Abastecimento de água em Planaltina

I. Objeto de estudo (caracterização da situação-problema). Qual é: Água. O porquê: A possibilidade de desabastecimento da cidade. II - Problemas abordados no percurso investigativo: Problema 1: De onde vem a água que abastece a cidade de Planaltina? Problema 2: A cidade de Planaltina pode vir a sofrer o problema da falta de água? Sub (Problemas): O que pode ser feito para melhor aproveitamento da água? Sub (Problemas): Como promover a conscientização da população para o problema? III. Desenho do plano de investigação. Como vou solucionar os problemas? No geral: Realização de uma visita à uma estação de tratamento de água em Planaltina. Que práticas irei desenvolver para cada problema: Para o problema 1- Entrevistar o operador da estação para esclarecer a origem do abastecimento de água da cidade. Para o problema 2 (se houver): Investigar a possibilidade de desabastecimento de água. IV. Como se enquadra o objetivo de estudo nos conteúdos programáticos do ensino médio? Em que ano? 1º ano. Por que nesse ano? Multiletramentos, Ciência, Cultura e Ética: Cidadania e o cidadão no mundo e em sua comunidade. Multiletramentos, Tecnologia, Informação e Criatividade: Ação antrópica sobre o ambiente na perspectiva da sustentabilidade. V. Execução prática do plano do plano de investigação. Realização da investigação: Como? (Teórica e prática). Indique como pretende colocar o plano em ação (materiais que vai usar e procedimentos). Serão formados grupos de alunos para trabalho de campo, realização de entrevistas, seleção e análise de material bibliográfico e recortes jornalísticos para investigação e aprofundamento do tema. VI. Interpretação e avaliação dos resultados versus processos. Aprofundamento do conflito conceitual e processual. O objetivo da pesquisa é despertar no estudante um olhar investigativo perceptível, interligando conceitos da área de Ciências da Natureza com a realidade cotidiana proporcionando um avanço em sua aprendizagem e formação. Por meio de entrevista, de pesquisa bibliográfica, leitura de material jornalístico, entre outros, o aluno deverá formar e ampliar conceitos sobre o objeto de investigação, apresentar seu ponto de vista, argumentar e propor intervenções.