Você se considera um ciborgue?

cyborg.jpgObservatório da Juventude/UFMG e Portal EMdiálogo promovem roda de conversa sobre juventude e internet

 

As relações entre a juventude e as novas tecnologias vão ser tema de roda de conversa promovida pelo  Observatório da Juventude/UFMG e Portal EMdiálogo no dia 1 de outubro (quinta-feira), às 19 horas, no Auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação da UFMG, Campus Pampulha.

O pontapé inicial será dado pela doutoranda em Educação, Shirlei Rezende Sales, com a palestra “Juventude ciborgue: conexão entre Orkut e escola”.  O nome “ciborgue” revela as relações existentes entre o ser humano e a máquina, nesse caso, o computador. Shirlei explica que um ciborgue se configura na “'confusão' dos limites entre organismo/máquina, natural/artificial, natureza/cultura”.

Com a tecnologia à disposição, os jovens estão se tornando “ciborgues”, ao expandir seu círculo de amizades, ao criar comunidades virtuais e até mesmo no modo de se comunicar com os colegas, com o chamado “internetês”. A pesquisadora utiliza a rede de relacionamentos Orkut como exemplo: “o Orkut atravessa o currículo escolar e com ele compõe uma série de modos da juventude se comportar, produz uma gama de sentidos para a compreensão do mundo e atua nas maneiras da juventude se posicionar”.

O evento é voltado para professores e pesquisadores interessados no assunto e tem entrada gratuita. Compareça.

Comunidades: