13 inventores que você nunca ouviu falar (e as coisas que eles criaram e você usa)

por Luciano Ribeiro
em 25/11/2013 às 11:40 | Ciência e tecnologia, Cultura e arte, Listas, PdH Shots

Gosto de lembrar, volta e meia, que toda a estrutura que possuo ao meu redor, de energia elétrica ao serviço de saneamento, do computador no qual escrevo à guitarra que gosto de tocar quando chego em casa, teve o esforço e dedicação de alguém para que eu pudesse estar ali.

Todos as ferramentas e várias praticidades das quais fazemos uso tiveram a mente de alguém dedicada a chegar àquela solução.

Aqui vão 13 inventores que nunca ouvimos falar e as coisas que eles criaram e nós provavelmente usamos.

1. Clarence Birdseye — Comida congelada
Clarence Birdseye

 

Para fazer comida congelada, não basta só congelar a comida (sim, essa informação me surpreendeu muito). Clarence criou um método mais rápido, baseado em uma experiência que teve com os esquimós, que permitia que os alimentos mantivessem suas características de sabor e frescor. Seu trabalho, basicamente, foi de adaptar os métodos de conservação de peixe dos esquimós a vários outros tipos de alimentos.

Toda a indústria de alimentos congelados como conhecemos hoje se deve a essa invenção.

2. Samuel O’Reilly — Máquina de tatuagem elétrica
 

Não se sabe muito a respeito de Samuel O’Reilly, mas atribui-se a ele a criação da máquina de tatuagem rotativa.

O’Reilly começou a tatuar em Nova York em 1870 e administrava um pequeno estúdio de tatuagem por muitos anos. Sua máquina foi a primeira do tipo a operar com eletricidade e foi baseada no sistema rotatório desenvolvido por Thomas Edison.

3. Ermal “Ernie” Fraze — Sistema de abertura de latas de refrigerante e cerveja

Sabe o anel das latas de refrigerante e cerveja, que você automaticamente vai puxando e faz aquele sonzinho clássico? “Poc! Pshhh…”. Foi inventado por este cara chamado Ermal Fraze. Em 1959 ele criou o sistema e em 1965, mais de 75% dos fabricantes de bebida adotaram sua lata melhorada.

Agradeça, pois de outro modo, talvez sua cerveja estivesse um pouco mais distante de você.

4 e 5. Alfred Fielding e Marc Chavannes — Plástico bolha

Alfred Fielding e Marc Chavannes


Há alguns dias eu me mudei e, se não fosse por Alfred Fielding e Marc Chavanes, provavelmente, vários dos meus objetos estariam quebrados. A dupla foi responsável pela criação do plástico bolha. A ideia surgiu por acaso, enquanto eles tentavam fabricar um papel de parede feito de plástico. De repente, notaram que sua invenção servia melhor para empacotar coisas.

Não sei se eles também levaram em consideração o uso terapêutico do ato de estourar plástico bolha.

6. Garrett Morgan — Máscara de gás, chapinha, semáforo e mais
Garrett-A-Morgan

Garrett Morgan só teve o ensino básico, mas foi um inventor bastante prolífico. A máscara de gás, o sinal de trânsito e a chapinha de cabelo são algumas de suas invenções mais utilizadas.

Sua “máquina de respirar” teve um papel importantíssimo durante a crise do uso de gás tóxico na I Guerra Mundial e salvou incontáveis vidas.

7. John Walker — Fósforos

John Walker teria sido considerado um deus durante a era do fogo. Durante experimentos, Walker criou uma pasta que entrava em combustão quando esfregada em uma superfície áspera. Ele começou a fabricar fósforos em 1824, mas infelizmente nunca patenteou sua criação e Sir Isaac Holden ganhou fama sobre a invenção.

8. Mary Phelps Jacob — Sutiã

 

Mary Phelps Jacob desenvolveu o conceito do sutiã moderno em 1914, numa tentativa de criar uma peça que fosse mais confortável que os espartilhos usados na época.

Logo depois de inventar o sutiã, ela cansou de administrar sua fábrica e vendeu o negócio para a Warner Brothers Corset Company por 1.500 dólares. Nos trinta anos seguintes a empresa fez mais de 15 milhões à partir da invenção.

9. Dr. Charles Drew — Bancos de sangue
charles drew

O Dr. Charles Drew era um físico e pesquisador médico, descobriu uma nova maneira de processar plasma sanguíneo usado em transfusões. Suas descobertas levaram ao desenvolvimento de bancos de sangue.

10. Thomas Midgley Jr. — Gasolina com chumbo e CFC

Ok, não exatamente essas invenções foram a melhor coisa para a humanidade, já que há uma forte associação entre seu uso e o aquecimento global. Porém, em sua época, a gasolina com adição de chumbo ajudou a diminuir a detonação dos motores e o CFC fez funcionarem as nossas geladeiras por bastante tempo.

Thomas Midgley Jr., inclusive, morreu em decorrência do uso de uma de suas invenções. Enforcou-se no sistema de cordas e roldanas que inventou para apoiar seu corpo enquanto sofria de poliomielite.

11. Thomas Adams — Goma de mascar

Antes de chegar à goma de mascar, Thomas Adams tentou usar o chicle (um ingrediente da goma) em galochas, pneus de bicicleta, máscaras e brinquedos. Sempre com resultados ridículos.

Até que teve a brilhante ideia de colocar o material na boca e gostou do sabor. Nascia assim o chiclete.

12. Stephanie Kwolek — Kevlar

Stephanie Kwolek inventou o Kevlar, a fibra sintética super-resistente usada em coletes à prova de bala. Diz-se que o Kevlar é cinco vezes mais forte que o aço e exerce um papel essencial na segurança de soldados, policiais e até atletas de esportes extremos pelo mundo.

O material é usado hoje em cabos, esquis, raquetes de tênis, barcos, paraquedas, cabos de fibra-ótica e até veículos espaciais.

13. Pierre Lorillard IV — O smoking

A roupa mais formal e tradicional que um homem pode vestir. Para alguns, é um deleite, para outros a pior coisa que pode acontecer. Pierre Lorillard IV era um magnata do tabaco e foi o responsável pela popularização da vestimenta. Em outubro de 1886, o filho de Lorillard surgiu com um modelo de paletó “sem calda” e foi o responsável por nos condenar para todo o sempre ao traje.

Bônus: Tim Berners-Lee — A internet
Se você está lendo este texto, vendo fotos no Facebook enquanto vê vídeos no Youtube, é a este cara que deve agradecer. Tim Berners-Lee é nada mais, nada menos, que o inventor da internet.

E vocês, adicionam mais algum inventor foda, porém desconhecido, à lista?

Nota do autor: Vi a lista lá no Mashable.

LUCIANO RIBEIRO
Editor do PapodeHomem, ex-designer de produtos, apaixonado por ilustração, fotografia e música. Ex-vocalista da banda Tranze (rock’n roll). Volta e meia grava músicas pelo Na Casa de Ana. Escreve, canta, compõe e twitta pelo @lucianoandolini.

 

Comments

imagem de Heidimar França Machado

Ajuste.

A grande maioria das fotos não abriu. Copie novamente as URL das imagens e insira.

Acredito que irá solucionar.

 

Quanto ao texto, muito legal e extremamente informativo.

Vote neste Comentário