Talentos da Sucata 2014

Proposta: 
O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?
Escolas: 
Escola Estadual Alcina, Itaipu, Niterói/RJ

Em mais um oportunidade esta proposta foi realiada no Alcina.
Desta vez, essa oficina de PodCast fazia parte de uma leva de encontros referentes ao projeto Jovem Jornalista. Nele, os alunos são levados à pensar nas ferramentas de Comunicação a partir de atividades desenvolvidas por eles. Depois dos encontros "Texto Jornalístico" e "Comunicação e Cultura", agora no encontro de PodCast revisamos conteúdos do encontro passado a partir da confecção deste áudio.

Primeiro, passamos à eles algumas regras utilizadas para se fazer um roteiro de programa de rádio. A grafia específica que se usa para a gravação de uma locução foi rapidamente apreendida por eles. Junto a um DataShow o coordenador da oficina  e turma puderam, juntos, escrever um parágrafo-exemplo.

Depois, foi sugerido que os alunos se dividissem em grupos e que cada grupo preparasse, a partir dos moldes ensinados, um roteiro. O tema era o projeto Talentos da Sucata, desenvolvido por um de suas professoras. Neste processo, ao tentar escreverem uma forma de apresentar o projeto foram surgindo dúvidas, o que foi exigido que eles realizassem pequenas entrevistas à professora para que as dúvidas pudessem ser sanadas. Foi interessante como neste parte eles se recordavam da primeira atividade que trabalhamos com eles a do "Texto Jornalístico" e como pensavam em como iam organiar a apresentação e organização das ideias nos parágrafos.

Apesar de não termos exigido deles que algum tipo de apresentação específica fosse feita, todos os grupos utilizaram-se de um diálogo inicial e depois uma voz-narrador explicando de forma mais formal o projeto da professora. Apesar desses alunos não terem trabalhado com o Podcast especificamente em algum outro momento, eles conseguiam assimilar a proposta à experiências já vividas por eles, como a audição de programas de rádio, propagandas, etc. Era como se, mesmo sem ter consciência, já conseguissem intuir maneiras de construir a apresentação.

O momento mais complicado foi na hora da edição. Alguns alunos já conheciam o Audacity e não foi preciso muita orientação. Para outros, que não conheciam o programa, foi exigido um acompanhamento mais próximo para que aprendessem a utilizar os comandos do programa, o que não foi muito difícil. 

Com os Podcasts prontos, já se estamos procurando maneiras de produzir, a partir deles, novas comunicações. 
Eles serão postados no portal pelos próprios alunos e tentaremos executá-los na rádio da Escola e, se possível, tentar exibí-los, também, na rádio de uma outra escola parceira.