos afrodescendentes e os subproblemas são condições de vida da maioria dos afrodescendentes e Conhecimento e acessibilidade ao Sistema Único de Saúde (SUS)
Em relação ao desenho do plano de investigação
Vamos solucionar os problemas com campanhas comunitárias para conscientizar a população alvo na prevenção de doenças comuns à etnia. Desenvolveremos as seguintes  práticas: documentários, pesquisas de campo, folders e panfletos, para os problemas; e  para os  subproblemas ,questionário de pesquisa.
IV. O objetivo de estudo se enquadra nos conteúdos programáticos do ensino médio nas 
1ª, 2ª e 3ª séries  porque boa parte da população brasileira é afrodescendente, portanto, todos devem ter acesso ao conhecimento de prováveis casos de doenças, ainda jovens. Assim, há possibilidade de prevenção.
V. Execução prática do plano de investigação
Assim, colocaremos o plano em ação:
• Dados estatísticos a partir de entrevistas e análise dos dados obtidos nas aulas de Matemática;
• Produção de vídeos nas aulas de Arte;
• Análise de letras de música e de múltiplos textos que mostrem a história dos negros no Brasil, em Língua portuguesa, Geografia e História;
• Correlação entre o glaucoma e os conteúdos: pressão ocular, ótica da visão e conceitos de pressão, nas aulas de Física;
• Produção de folders e panfletos nas aulas de Educação Física nos quais são evidenciadas algumas atividades que podem prejudicar ou agravar o problema do glaucoma;
• Leitura, estudo e debate do texto: Melanina a molécula do preconceito; a posteriori, produção de desenho animado sobre o tema em questão, nas aulas de Química;
• Experimentação para a identificação da vitamina C nos alimentos, considerando Linus Pauling e a Vitamina C, com vistas à prevenção do câncer, em Química; e
• Pesquisa em grupo e apresentação de seminários  como investigação para  a situação-problema: Cafeína prejudica os olhos? Sob a orientação dos docentes de Química
     VI. Interpretação e avaliação dos resultados versus processos
   Temos apenas expectativas.