A equipe da pesquisa Diálogos com o Ensino Médio está no estado do Pará conversando com estudantes e professores das cidades de Moju, Santarém e Belém.
Na cidade de Moju, foram realizados dois grupos de diálogo com os estudantes do 3º ano das escolas estaduais Ernestina Maia e Lauro Sodré. Participaram jovens tanto residentes na cidade de Moju, quanto na zona rural do município. Também foi realizado um grupo de discussão com oito professores.
Em Santarém, a equipe também escutou professores e realizou quatro grupos de diálogo com alunos do 3º ano das escolas estaduais Álvaro Adolfo, São Felipe, Dom Tiago e Rio Tapajós. Estudantes da Escola Estadual Fernando Guilhon, localizada em Mojuí dos Campos, zona rural de Santarém, também participaram de um grupo de diálogo.
“Em Santarém, havia um clima de mobilização estudantil muito forte em função de reividicações acerca da infra-estrutura das escolas estaduais”, relata uma das pesquisadoras da equipe, Juliana Batista.
Já em Belém, ao longo dessa semana, serão realizados mais seis grupos de diálogo com alunos e um com professores das escolas Visconde de Souza Franco, Barão de Igarapé Miri, Aldebaro Klautau, Paes de Carvalho, Manoel de Moraes e Eunice Weaver.
A pesquisa no Pará também faz parte do projeto Diálogos com o Ensino Médio, no qual também está inserido o portal EMdiálogo. O objetivo é ouvir os jovens para saber como a escola contribui para o planejamento de suas trajetórias e, a partir daí, fazer um diagnóstico do que a escola oferece para os estudantes . Dessa maneira, os pesquisadores pretendem ter subsídios que sustentem propostas para a melhoria do Ensino Médio no Brasil.
O Pará foi escolhido para a realização da pesquisa por apresentar indicadores que mostram a necessidade de investimentos na melhoria da qualidade do Ensino Médio, como o Índice de Educação Básica (IDEB) e os resultados do Enem.
Como a escola contribui para os seus planos? Conte pra gente.