Durante o Fórum de Educação Ambiental, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de 22 a 25 de julho, um grupo de jovens e comunicadores populares trocaram experiências sobre produções de mídia. Também há blogs e jornais feitos em sua escola?
As iniciativas relatadas no encontro estão relacionadas com o tema do meio ambiente e foram apresentadas na atividade chamada de Jornada de Educomunicação.
Os estudantes da Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges, de Campinas (SP), falaram ao grupo sobre o blog que construíram a partir de um projeto de educação ambiental – o Coeduca na Semeia. A Semeia é a Semana de Educação Ambiental realizada na cidade e os jovens realizaram a cobertura das atividades do evento.
Jovens de Arraial do Cabo (RJ) apresentaram o jornal O Cabistão, que tem como enfoque principal a Reserva Extrativista Marinha da cidade. O Cabistão também tem um blog na internet.
“Para mim foi uma realização muito grande e pude aprender muitas coisas, colocamos no blog, por exemplo, a receita para se fazer sabão e dessa maneira reaproveitar o óleo e não jogá-lo na pia da cozinha”, contou Kelen Cristina, estudante da escola Dr. Telêmaco e uma das autoras do blog.
Os estudantes da escola Dr. Telêmaco também criaram um outro blog sobre educação ambiental – o Educação Ambiental no Telêmaco.
Vídeo educativo mostra porque preservar os manguezais
Durante a Jornada de Educomunicação também foi apresentado o filme Não Mangue de Mim, produzido pelo Movimento Cultural Arte Manha – Cineclube Caravelas, da cidade de Caravelas, na Bahia. O diretor do filme, Jacó Galdino, também estava presente na jornada.
Com atores da própria localidade, o filme conta a história de como surgiu os manquezais com personagens da cultura afro-brasileira. O enredo continua a partir de um episódio no qual um empresário quer comprar as terras de um pescador nativo da região.
Educação ambiental no rádio
A jornalista Márcia Rollemberg, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, também relatou a experiência com escolas públicas do estado de produção de rádio na temática ambiental - projeto Nas Ondas do Ambiente.
Professores, estudantes e comunidade do entorno de escolas públicas na Baixada Fluminens, no Rio de Janeiro, criaram programas radiofônicos sobre o tema.