Juventudes, Sexualidades e Relações de Gêneros

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

 

Tema: Sexualidades e Relações de Gênero

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias

Área temática: Relações de gênero e sexualidade

Público: Jovens do Ensino Médio

Formato da Oficina: 6h

Objetivo: Além das pesquisas realizadas pela turma, o objetivo da atividade também está na socialização e discussão das temáticas, de forma a possibilitar, a desconstrução de ideias preconcebidas, e provocar o/a jovem no sentido de perceber, de outra forma, conceitos já naturalizados pela cultura.

 

A atividade:

1º momento: O/a professor/a deve dividir a turma em grupos de discussão e pesquisas sobre as seguintes temáticas: 1- Gravidez na adolescência; 2- Machismo – relações de violência; 3- Diversidade sexual; 4- Relações de gênero. Cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre a temática a ele direcionada. Selecionamos, abaixo, alguns conteúdos do Portal (textos, vídeos etc.) para auxiliar a pesquisa.

2º momento: Após a pesquisa em grupo, sugerimos que o/a professor/a promova uma discussão entre os/as alunos/as para a apresentação dos materiais pesquisados.

3º momento: Como fechamento das discussões, sugerimos que o/a professor/a solicite que os grupos sistematizem as discussões dos temas a eles direcionados, tendo como possibilidades a criação de um telejornal (ou uma simples apresentação gravada em vídeo), com um roteiro textual escrito pelos/as jovens/as, cuja base será a pesquisa já realizada pelo grupo. 

4º momento: O material produzido por cada grupo será postado na comunidade “Sexualidade para garot@s” do Portal Emdiálogo e exposto na sala de aula.

 

Temáticas:

1- Gravidez na adolescência

- Assistir ao documentário “Meninas” e ao vídeo “Sem Tarjas Preta

Sugestões de problematização:

Na opinião de vocês, por que as histórias de mulheres que engravidam na adolescência se repetem, como nas histórias das avós, mães e filhas? Como conciliar a vida escolar com a gravidez na adolescência, tanto para os meninos quanto para as meninas? Como é distribuída a carga de responsabilidades entre a maternidade e a paternidade?

2- Machismo – Relações de violência

- Conteúdos sugeridos: “Machismo é Violência”, “Museu do Futuro - ano de 2045”, “Mulheres e Direitos

Sugestões de problematização:

Existem violências que estão relacionadas com o gênero da pessoa? Qual é o tipo de violência contra as mulheres e contra os homens? Quais são os tipos de violência mais comuns em um relacionamento íntimo? Por que, mesmo sofrendo, algumas pessoas não conseguem sair de um relacionamento repressor? O fator “idade” tem alguma relação com a tomada de decisão de não querer mais o/a parceiro/a agressor/a? Como vocês podem ajudar alguma pessoa próxima a não aceitar a opressão que vive em um relacionamento?

 

3-  Diversidade sexual

- Sugestões de conteúdo: “Educar para conviver”, “Essa é minha vida”, “Como você saiu do armário”, “Troca Troca - Eu tenho um amigo gay

Sugestões de problematização:

O que é ser homossexual? Como nos referimos às pessoas com essa orientação sexual (gay/lésbica/homossexual)? Sua sexualidade define sua identidade? Qual é a relação entre reconhecimento e respeito aos homossexuais? Como você reagiria se um amigo/a dissesse que é homossexual? Como é a relação de amizade com um/a homossexual/heterossexual? Muda alguma coisa? Você já presenciou/viveu alguma cena de desrespeito a um homossexual?

4- Relações de gênero

Sugestões de conteúdo: “Mulheres invisíveis”, “Por uma sociedade melhor, meninos deveriam brincar de boneca e de casinha

Sugestões de problematização:

Quais espaços sociais são ocupados por homens e mulheres? Em que situações os/as jovens se sentem discriminados pelo fato de serem mulheres ou homens? O que define a divisão do trabalho dentro do ambiente familiar? O sexo define o trabalho do indivíduo? Existe trabalho direcionado especificamente aos homens e às mulheres? A cultura influencia as/os jovens na escolha do emprego que vão atuar? O que podemos fazer, enquanto indivíduos e sociedade, para enfrentar os problemas que vêm das diferenças socialmente construídas entre mulheres e homens?

 

 

 

Autor desta proposta: 
Equipe Portal EMdiálogo BH