PROJETO: comunicação e interação COM os jovens do ensino médio em Fortaleza

Animando redes sociais na Escola Pública

1. TÍTULO


PROJETO: comunicação e interação COM os jovens do ensino médio Fortaleza

Coordenação local: Glória Diógenes

2. DESCRIÇÃO DO PROJETO

O PROJETO: comunicação e interação COM os jovens do ensino médio  nasce, segundo as palavras da sua coordenação nacional (UFF), trilhando os seguintes passos:

“O presente projeto é a segunda fase das ações de capacitação de estudantes e professores do Ensino Médio para a utilização de redes sociais e usos criativos de mídias, iniciadas no último trimestre do ano de 2011. As ações foram desenvolvidas pelo Observatório Jovem da UFF e Observatório da Juventude da UFMG, coordenadas, respectivamente, pelos professores doutores Paulo Carrano e Juarez Dayrell. O “Animando redes sociais na Escola Pública” se associa aos esforços de consolidação e ampliação do Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.uff.br/emdialogo). O portal é umas das três ações do Projeto Diálogos com o Ensino Médio, uma parceria do MEC com o Observatório da Juventude da UFMG e o Observatório Jovem da UFF.
O presente projeto é a segunda fase das ações de capacitação de estudantes e professores do Ensino Médio para a utilização de redes sociais e usos criativos de mídias, iniciadas no último trimestre do ano de 2011. As ações foram desenvolvidas pelo Observatório Jovem da UFF e Observatório da Juventude da UFMG, coordenadas, respectivamente, pelos professores doutores Paulo Carrano e Juarez Dayrell. O “Animando redes sociais na Escola Pública” se associa aos esforços de consolidação e ampliação do Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.uff.br/emdialogo). O portal é umas das três ações do Projeto Diálogos com o Ensino Médio, uma parceria do MEC com o Observatório da Juventude da UFMG e o Observatório Jovem da UFF.
Neste ano de 2012, os referidos observatórios reapresentam este projeto PROINFO buscando ampliar seu escopo territorial e institucional de forma a constituir rede de seis universidades públicas federais nas cinco regiões geográficas brasileiras e mais o Distrito Federal, a saber: UFF, UFMG, UFPA, UFC, UFRGS e UNB”.

Aqui em Fortaleza, através da coordenação da UFC, ele se reveste dos seguintes matizes. Pretende ser uma iniciativa de intervenção no campo da educação cultural em rede, de cunho artístico, tendo com foco de sensibilização os temas emergentes que permeiam aa vida cotidiana dos jovens educandos. Esse intento se utilizará de ferramentas metodológicas participativas das tecnologias de informação e comunicação, no âmbito de  práticas pedagógicas significativas, tendo como protagonistas estudantes e professores (de modo menos representativo) do ensino médio de escolas públicas. As atividades se produzirão por meio da realização de oficinas e composição de produtos de animação, esquete teatral e poesia falada; fundamentados todos na educomunicação . O projeto pretende mobilizar principalmente nos jovens suas diferentes percepções em relação à memória, à teia cultural do seu bairro, da sua cidade e do mundo que os rodeia; formando uma ampliada rede de saberes e práticas. A ideia é mobilizar, ainda mais no campo das juventudes, sentimentos de pertença traduzidos na pluralidade de signos culturais, aportados  e, continuamente, recriados através do Portal.

Os vetores que norteiam o projeto são: estímulo à criação coletiva, descoberta e compartilhamento de potenciais, expressão de si e multiplicação,  de elos sociais e promoção de autonomia. Como podemos ampliar o olhar para o que está acontecendo em nossa realidade histórica cultural, social, política, econômica e ambiental, e mais, tudo de forma sistêmica e integrada? Acreditamos que a comunicação cultural, juntamente com a ferramenta das tecnologias de informação e comunicação, possa se constituir na peça chave para o fomento  de fluxos de transformação social, cultural e de interação educativa no continente amplo das redes sociais.
O Projeto promoverá a construção da  tessitura de histórias (sempre no plural)  a serem compartilhadas  e recriadas coletivamente. Esta proposta de trabalho está direcionada no seguintes eixos:

Realizar palestras para compartilhar com os estudantes as linhas norteadoras do Projeto: O que é o Projeto Diálogos com o Ensino Médio? O que é o EMdiálogo? O que representa a Rede de Jovens Observadores das Escolas?
Debater sobre temas contemporâneos envolvendo práticas pedagógicas alicerçadas na dinâmica da leitura e produção de de imagens,  com a finalidade de abordar cenas primordiais de interesse e da vida dos educandos.

Capacitar educandos, por meio de oficinas da sensibilização, através da educomunicação. Produzindo com os grupos, a composição de um documentário audiovisual ou animação, uma esquete teatral e uma poesia falada, tendo por base a ideia, quase sempre propagada pelo rap, de fazer emergir crônicas e valores das culturas juvenis e das práticas educativas que se articulam nessas esferas.
( Daremos atenção aos flagrantes de situações inusitadas do cotidiano juvenil, aquelas permeiam seus práticas e  que por vezes permanecem invisíveis nos processos de aprendizagem).
Exibir, no final de 06 (seis) meses para a comunidade escolar, a depender do apoio das escolas envolvidas,  uma mostra do produto audiovisual, do esquete teatral e da poesia falada partilhada no Portal.
Fomentar a participação dos educandos no sentido de compartilhar e alimentar as comunidades temáticas - que forem sendo criadas nas oficinas -, no Portal Ensino Médio EMdiálogo.
Compartilhar as produções artísticas no Portal Ensino Médio EMdiálogo e nas redes sociais  do Orkut,  twitter e facebook.
Avaliar continuamente,  o processo da realização do projeto juntamente com os educandos e demais participantes envolvidos.

Como forma de fortalecer e valorizar o pensamento metacognitivo, bem como mediar interação entre educandos e o cotidiano, com ferramentas de tecnologias de informação e comunicação, o projeto busca disseminar a importância da interação social no contexto educativo no diálogo contínuo com as redes sociais.

3. OBJETIVOS

3.1. GERAL

Despertar o interesse e o envolvimento interativo da comunidade escolar, através da mobilização de memórias de vida, de códigos e experiências  culturais dos educandos por meio da sensibilização e do desenvolvimento de linguagens artísticas-tecnológicas, através de um  produto audiovisual (Aperta o play), de uma esquete teatral (ET)  e da poesia falada (PF). Dessa forma, gravitando no campo das práticas pedagógicas inovadoras, (considerando que a aprendizagem significativa depende da motivação intrínseca, na qual o próprio educando ativa seus sentidos e as potencialidades do seu corpo) o Projeto desenvolvido na região metropolitana de Fortaleza, visa o acesso à tecnologia, no processo de formação educativa, ampliando a visão do educando acerca de suas potencialidades e de suas possibilidades de atuação transformadora sobre o meio.

3.2. ESPECÍFICOS:

Reconhecer os interesses das comunidades escolares, através de pesquisas com os educandos em instituições públicas;
Capacitar educandos, através de oficinas de educomunicação e vivências artísticas de composição, interpretação, fruição, contextualização e técnica de criação;
Promover a formação poética, audiovisual e interpretativa e dos educandos;
Motivar o educando para a pesquisa interativa, incentivar a curiosidade, a desenvolver a imaginação e a percepção;
Programar, acompanhar e avaliar as ações que integram as atividades do projeto;
Reconhecer as possibilidades da linguagem artística e das tecnologias de informação e comunicação como atividade criadora de expressão e diálogo cultural;
Promover às atividades de desenvolvimento integrado a área artística cultural e tecnológica, a partir das ações da educação em audiovisual, literatura e teatro;
Estabelecer oficinas de audiovisual, teatro e poesia no processo de construção coletiva;
Promover oficinas de capacitação, como forma de contribuir para o aprimoramento cultural e humanista dos educandos;
Produzir um documentário audiovisual, um esquete e poesia falada em conjunto com os alunos de cada escola contemplada, com o intuito de identificar e comunicar a percepção dos estudantes em relação às vivências e partilhas na comunidade;
Realizar um evento para a comunidade escolar, visando a apresentação das produções artísticas e avaliação participativa do projeto;
Fomentar as temáticas do cotidiano debatidas nas oficinas, interagindo com as  redes sociais e alimentando o portal EMdiálogo. 

4. JUSTIFICATIVA

As justificativas para a realização deste projeto emergem a partir de três perspectivas: a primeira se refere a relevância de temáticas que dialoguem com a realidade dos estudantes de ensino médio, considerando que a ativação desse sentido de pertencimento pode contribuir significativamente para a formação de sujeitos potencialmente transformadores. A segunda se refere à constatação que a vida social está se transformando radicalmente, através das novas tecnologias e das novas maneiras de se ver e de se perceber o mundo. As informações digitais dominam o cenário social. Na atualidade a interatividade, a conexão virtual apresenta um potencial foco de experiências educativas tanto quanto a relação presencial. Desta forma, as tecnologias da informação e da comunicação se colocam como mais uma fecunda via para construção e ampliação da noção de sujeito e do seu campo de exercício de direitos. Como diz Manuel Castells, vivemos um mundo de um tempo intemporal e de lugares de fluxos, é primordial então alargamos também de espaço, de sujeito e de esfera pública.
O terceiro ponto que justificou o desenvolvimento do projeto, guarda um especial enfoque à linguagem audiovisual, da dramaturgia e da poesia na valorização dos fazeres e saberes próprios da prática dos educandos. É essa a paisagem que fertiliza as ações construtivas da arte, condensando dimensões físicas, sensoriais e estéticas amalgamadas no campo da cultura. A arte é uma linguagem cultural, congregando dimensões do simbólico e do imaginário, sendo assim é mais que artefato, produto é um modo de olhar e “fazer” o mundo.
Existem inúmeras formas de expressão cultural e as mesmas estão repletas de significados, de códigos, de subjetividades. Os seguintes passos foram traçados para o desenvolvimento do projeto: apreensão e desenvolvimento de sensibilidades na mobilização de novos olhares culturais; reconhecimento da imensa diversidade cultural no qual se está inserido; promoção da liberdade da imaginação, incentivo ao poder de criação e de recriação; expressão de pensamentos e sentimentos muitas vezes ocultados e desvalorizados no campo das experiências educativas; desmistificação de que a arte representa somente um dom e que pode ser praticada apenas por uma minoria de nossa sociedade; interação dessas ações aos conteúdos instituídos no plano de trabalho do projeto; valorização das características pessoais de cada educando; conhecimento da história de vida, promoção de interpretações criativas e do despertar do sentimento de potência de cada um dos envolvidos no processo.
Neste sentido, se tornam imprescindíveis ações que viabilizem a participação e valorização da comunidade para a manutenção do ambiente virtual EMdiálogo. Este  este projeto vem somar esforços à política educacional do nível médio na cidade de Fortaleza, e pretende semear propostas que a partir de capacitações,  a partir da educomunicação, possam gerar um produto a ser compartilhado e utilizado como recurso didático cultural, transdisciplinar e informativo. A internet é uma ferramenta que possibilita a visualização e um compartilhamento maior de informações e pode se tornar um instrumento de reforço para a educação, um material pedagógico voltado para a realidade dos educandos, na esfera da diversidade e promoção de direitos humanos.

Entendemos, por fim, que a educomunicação é fundamental e contribuirá no trabalho que o PROJETO PROINFO e seus parceiros, vem desenvolvendo, sendo a própria sociedade a principal beneficiada. A sensibilização movimentada por esse projeto, neste caminho, irá propiciar aos sujeitos envolvidos a percepção de que eles fazem parte do ambiente histórico em que vivem, proporcionando amplas articulações para que os interesses coletivos da comunidade encontrem vias de expressão e para que se  garanta a manutenção deste ambiente essencial à comunicação educativa.


5. PROPOSTA PEDAGÓGICA

A nossa linha de atuação pretende estreitar a relação e a vivência interativa com a comunidade de escolas públicas de ensino médio, trabalhando com os conhecimentos significativos, respeitando os saberes dos educandos - saberes estes socialmente construídos nas práticas comunitárias. Por isso, o projeto pedagógico de perspectiva construcionista, levará em conta os valores e sentidos do universo cultural dos jovens, permitindo a vivência com o repertório já existente, assim como  dilatação De novas possibilidades de expressão e de potencias de si e de percepção do outro.

6. METODOLOGIA

O projeto será realizado para 240 educandos na faixa entre 15 e 18 anos de idade.
O trabalho é desenvolvido dentro de uma visão transdisciplinar e que terá como tônica a colaboração partilhada.  Essas linhas serão articuladas de modo a gerar o encontro com os interesses dos educandos, através da arte em interação com as tecnologias de informação e comunicação, na expectativa da elaboração de uma criação coletiva, buscando o relacionamento harmônico com a natureza dos princípios propostos no Projeto PROINFO.
Durante o desenrolar das atividades os alunos serão acompanhados permanentemente pelos pesquisadores das respectivas oficinas e pela coordenação geral do projeto. O Projeto, em constante desenvolvimento, inclui nas suas iniciativas, interação mediada por meio de atividades presenciais e a distancia, fazendo com que os trabalhos sejam mais abrangentes nas suas realizações.
O projeto terá como público alvo 240 educandos de 10 escolas do ensino médio. A rotina do Projeto segue cronograma, assegurando atividades diversificadas.
O projeto busca promover o desenvolvimento local estimulando a intervenção coletiva dos educandos na realidade na qual estão inseridos, fazendo com que a comunidade atue como núcleo de mobilização social para a cidadania.

PROCEDIMENTOS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

Seminário de Alinhamento Pedagógico
A implantação do projeto contará com uma importante etapa. Trata-se do alinhamento pedagógico que será realizado com os educandos, comunidades contempladas e com os pais dos alunos beneficiados no projeto. Será o momento de afinar a proposta pedagógica, de modo que todos os agentes  tenham um melhor aproveitamento do conteúdo do projeto, contribuindo para que seus objetivos sejam atingidos.
Essa etapa será dividida em dois momentos. O primeiro logo no início do projeto e o segundo antes da apresentação do produto final. O primeiro momento terá como foco, o alinhamento conceitual com a apresentação dos objetivos do projeto e o estímulo a todos os envolvidos para a experiência educativa. Já o segundo momento será de avaliação do resultado, acolhimento de críticas e sugestões.
Entendemos que com esse cuidado o projeto será bem acolhido pela comunidade escolar, aumentando as suas possibilidades de ser bem sucedido em sua proposta pedagógica.

Pesquisa de Campo
Diagnóstico inicial, um debate sobre temas contemporâneos, próprio do universo das culturas juvenis.

Planejamento das Oficinas
Refere-se à análise dos dados levantados no diagnóstico inicial para a elaboração do roteiro.
Oficinas de sensibilização temática e educomunicação

O método tem como pressuposto o processo cognitivo focado na percepção, reflexão e ação. A proposta traz uma gama de atividades que preparam o participante com a finalidade de receber as informações dentro de um processo sistêmico de construção coletiva do conhecimento. Fundamentado no aprendizado sequencial, consistem em 03 oficinas de com 02 módulos cada.
Animação ou documentário, Esquete e Poesia Falada em Rede
Oficina em Laboratório de Informática, fomentando a participação dos educandos no Portal Ensino Médio EMdiálogo e nas redes sociais  twitter e facebook. 
Evento de lançamento e mostra do documentário à comunidade
Como etapa de avaliação coletiva, por meio de um convite formal, reuniremos as coordenações pedagógicas das escolas, os estudantes que representaram a comunidade escolar, os personagens entrevistados no documentário e os moradores locais para apresentar o audiovisual, a esquete e a poesia falada, realizando uma avaliação da atuação do Projeto, a fim de gerar demandas para que a comunidade dê continuidade.

Comunidades: