Educação digital

A presença cada vez maior da informática na educação mudou a maneira como se ensina e se aprende? A educadora Maria Helena Silveira Bonilla, da Universidade Federal da Bahia, fala sobre a influência da computação na área educacional.

 

Em entrevista a Fred Furtado, Bonilla diz que é muito difícil chegar a uma conclusão sobre se um elemento técnico – no caso, os computadores – tem o poder de melhorar ou piorar a complexa situação da educação no Brasil hoje.

O importante, na opinião da educadora, é saber em que medida os computadores podem transformar o processo educativo e levar a uma reflexão sobre o que estamos fazendo na área da educação no país atualmente. O computador por si só não teria esse poder de mudança, ele faria parte de um conjunto de medidas que são importantes para a educação.

Bonilla, que é membro do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia da UFBA, explica que o movimento de integração dos computadores na educação começou já na década de 1980. Mas, nos anos 1990, com o surgimento das redes digitais, o foco saiu do hardware, da máquina em si, e passou para as tecnologias digitais de forma ampla.

Hoje, não se fala mais na informatização da educação e sim na inserção dos alunos e dos professores nas redes de conhecimento. Passa-se, segundo a educadora, de um modelo individualista de aprendizado para um colaborativo.

Bonilla fala ainda sobre as vantagens da incorporação da tecnologia digital, o advento dos tablets e a moda atual entre as instituições de educação de oferecer esses dispositivos aos seus alunos.