Oficina de Memórias

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

 

Proposta de micro-oficina cultural originalmente elaborada para os cursistas do Jubemi (Curso "Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador").

Tema: Patrimônio Cultural

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias

Área temática: Juventude e Território

Público: Alunos do Ensino Médio

Formato da Oficina: 6 encontros / 4 horas

Objetivo: Trabalhar a temática da Juventude e sua inserção no território a partir do patrimônio cultural, considerando a dialética entre campo e cidade, ou seja, as influências que um exerce sobre o outro tanto no território físico quanto no cultural.

 

Resumo da Oficina

Na Oficina de Memórias trataremos de um assunto bem atual nas discussões da nossa sociedade, o Patrimônio Cultural. O objetivo é potencializar desdobramentos de elementos interessantes a serem trabalhados nas demandas de formação cidadã dos/as jovens do Ensino Médio. Dentre estes temas, podemos citar:

    1. discussão sobre o que é patrimônio cultural, material e imaterial;

    2. memória e História;

    3. o campo, a cidade, o bairro e a escola como territórios não só físicos como também culturais, depositários de memória, conhecimento, saberes, e em diálogo com os movimentos da História;

    4. direito aos espaços do município, mobilidade e acesso aos espaços públicos;

    5. respeito e manutenção do patrimônio;

    6. entre outros possíveis temas que venham emergir a partir da escuta com os/as jovens.

 

1º encontro: organizado em dois momentos: primeiro - sensibilização dos/as alunos/as para a proposta da oficina, introdução aos conceitos de patrimônio cultural material e imaterial, território, cultura e história; segundo - apresentação e navegação no Portal (criação da conta no EMdiálogo);

2º encontro: discussão teórica sobre fotografia e expressão textual. Dever de casa: pesquisa da memória fotográfica presente no território (região, bairro, casa, escola) dos/as estudantes.

3º encontro: aula prática de fotografia e expressão textual, construção do texto a partir das relações com as fotografias pesquisadas e produzidas pelos/as estudantes;

4º encontro: continuação da aula prática de fotografia e expressão textual. Avaliação do resultado parcial do processo em diálogo com os/as estudantes;

5º encontro: Edição e tratamento do material produzido pelos/as estudantes (as fotografias e a expressão textual);

6º encontro: Finalização da edição e tratamento do material para a publicação do conteúdo no Portal EMdiálogo.