Ensino Médio - VI Roda EMdiálogo RS-II Roda JUBEMI

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

TEMA: Ensino Médio, Diretrizes Curriculares Nacionais e Sentidos da Escola.

ÁREA TEMÁTICA: Juventudes e Ensino Médio

PORQUÊ?
• Aprofundar as discussões realizadas no Curso EAD do JUBEMI, módulo II (Ensino Médio no Brasil: Desafios e Perspectivas)
• Refletir sobre o histórico, a função social da escola no mundo de hoje, os sentidos, a finalidade, os desafios e as possibilidades do ensino médio e do Ensino Médio Inovador.

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

DURAÇÃO: 4 horas

COMO?
Após apresentação dos professores e/ou alunos, o encontro será desenvolvido em três momentos, são eles:
1. Cada participante receberá uma pasta no momento do credenciamento contendo o texto de Monica Ribeiro da Silva: “Juventudes e Ensino Médio: possibilidades diante das novas DCN”, assim como os materiais do encontro. De posse deste texto os participantes serão divididos em trios para a leitura do texto base.
2. Registro individual (ou trio) a partir do texto base.
3. Após será realizada uma mesa redonda com todos os professores a fim de contextualizar e refletir sobre: Juventude(s) e os sentidos da escola, conceito de politecnia e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e Politecnia e currículo do Ensino Médio: possibilidades.

REFLEXÕES FINAIS: Ao final destes três momentos será lançado o seguinte questionamento:
• Quais os desafios que você enfrenta em sua escola e quais mais “mexem” com você na realização do seu trabalho?

Para pensar! Além de relatar os desafios observados em cada contexto é importante avançarmos na reflexão, buscando apontarmos também, possíveis caminhos para a superação dos mesmos.

META - RESULTADO ESPERADO
Ao final deste encontro espera-se que os participantes tenham desenvolvido as seguintes habilidades:
• Apontar possíveis caminhos para a superação dos desafios enfrentados em sua escola.
• Reconhecer que os jovens de hoje, assim com a família, não são mais as mesmas. Novas formas de pensar e agir se fazem necessária no que tange a reestruturação do ensino médio.

MATERIAL DE APOIO
• SILVA, Monica Ribeiro da. Juventudes e Ensino Médio: possibilidades diante das novas DCN. In: Reestruturação do ensino médio: pressupostos teóricos e desafios da prática / organização Jose Clovis de Azevedo, Jonas Tarcísio Reis. — 1. ed. — São Paulo : Fundação Santillana, 2013.
• Link de acesso do livro completo: http://www.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_reestruturacao_ensino_medio.pdf

Autor desta proposta: 
Nara Vieria Ramos
Elisete Medianeira Tomazzeti
Sueli Salva
Márcia Bianchi da Silva Bocca
Clarice Luiz Krug
Ana Lúcia Bighelini
Átila Macedo Maia
Paulo Roberto Marques Segundo
Carmen Rodrigues
Nadine Ribeiro
Elisabete Trentin
Valéria Pereira Minussi
Rebeca