CAMPANHA PUBLICITÁRIA ABORDA A HOMOFOBIA

Ao tratar das relações entre homofobia e identidade masculina, o sociólogo Daniel Borrillo mostra que ela funciona como um reforço para a manutenção dos valores do androcentrismo, uma vez que o repúdio - na forma de homofobia - pode recair também  sobre os heterosexuais que supostamente demonstrem pouca virilidade ou identidade com a expressão feminina. Essas atitudes são vistas como traição digna de censura e condenação. A homofobia - particularmente a masculina - desempenha a função de "policiamento da sexualidade" ao reprimir qualquer comportamento, gesto  ou desejo ultrapasse as fronteiras "impermeáveis" estabelecidas entre os sexos.

 O humor inteligente do video acima, parte de uma campanha publicitária, estrutura-se exatamente sobre essas questões.A leitura dos resultado de uma suposta pesquisa, afirmando que " de cada 10 homens argentinos, um é gay,"  desencadeia o pânico entre os rapazes  reunidos para o "ritual" de assistir ao futebol.

O material dá o que pensar sobre o estabelecimento de relações de amizade entre pessoas de diferentes orientações sexuais. É difícil fugir das das normas que regulam a sexualidade, parte indivisível de nossa herança cultural. Só educação e vontade pessoal podem mudar isso!