Regras escolares

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

Tema: Aluno/a disciplinado/indisciplinado
Área do conhecimento: Linguagem, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências Naturais, matemática e suas tecnologias.
Área temática: Disciplina/Indisciplina na escola.

Público: Alunos do Ensino Médio.
Formato da Oficina: 4 horas.
Objetivo: Refletir, pesquisar, debater e promover interação com o Portal a respeito de como as técnicas de mediação de conflitos são aplicadas em escolas atualmente. Refletir sobre o sentido das regras impostas na escola ou aquelas regras de comportamento, implícitas ou explícitas.

1º momento:
Apresentar conteúdo inicial do Portal e relacioná-lo à discussão sobre disciplina e indisciplina na escola. Dividir a sala em quatro grupos onde cada um assistirá a um dos vídeos relacionados abaixo:
- Mediação de conflitos em ambiente escolar
- Como resolver os conflitos na escola?
- Os Conflitos na Escola - Formação de Valores por Telma Vinha
- Aluno ateu é perseguido por não rezar na sala aula
Cada grupo terá um tempo de aproximadamente 20 minutos para ver e realizar uma pequena discussão a respeito do material.

2º momento:

Com todos os grupos juntos, o/a professor/a apresentará o vídeo “Superman na sala de aula” e em roda, com base nos vídeos assistidos toda a turma realizará um debate.
Superman na sala de aula
Sugestões para a discussão: Quais conflitos são mais frequentes na sua escola? Eles são resolvidos com a ajuda da direção? Como? É possível resolver os conflitos através do diálogo? “Alunos/as bagunceiros/as” atrapalham as aulas ou as deixam divertidas? O que fazer para contribuir para que a aula seja agradável? Qual é o ponto limite onde as bagunças e as conversas atrapalham o andamento da aula? As regras da escola fazem sentido para os/as alunos/as? Com que objetivo elas são pensadas - para a boa convivência da comunidade? Para contribuir na educação? Ou simplesmente para vigiar e punir?
3º momento: Com base nas discussões feitas em roda, cada grupo voltará a se reunir e elaborará comentários nos conteúdos do Portal que tiveram contato na pesquisa. Os/as estudantes podem ser incentivados a expor diferentes pontos de vista, estando livres para comentar também os vídeos assistidos pelos/as colegas.

Autor desta proposta: 
Equipe Portal EMdiálogo BH