Olimpíada de Astronomia vai levar vencedor aos EUA

astronomia.jpgNesta quinta-feira, 06/08, no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro, aconteceu o lançamento da Olimpíada Astronomia, projeto que será realizado pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com a Fundação Planetário.

A ação vai acontecer neste semestre e será dirigida aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino. O aluno vencedor vai visitar o Kennedy Space Center, em Orlando, Flórida. O objetivo da ação é incentivar os estudantes a desenvolverem o interesse e a paixão pela ciência e, em particular, pela astronomia.
 
Os estudantes vão participar de "quiz" composto por etapas online e presenciais, sendo a última delas no Planetário. Além da visita ao Kennedy Space Center, o primeiro colocado também vai conhecer o Museu Aeroespacial, em Washington. A viagem será organizada pelo Departamento de Estado do EUA.

Além da viagem para o primeiro colocado, os 100 finalistas vão receber telescópios que serão doados pela Sociedade Astronômica dos EUA, representada no lançamento pelo diretor-executivo da instituição,  Kevin Marvel. - São pequenos aparelhos que chamamos de Galileoscópios. Com eles, os estudantes vão poder fazer observações como as de Galileu Galilei - esclareceu ele.

O projeto tem a sua primeira etapa programada para setembro próximo e todas as informações sobre como participar serão disponibilizadas, a partir dessa data, no site http://www.conexaoaluno.rj.gov.br. O site também será um dos instrumentos de difusão de conteúdo do concurso.

Outras iniciativas

Através de um termo de cooperação firmado, em junho último, entre a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Planetário, cerca de 200 mil alunos da rede estadual de ensino vão visitar, até 2010, duas unidades da Fundação Planetário – na Gávea e Santa Cruz. O acordo prevê, ainda, a capacitação de mil professores para orientarem os alunos durante as visitas. Desde 1998, não acontece uma visita guiada de alunos de escolas estaduais aos espaços do planetário. De agosto de 2009 a dezembro de 2010, haverá um cronograma especial de atendimento.