Oficina de TAGS e Stencil no Colégio Técnico da UFMG

Proposta: 
Oficina de Tags
Escolas: 
COLTEC - Colégio Técnico da UFMG

 

Nos dias 26, 29 e 30 de agosto de 2013, a equipe do Portal EMDiálogo de Belo Horizonte, realizou uma oficina do projeto Escola da Vez no Colégio Técnico da UFMG, o COLTEC, com a participação de mais de 40 alunos do 1o ano do ensino médio, das turmas de Sociologia, orientadas pela professor a Laís.

ETAPAS

No primeiro dia da oficina, contamos com a presença de uma das representantes do Fórum das Juventudes da Grande BH, a Pryscilla Ramalho, que apresentou a “Agenda de Enfrentamento a Violências contra as Juventudes”. Em um interessante debate sobre a cultura juvenil, a conversa abordou as violências físicas e simbólicas contra as juventudes, os problemas da maioridade penal, o bullying, a homofobia, entre outros temas que interessaram a turma.

No segundo dia, apresentamos o Portal EMdiálogo para os jovens. Distribuimos algumas TAGs ligadas aos assuntos discutidos na Agenda, a moçada navegou pelas comunidades temáticas e compartilhou com a turma as descobertas.

No último dia, propusemos uma atividade prática para a criação de cartazes, feitos na técnica de molde vazado (stencil), a partir de retratos dos participantes. Os retratos digitais foram trabalhados em um software livre, o GIMP, e depois transferidos da tela para o papel.  Os cartazes individuais e coletivos foram finalizados com tinta spray e exibidos no pátio do colégio.

CONVITE AOS PARTICIPANTES DA OFICINA

Convidamos todos os participantes da oficina da Escola da Vez, no COLTEC, a criar uma mensagem para as imagens que representam vocês.  Pode ser uma palavra, uma frase, um versos, um pensamento que possam dialogar com as expressões sugeridas pelo cartaz. Uma pergunta podem servir de disparador de idéias: diante do que foi discutido em nossos encontros, qual a mensagem que os jovens do COLTEC querem passar para o mundo?

(Um lembrete: para comentar as imagens você precisa estar logado. Saudações!)