Oficina de Artes Visuais

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

Oficina de Artes Visuais

Tema: Juventude e Identidade.

Temática: Jovens com suas identidades em constante interação com o meio.

Formato da oficina: 2 encontros (cada encontro com 3 ou 4 horas de duração).

Área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Objetivo: promover um diálogo sobre juventude e identidade, conectando-nos uns com os outros numa constante interação com o grupo, gerando um trabalho plástico registrado por meio de recursos de audiovisual para publicação no Portal.

Como fazer:
Em grupo, fazendo um meio círculo, é apresentado o tema e temática da oficina. Em seguida, entrega-se papel em branco, lápis de cor, ou giz de cera ou caneta hidrográfica para cada participante.
(Dica: os alunos não devem ter outros objetos como mochilas e cadernos sobre a carteira ou mesa para que não se distraiam durante a atividade).

E, em frente a um quadro branco (ou um painel branco) o professor/monitor escreve a palavra IDENTIDADE, por um momento, deixa que as questões referentes ao tema surjam dos alunos.

Passo 1:
Caso os alunos não se pronunciarem, inicie o diálogo perguntando: o que é identidade? O que é juventude? Como você (aluno) define estas palavras? Na medida em que os participantes forem falando o que cada termo significa para eles, imediatamente, escreva no quadro (pode ser de forma linear ou aleatória) as palavras mais expressivas que apareceram no discurso dos discentes durante a conversa.
Depois eleja um ou três alunos e pergunte se eles concordam com a opinião dos colegas quanto à palavra ''identidade'' e ''juventude''. Para finalizar esse momento, tenha em mãos fichas com diversas definições de identidade e juventude. Assim vai ajudá-lo a contextualizar o diálogo com o grupo.

Passo 2:
Os alunos já sabem o ponto de vista de outros autores, então é hora de perguntar se eles têm identidade, e como é? Como eles a construíram? Peça que descrevam verbalmente.
Logo após, desenvolva uma conversa onde cada aluno possa estabelecer uma relação de aproximação da própria identidade com seus amigos. Depois, pensa-se no campo da escola, casa, bairro, cidade, estado e assim por diante. E qual a importância de ter uma identidade? Você conhece alguém que mudou de identidade?
Deixe questões em aberto para que seja pensado na atividade seguinte.
Deste modo, procure gerar expectativas nos alunos, pois eles se sentirão motivados para se fazerem presentes nos próximos encontros.

Relembre o que foi visto na atividade anterior e passe adiante.

Passo 3:
Indague-os: seus amigos, até o momento presente, têm influência na identidade de vocês? E o papel da comunidade escolar, no seu ponto de vista, até onde contribui para sua formação social e humana? Sendo assim, eles provavelmente terão seus papeis riscados (observe os desenhos, veja se têm relação com o tema da oficina e explore-os). Proponha a todos que escrevam ou desenhem representações de suas identidades usando TODO o espaço da folha.

Um ponto importante desta atividade é que os trabalhos gráficos dos alunos devem ser colados uns nos outros, formando uma conexão entre eles. No final da oficina reúna os alunos, pois eles poderão filmar (com celular ou câmeras) e fazer considerações sobre suas próprias representações plásticas.
A filmagem vai ser editada no laboratório de informática (dependendo da demanda da escola e dos alunos) e logo, deverá ser publicada no Portal EMdiálogo.

Sugestão: o monitor que se identificar com o tema fará o levantamento de sua referência bibliográfica, pois se trata de um tema bastante amplo. O mesmo pode ser abordado pela Filosofia, Artes Visuais, Sociologia, Psicologia, História Direito ou outros áreas do conhecimento.

Quais recursos podem ser utilizados para a realização desta atividade? E por que estes recursos?: 

Sala de aula, mesas ou carteiras;
Papel ofício lápis de cor, ou giz de cera ou caneta hidrográfica, outros de preferência do educador;
Laboratório de informática educacional;
Computadores;
Celulares (com câmera) ou filmadoras.

Autor desta proposta: 
Maria Helena - Colores