1964 – O golpe que marcou a ferro uma geração

Autor: Barnabé Medeiros Filho
Editora Nova Alexandria – São Paulo – 2014
http://www.novaalexandria.com.br

Resenha

Abrindo o cinqüentenário do golpe de 1964, este livro debruça-se sobre um período de nossa história fundamental à compreensão do Brasil de hoje. É um retrato da geração que cresceu e se tornou adulta entre dois eventos marcantes: a renúncia do presidente Jânio Quadros (1961) e o atentado a bomba no Riocentro (1981).
Contando passagens de sua vida, que se misturam à História do Brasil, o autor aborda tanto eventos políticos, quanto econômicos e culturais, mostrando panoramicamente o cenário em que sua geração se movimenta. É o Brasil da ditadura, das tentativas de resistência, da tortura e assassinatos. Mas também da minissaia, dos festivais de música, do cinema e teatro engajados. E ainda de grandes transformações econômicas, que incluem o “milagre econômico” e as obras do “Brasil potência”, seguidos pela crise da dívida e desemprego.

A narrativa é ágil, tensa, inquieta a ponto de, em alguns trechos, empolgar o leitor como se fora uma novela de ação. Jovens que desejem conhecer melhor esse período tão rico da história brasileira vão desfrutar este livro com curiosidade e prazer. Professores interessados em material paradidático certamente farão bom uso dele. Ao mesmo tempo, o texto traz revelações e interpretações que lhe conferem profundidade e mérito histórico, possibilitando um segundo nível de leitura do interesse de quem viveu e sofreu os anos da ditadura.
Leia trechos do livro em:  http://golpe1964.blogspot.com.br

Nora Krawczyk
Professora-doutora, Faculdade de Educação e membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas da Educação (GPPE)  da Unicamp

Comunidades: