Ocupe o Laboratório

O que se propõe aos estudantes do Ensino Médio?: 

 

Proposta de micro-oficina originalmente elaborada para os cursistas do Jubemi (Curso "Juventude Brasileira e Ensino Médio Inovador").

Tema: Ocupação e apropriação dos recursos do laboratório de informática da escola

Área do conhecimento: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias

Área temática: Juventudes Conectadas

Público :Jovens do Ensino Médio

Formato da Oficina :12 horas

Objetivo: O objetivo dessa proposta é de construir, junto aos/as jovens, noções de ocupação dos espaços da escola, assim como a apropriação dos recursos desses espaços pelos alunos/as.

 

1º momento: Discussão - Espaços da escola:

- O/a professor/a deverá promover a discussão na sala sobre a ocupação pelos/as alunos/as dos espaços da escola. Algumas questões para a discussão: Você conhece todos os espaços da escola? Quais são os ambientes da escola que você mais e menos frequenta? Por que você se identifica mais e menos com esses espaços? Quais as características que você mais gosta dos espaços que mais frequenta? Quais as que menos gosta dos espaços pouco ocupados?  O que é possível aprender em cada espaço que frequenta na escola?

- Após a discussão, separar os/as alunos/as em grupo e pedir que cada grupo registre com fotografias os espaços que mais frequentam e gostam da escola e aqueles que menos frequentam e gostam. Cada grupo irá expor os seus registros aos demais da turma.

 

2º momento: Ocupação do laboratório de informática

 

- Após essa primeira etapa, os grupos já formados deverão fazer uma breve pesquisa na escola como os/as alunos/as do Ensino Médio (sugere-se um recorte de 10 a 20 jovens por ano) sobre a ocupação do laboratório de informática na escola. Sugestões de perguntas para a pesquisa: O laboratório de informática da sua escola funciona? É aberto aos/as alunos/as? Se sim, como se dá essa ocupação? Quais atividades vocês normalmente fazem utilizando esse espaço? Se não é aberto, você gostaria de ocupar o laboratório de informática da sua escola? Como você acha que deve ser a ocupação desse espaço?

 

- A partir dessa pesquisa, sugerimos que o/a professor/a promova uma discussão entre os/as alunos/as sobre os resultados das pesquisas, de forma que eles possam expressar o que acharam, o que compreenderam e seus pontos de vista sobre o assunto.

- Feito isto, o/a professor/a deverá estimular a produção, em grupo, de um material visual (ex.: utilizando uma folha A3, desenhar os contornos de um monitor e dentro dele o conteúdo) que sistematizará as entrevistas com os/as alunos/as e o debate entre os grupos sobre a ocupação do laboratório de informática.

3º momento: Registro e publicação no Portal EMdiálogo

Registrar o material construído pelos/as jovens/as sobre a ocupação. Esse material pode ser visual ou audiovisual (ex.: fotos, desenhos, vídeos). Em seguida publicar as fotos e/ou vídeos na comunidade “Juventudes Conectadas” do Portal EMdiálogo.

 

Autor desta proposta: 
Equipe Portal EMdiálogo BH