1ª atividade em grupo Reflexão em Ação do caderno 1- Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista-Paranaguá-PR

Orientador de Estudos: Luciana barcelos Santos
Professores participantes:
Adinei Correa Pires Frizzo
Adilson Cardoso Pires
Andreia Rodrigues Ribeiro
Emilye R. Silva
Gisele Patricia ignacio
Oriel da Costa Schneider

Quais os desafios que permanecem para o Ensino Médio na realidade brasileira e quais as possibilidades de explicação sobre eles.

Ao analisarmos a construção histórica do Ensino Público no Brasil, especificamente o Ensino Médio , percebemos que o acesso a essa etapa da escolarização nunca foi e nem é igualitário, nem universal, sendo permeado por diversos problemas sociais, econômicos e culturais.
Nessa perspectiva considera-se que ainda permanecem inúmeros desafios relevantes a essa etapa educacional, tais como; rotatividade de professores, devido a falta de  efetivação dos mesmo nas escolas; dificuldade de implementação de uma padronização curricular voltada para a formação humana integral dos alunos, deficiência na política pública voltado ao ensino e suas prioridades que tenha como objetivo a igualdade e universalização, pois é sabido que  há um enorme abismo entre as classes sociais.

imagem de Andréia Rodrigues Ribeiro

Primeiro encontro

Sou a professora Andréia R Ribeiro, sou pedadoga e também professora da disciplina de História. O nosso primeiro encontro foi muito bom, pois as discussões revelaram o quanto as situações, as dificuldades vivenciadas em sala de aula pelos professores são parecidas, ou seja, caminham na mesma direção. Assim sendo, os problemas no cotidiano escolar revelam o quanto a escola necessita tomar encaminhamentos reais, concretos para que os desafios encontrados nessa etapa escolar possam ser superados. Enfim, urge que a escola  planeje e estruture estretégias ações no Ensino Médio e para tanto o Curso poderá muito contribuir nesse sentido.

Vote neste Comentário