"Comunicação e Cultura" na Escola Estadual Guilherme Briggs

Proposta: 
Oficina Comunicação e Cultura
Escolas: 
Escola Estadual Guilherme Briggs

Os encontros para Oficina Comunicação e Cultura realizados nos dias 20 e 27 de maio de 2014 na Escola Estadual Guilherme Briggs, na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, aconteceram dentro do esperado e previsto no roteiro disponível no portal.

A primeira parte da atividade foi a exibição do filme "Narradores de Javé" (Eliane Caffé, 2003) para os estudantes e ocupou todo o primeiro encontro. Além disso, deixamos questões sobre o filme indicadas no texto da proposta para que eles refletissem e dividissem as respostas com o grupo no encontro da semana seguinte. Começamos o segundo encontro pedindo que o grupo relembrasse qual era o enredo do filme e que eles destacassem os momentos que acharam mais importantes. A partir disso, retomamos as questões do encontro anterior conduzindo a discussão para os temas Cultura e Comunicação.

Refletimos em grupo sobre os conceitos de Cultura, Etnocentrismo e Alteridade, a relação deles com a situação exposta no filme e com a comunicação de maneira geral. Os estudantes conseguiram apreender com bastante facilidade os conceitos, trazendo para a discussão inclusive a
necessidade da imparcialidade no texto jornalistico, tornando o debate ainda mais rico. Ora esgotadas as falas dos estudantes sobre o filme e sobre os conceitos, avançamos para a atividade seguinte.

Distribuímos para cada estudante uma cópia do texto "O ritual do do corpo entre os Sonacirema" para que eles acompanhassem minha leitura. Sem o conhecimento de que se tratava de uma espécie de texto-alegoria sobre o modo de vida das sociedades ocidentais, o grupo foi reagindo com surpresa e estranhamento. Ao final da leitura, passamos imediatamente para os comentários dos estudantes sobre o texto e eles não economizaram em adjetivos como "estranhos", "esquisitos", "malucos" e variações desses. Quando, finalmente, revelamos o que há por trás do texto, os estudantes se divertiram tentando desvendar algumas das "charadas", atraindo a atenção, inclusive, dos estudantes mais dispersos nas atividades anteriores.

Aqui, novamente, a conversa foi atravessada pela importância da imparcialidade no fazer jornalístico. Também retomamos os conceitos de Cultura, Etnocentrismo e Alteridade, refinando as reflexões em diálogo com o texto. A esta altura, filme, conceitos e texto estavam perfeitamente conectados e os estudantes conseguiram perceber com clareza esta ligação.

Como última atividade do encontro, convidamos os estudantes a recriarem num texto curto alguma atividade cotidiana de maneira exotizada, a exemplo do texto sobre os Sonacirema. Nem todos os estudantes produziram, provavelmente porque já estávamos no final do nosso tempo e não pudemos dar muito tempo para esta atividade. Contudo, mesmo poucos, os resultados foram bem interessantes, dos quais destaco o seguinte:

"O ritual acontece depois da meia-noite, quando todos os habitantes da comunidade entoam cânticos exaltando os guerreiros que defendem seu território.".

A estudante autora do texto fez referência aos bailes funks e aos funks chamados proibidões. Considero este um exemplo emblemático de apropriação do conteúdo da oficina com a vivência da jovem.

Renan Nazzos
Equipe EMdiálogo UFF.