Sexualidade vira tema de blogs de alunos

sexualidade1.jpg A partir da observação do ambiente escolar, Luciana Maria Pinheiro Vieira, professora de biologia, resolveu criar um programa que discutisse a sexualidade com os alunos do Colégio Estadual Manuel de Abreu, em Niterói – RJ.

Há 24 anos trabalhando na rede estadual de ensino, Luciana notou que as meninas que engravidam enquanto ainda estão estudando têm o costume de se afastar da escola e não mais voltar.

O projeto chamado “Sexualidade de A a Z” foi implementado em 2009, porém, sua criação se deu no ano anterior. “Eu imaginei que uma vez que as jovens estão engravidando, elas também não estão se protegendo devidamente das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS”, conta a professora que criou o projeto.

A abordagem do tema sexualidade na escola niteroiense não se dá unicamente nas palestras de especialistas e horários definidos especificamente para o projeto, mas em aulas de diversas disciplinas. “A orientação sexual é um tema transversal e por isso deve ser abordado por todos os professores. Porém há uma preocupação muito grande em se passar todo o conteúdo das disciplinas e às vezes o espaço para diálogo fica prejudicado.” explica Luciana.

O tema "Orientação Sexual" consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais/Temas transversais e deve ser abordado por todas as disciplinas, entretanto, Luciana explica que há professores que não se sentem capacitados ou à vontade para abordarem o tema e que "isso pode ser facilmente entendido, tendo em vista uma construção histórica onde conceitos e pre-conceitos perduraram durante anos, é preciso desconstruir e reconstruir conceitos."

Com a interdisciplinaridade, diversos assuntos dentro do tema principal foram abordados durante as aulas. Na disciplina Matemática trataram de "Doenças sexualmente transmissíveis (dados estatísticos em Niterói)/ O corpo humano e os números", em História “A Sexualidade nas Diferentes Culturas”, em Geografia trabalhou-se com “Pirâmide Etária, Meio Ambiente e Populações”. Então surgiu, da Orientadora Tecnológica do colégio,  a idéia de reunir todo o conteúdo criado pelos alunos em diversos blogs. Foi organizado um concurso de blogs, entre todas as turmas participantes do projeto. Todos os blogs podem ser visualizados no endereço http://maratonacultural.spaces.live.com/ .

Além de Luciana, o projeto contou com a colaboração de outros professores dentro e fora da escola. A professora ressalta a importância de o profissional estar sempre atualizado e conta que pôde discutir o projeto que tinha em mente e ter subsídios para implementá-lo no curso de especialização em Políticas Públicas, que ela cursa na Universidade Federal do Rio de Janeiro.