Uniforme escolar - aquisição será debatida em audiência pública na terça-feira, em São Paulo

A compra de uniformes escolares para estudantes da rede pública será debatida em audiência pública nesta terça-feira, 10, às 9h, em São Paulo. Estarão reunidos representantes da sociedade da indústria têxtil e das secretarias estaduais e municipais de educação. O encontro será realizado na sede da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).

 “Vamos dar esclarecimentos sobre o processo de compras que pretendemos implementar, a contratação de fornecedores e as especificações técnicas dos uniformes”, afirma o diretor de administração e tecnologia do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Freitas. “Ao mesmo tempo, queremos receber subsídios para aprimorar tanto os uniformes quanto a licitação.”

Na primeira etapa da audiência, a equipe do FNDE vai detalhar as especificações dos uniformes, como tecidos e solado dos tênis, e do processo de concorrência pública. Para ampliar a participação dos interessados e as oportunidades a empresas regionais, a licitação será feita em lotes. A segunda etapa será reservada a perguntas e à apresentação de propostas. O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e seus laboratórios credenciados também participarão da audiência e, no processo de compra dos uniformes, vão conferir a qualidade do material fornecido.   O conjunto de uniformes para os alunos da educação básica é formado por camiseta, bermuda, calça comprida (jeans), camiseta regata, calção e bermuda de ciclista para educação física, agasalho de malha com capuz, boné, meia e tênis.